A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÕES Mercado de Capitais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÕES Mercado de Capitais"— Transcrição da apresentação:

1 AÇÕES Mercado de Capitais
São TÍTULOS NOMINATIVOS e NEGOCIÁVEIS que representam parcelas do capital de uma empresa, podendo ser ações ORDINÁRIAS ou PREFERENCIAIS. As ações ordinárias conferem ao seu titular o direito a voto na assembléia de acionistas As preferenciais, normalmente não oferecem direito a voto, entretanto oferecem preferência na distribuição de resultados ou no reembolso de capital, em caso de dissolução da Companhia. A empresa pode definir em estatuto os rendimentos mínimos a serem pagos, porém, caso isso não ocorra, são garantidos dividendos 10% maiores que os pagos às ações ordinárias. Na Lei das SA’s é permitida a emissão de até 2/3 em ações preferenciais. As ações podem ser NOMINATIVAS REGISTRADAS ( registro de controle de propriedade) ou ESCRITURAIS NOMINATIVAS (Instituição financeira designada como depositária dos títulos, através de uma conta corrente de ações)

2 Direitos de um acionista
Mercado de Capitais Direitos de um acionista DIVIDENDOS : pagamento de parte dos lucros, em dinheiro, ao final do exercício social BONIFICAÇÃO : distribuição gratuita de novas ações, aos acionistas, em função de aumento de capital, por incorporação de reservas. Excepcionalmente pode ocorrer bonificação em dinheiro. DESDOBRAMENTO : distribuição gratuita de novas ações, pela diluição do capital em maior número de ações, para prover maior liquidez às ações. AGRUPAMENTO : transformação de várias ações em uma, com o aumento do valor patrimo- nial da ação. BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO : direito de subscrever novas ações, em valor inferior que o de mercado. > RECOMPRA DE AÇÕES : o acionista controlador pode recomprar as ações

3 MERCADO DE AÇÕES E DERIVATIVOS
Mercado de Capitais MERCADO DE AÇÕES E DERIVATIVOS Mercado a Termo – operações de compra e venda com preços fixados e prazos pré-determinados, entre 12 dias úteis e 999 dias corridos. O preço no mercado a termo depende do valor cotado a vista, acrescido de juros. Neste caso incide taxa de administração da operação (taxa de registro do contrato) e de liquidação ( Companhia Brasileira de Liquidação). A transação é feita com o depósito de garantia. Mercado de Opções - mercado onde são transacionados direitos. São direitos para negociar um lote de ações, com preços e prazos pré-estabele- cidos, podendo ser de compra( opção de compra ) ou venda ( opção de venda). Uma opção é feita por um TITULAR comprador da OPÇÃO, um LANÇADOR que é o proprietário do lote de ações e o PRÊMIO, que é pago pelo TITULAR.

4 MERCADO DE AÇÕES E DERIVATIVOS
Mercado de Capitais MERCADO DE AÇÕES E DERIVATIVOS Mercado a vista – liquidação imediata, respeitados os prazos (d+2) , para a liquidação física e (d+3) para a liquidação financeira Para negociar no mercado a vista é necessária uma sociedade corretora. Os representantes das corretoras podem operar por VIVA VOZ ou cumprindo ordens através do sistema ele- trônico de negociação (MEGA BOLSA). As ordens de compra/venda de ações podem ser enviadas das seguintes formas: 1- Ordem a mercado : o investidor especifica a quantidade e as características do título; 2- Ordem limitada : o investidor estabelece o preço mínimo ou máximo para uma ação; 3- Ordem casada : o investidor define a compra de um título e a venda de outro, e a ordem; 4- Ordem de financiamento : o investidor define a compra ou venda de um título em um mercado, com a venda ou compra em outro mercado, ou no mesmo, com prazos distintos de vencimento 5- Ordem On-Stop : o investidor define o nível de preço ( > ou = ; < ou = ) a partir do qual , a ordem deve ser executada.

5 MERCADO DE AÇÕES E DERIVATIVOS
Mercado de Capitais MERCADO DE AÇÕES E DERIVATIVOS Mercado futuro – liquidação em datas futuras e pré-definidas de produtos ou commodities, ou ativo financeiro. Somente o preço futuro é negociado entre as corretoras. Os custos são pré-fixados. As operações de mercado futuro são realizadas na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro) HEDGING : proteção contra oscilações de preço no mercado futuro.

6 DEBÊNTURES Mercado de Capitais
São títulos nominativos e negociáveis, emitidos pelas empresas para financiamentos de médio e longo prazos. O debenturista tem o direito de crédito sobre a empresa Emissora da debênture. As debêntures podem ser nominativas (possuem certificado) ou escriturais (mantidas em depósitos de instituições financeiras). As características de uma debênture, como juros, prêmio e rendimentos são definidas Na escritura de sua emissão. As debêntures se classificam em: Debêntures simples: resgatadas em moeda nacional Debêntures conversíveis em ações: resgatadas em moeda nacional ou convertidas em ações Debêntures permutáveis: transformadas em ações de outros emissores ou títulos de crédito Debêntures com garantia real: garantida por penhor, hipoteca ou anticrese Debênture com garantia flutuante: preferência de pagamento em relação a outras. Debênture quirografária: sem privilégios Debênture subordinada: estará à frente apenas dos acionistas em caso de falência

7 Mercado Financeiro > financiamentos de longo prazo
Mercado de Capitais Mercado Financeiro > financiamentos de longo prazo Mercado de Capitais > Transações para transferência de recursos financeiros, entre poupadores e investidores (prazos médio , longo e indefinido) Facilita o fluxo de capital dos superavitários para investimentos em industrias, comércio,serviço Maior agilidade às negociações para alteração da propriedade ou controle de empresas; Facilita processos de privatização; Amplia transparência das empresas por intermédio das demonstrações financeiras; Facilita a entrada de capital externo; Permite aos poupadores aplicação em diversas empresas; Incentiva a formação de poupança interna.

8 Companhias abertas > Lançamento de títulos de capital (ações)
Mercado de Capitais Companhias abertas > Lançamento de títulos de capital (ações) > Lançamento de dívidas para negociação pública (debêntures) LEI Nº (15/12/1976) e REGISTRO NA CVM Uma companhia aberta é aquela que possui ações e/ou debêntures negociadas junto ao público em Bolsas de Valores ou Mercado de Balcão Valores Mobiliários > Ações : títulos nominativos negociáveis, que representam uma fração do capital social de uma empresa. > Bônus de subscrição : títulos nominativos negociáveis, que concedem o direito de subscrever ações do capital social de uma empresa, que os emitiu ao seu proprietário. > Debênture : títulos nominativos negociáveis, que representam dívidas junto aos investidores.

9 Instituições Financeiras
Mercado de Capitais CVM – Comissão de Valores Mobiliários Autarquia federal (Lei nº de 07/12/1996) Ligada ao CMN ( Conselho Monetário Nacional ), que é o responsável pela regulamentação e fomento do mercado de valores mobiliários MERCADO DE CAPITAIS Bolsa de Valores Sociedades Corretoras Compram, vendem e distribuem títulos e valores mobiliários por conta própria ou de terceiros. Associações civis, sem fins lucrativos e com funções de interesse público, com o objetivo de manter um local ou sistema de negociação eletrônico, para a compra e venda de títulos nela registrados Instituições Financeiras autorizadas

10 BOLSA DE VALORES NO BRASIL
Mercado de Capitais BOLSA DE VALORES NO BRASIL Promovem o lançamento de ações, a negociação secundária, a liquidação e a custódia de títulos e valores mobiliários e títulos da dívida pública; A BOVESPA ( Bolsa de Valores de São Paulo) e a BVRJ ( Bolsa de Valores do Rio de Janeiro) trabalham integradas entre sí e com outras bolsas do País. BOVESPA > participação/integração de todas as corretoras do País. BVRJ > Negociação eletrônica e mercado de títulos públicos Demais Bolsas > Desenvolvimento de mercado e prestação de serviços locais.

11 SPOT – Sistema Privado de Operações por Telefone
Mercado de Capitais TERMOS E SERVIÇOS SPOT – Sistema Privado de Operações por Telefone CATS – Computer Assisted Trading Sistem ( sistema de negociação eletrônica) MEGA BOLSA – Novo sistema de negociação eletrônica HOME BROKER – Compra e venda de ações pela INTERNET AFTER MARKET – Negociação com ações transacionadas após o horário regular (preços podem variar até 2%)

12 ACOMPANHAMENTO DO MERCADO
Mercado de Capitais ACOMPANHAMENTO DO MERCADO IBOVESPA – evolução média da cotação das ações. Utiliza-se de uma carteira teórica, com ações que representam 80% do volume transacionado na BOVESPA, nos 12 meses anteriores à montagem da carteira. Tem reavaliação quadrimestral. IBX ( Índice Brasil ) – mede o retorno de uma carteira de ações, integrada pelas 100 ações mais negociadas. IEE ( Índice Energia Elétrica ) – mede o desempenho de ações do setor elétrico.

13 BOLSA DE MERCADORIAS E FUTURO
Mercado de Capitais BOLSA DE MERCADORIAS E FUTURO Organiza, regulamenta e fiscaliza mercados de liquidação futura. Negociações de Commodities agropecuárias, metais,moedas. Operações de Hedging Faz parte da aliança GLOBEX ( Bolsas de Chicago, Paris, singapura, Madri, Montreal) Opera 24 horas por dia.


Carregar ppt "AÇÕES Mercado de Capitais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google