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Mercado e Negociação Comercial

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Apresentação em tema: "Mercado e Negociação Comercial"— Transcrição da apresentação:

1 Mercado e Negociação Comercial
Análise do Mercado da Cerveja Docente: Dra.Fernanda Policarpo Trabalho elaborado por: Célia Casa Nova nº12880

2 Objectivos O meu objectivo com a realização deste trabalho é estudar e analisar o mercado da cerveja, tendo em conta a venda e o consumo da mesma. Com isto pretendo analisar a macro envolvente tendo em conta as oportunidades e ameaças, quem são os públicos do mercado da cerveja, a dimensão do mercado, concorrência directa e indirecta, o ciclo de vida, a publicidade e a promoção.

3 Macro Envolvente Envolvente Económica:
Portugal não apresenta um desempenho económico positivo Existe sobreendividamento das famílias Aumento da procura externa motivou o crescimento das exportações relativamente a cerveja. Envolvente tecnológica: A tecnologia é uma vantagem competitiva O uso do nitrogénio (espuma) veio revolucionar o consumo

4 Envolvente politico legal:
A legislação permite ao consumidor uma maior percepção da informação relativo ao aumento da produção, importação e consumo da cerveja Envolvente demográfico/ Sócio cultural Em termos demográficos, verifica-se que existe uma população envelhecida em que a maior parte esta concentrada nos grandes centros urbanos A cerveja é considerada um habito de consumo dos portugueses Há uma ligeira alteração nos gostos e na procura dos sabores por causa da grande concorrência do sector

5 Oportunidades no mercado da cerveja
Europa lidera produção mundial apesar da crise económica Aparecimento do nitrogénio Aumento do consumo da cerveja Aumento da temperatura media global Consumo do vinho em decréscimo Boa qualidade das matérias-primas em Portugal Ameaças no mercado da cerveja Ameaça na saúde pública Aumento no custo de produção Aumento dos impostos sobre o consumo Fraco poder de compra em Portugal Forte concorrência em termos de imagem e consumo de bebidas espirituosas no mercado nocturno Crescente procura de bebidas brancas Legislação que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas aos condutores

6 Públicos de marketing Quem Consome?
Os jovens de ambos os sexos com idades compreendidas 12 aos 16 anos, e superior a 16 anos consomem regularmente bebidas alcoólicas Quando consome? O consumo de cerveja é fortemente influenciado por factores sazonais, pela temperatura e até pela realização de eventos desportivos relevantes. Onde consome? No canal Horeca( restaurantes , bares) Em casa Porque consome? Geralmente a cerveja é consumida porque o consumidor gosta ou lhe dá prazer em beber. Convivio com os amigos, ou a ver um jogo de futbol ou porque deseja refrescar-se nos dias de calor.

7 Analise da concorrência directa
Em Portugal o mercado da cerveja, é liderado por duas grandes marcas, a superbock e a sagres. Outras marcas de concorrência directa: Cheers Charlsberg Cristal Analise da concorrência indirecta: Bebidas alcoólicas: vinhos, bebidas brancas Bebidas não alcoólicas: sumos, águas, bebidas energéticas

8 Dimensão do mercado da cerveja
Tendências do mercado cervejeiro Quebra máxima de 3% no volume de vendas Aumento de 26% de imposto especial de consumo, para o tipo de cerveja mais consumido no mercado. Subida dos preços em media de 5%

9 Ciclo de vida do mercado
Tal como existe o ciclo de vida de um produto, também existe o ciclo de vida de um mercado onde se designa da mesma forma Algumas das características do mercado da cerveja: Aparecimento de produtos substitutos: Vinhos, bebidas brancas, bebidas espirituais, refrigerantes, e bebidas não alcoólicas Tecnologia no mercado: Consumidor produz a sua própria cerveja em casa, adicionando-lhe frutas (em anexo) Permite que o consumidor que tenha um “barril de 5 litros” em sua casa e que consuma quando o desejar Aparecimento de novas tecnologias (maquinas de produção) Aparecimento do nitrogénio Cerveja mais leve Aparecimento de cervejas sem álcool Aparecimento de cervejas com sabor

10 Fases do mercado De acordo com as características do ciclo de vida do mercado, a cerveja encontra-se em fase de maturidade, e com uma certa tendência em crescer.

11 Critérios de segmentação

12 Processo de decisão de compra
O consumidor esta cada vez mais exigente e informado o que faz com que procure uma maior diversidade de produtos que satisfaçam as suas necessidades. A cerveja é considerada uma compra de baixa complexidade, devido ao baixo preço (media custa 1€), o que esta ao nível económico de todo o consumidor. A compra de cerveja é muito frequente, o grau do risco é reduzido visto que a compra não causa grandes perdas em termos económicos. Publicidade Patrocínio de eventos desportivos Festivais de Rock Promoções Redução em stock Fim de prazo Reestruturação do produto

13 Conclusão Resumidamente, conclui-se que apesar de o mercado cervejeiro português ser dominado, quase todo ele, por duas empresas (Unicer e Central de Cervejas), é um mercado bastante amplo, dando uma contribuição relativamente elevada para a economia portuguesa. É um mercado que já se encontra na sua fase de maturidade, mas a tendência do mercado, ainda, é de algum crescimento, devido ao aproveitamento das oportunidades, por parte das empresas que actuam no ramo.

14 Bibliografia Kotler Philip, Administração de Marketing: a edição do novo milénio, Editora Prentice Hall, 10ª Edição, 2002  APCV – Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja. Disponível em  Central de Cervejas e Bebidas. Disponível em  Cerveja Sagres. Disponível em  Marktest. Disponível em Meio & Publicidade. Disponível por  Unicer. Disponível em

15 Video Sagres


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