A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing Esportivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing Esportivo."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Esportivo

2 Apesar de ter sua gênese ligada ao século XIX, o marketing esportivo só começou a tomar corpo a partir de 1921, quando a empresa norte-americana Hillerich & Bradsby (H & B) lançou um plano de marketing e assumiu a liderança na produção de tacos de beisebol. Desde então, o esporte ganhou um tratamento cada vez mais próximo de um negócio, e a ação do marketing esportivo é uma das principais explicações para isso.

3 Mas o que é, afinal, o marketing esportivo?
O marketing é um processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e/ou desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Em outras palavras, é uma forma de aproveitar as possibilidades do mercado para incrementar as receitas e o número de clientes fiéis de uma empresa ou produto. O marketing esportivo é a aplicação de estratégias do marketing tradicional na indústria do esporte.

4 O Marketing Esportivo compreende ações voltadas para a prática e a divulgação de modalidades esportivas, clubes ou associações, seja pela promoção de eventos ou torneios, seja pelo apoio/patrocínio a clubes esportivos. Inclui, também, o trabalho de comunicação/marketing realizado por Academias, Centros de Práticas Esportivas, entre outras.

5 Os precursores da classificação do esporte como um negócio - e um negócio extremamente lucrativo - foram os norte-americanos, que durante o século XX apresentaram diferentes saídas para angariar fundos e transformar a atividade esportiva em uma forma de ganhar cifras cada vez mais voluptuosas.

6 O Marketing Esportivo está extremamente profissionalizado em determinados países. Cabe destacar os Estados Unidos, em praticamente todas as modalidades esportivas, mas especialmente no basquete, futebol americano, beisebol e hóquei. Além dos casos das bilionárias ligas nacionais e o futebol europeu, mais especificamente o inglês, o espanhol e o italiano.

7 O esporte antes de 1984 As primeiras entidades de Administração do Desporto no Brasil, foram o Comitê de Regatas e a Liga de Ginástica do Rio Grande do Sul. As atividades esportivas atuais desenvolveram-se, na quase totalidade, em função do ressurgimento dos Jogos Olímpicos, 1896.

8 Um visionário! Nascido em 1863 no seio de uma família da aristocracia parisiense, Pierre de Frédy tinha desenhada para si uma carreira militar. Mas o jovem humanista acreditava que o poder da educação era maior do que o das armas. Recusando o destino que lhe fora traçado, tomou para si a missão de uma reforma pedagógica na França. Apaixonado pelo esporte – então visto em seu país como um inimigo mortal da intelectualidade –, o Barão de Coubertin, como se tornou conhecido, visitou a Inglaterra, os Estados Unidos e o Canadá para conhecer sistemas educacionais que aliassem os exercícios físicos aos intelectuais.

9 Convencido de seu sucesso, dedicou-se, em seu retorno à França, a fundar associações desportivas escolares e à sua organização em nível nacional. Sonhava em retomar os antigos Jogos Olímpicos gregos. Uma competição multiesportiva internacional era uma ideia impraticável e utópica para a maioria. Conseguiu organizar a competição em plena era moderna. O Barão, defensor ferrenho do amadorismo nos esportes, comenta a resistência encontrada ao restabelecimento dos Jogos Olímpicos e já projeta o legado do evento para a Grécia e para o mundo: "Os Jogos Olímpicos, para os antigos, representavam a união do esporte e promoviam a paz. Não é nada visionário recorrer a eles para obter benefícios similares no futuro".

10 A ideia do Barão de Coubertin em estabelecer programas nacionais de preparação física e esportiva em benefício da juventude de todo mundo, paralelamente, com a convicção de que os Jogos Olímpicos restaurados sob novas bases, era que de tais objetivos contribuiriam para o bem-estar da humanidade, repercutiu favoravelmente e foi aceita por todos os países. O Comitê Olímpico tem procurado salvaguardar os princípios estabelecidos pelo Barão de Coubertin?

11 A organização esportiva no Brasil
- Esportes com ênfase nos aspectos recreativos; - Segundo Viana(1992), foi no final do século XIX, que os esportes começaram a se desenvolver no país. - Fato este associado à chegada do fluxo migratório. Os clubes esportivos, inicialmente eram ligados às colônias de imigrantes instalados em São Paulo. - A mentalidade esportiva brasileira, tem sua “certidão” com a chegada de Charles Miller. - Século XX, futebol domina o gosto das elites paulistas e cariocas.

12 “O movimento esportivo, por ser um produto das elites brasileiras, acabou se misturando a política da época e viveu momentos de turbulência até o final do Estado Novo, de Getúlio Vargas.” (Carreiro,2007) Nesse mesmo governo, 1937, foi criada a Divisão de Educação Física e, em 1941, o Conselho Nacional dos Desportos (CND). De 1941 à 1993, ou seja, da criação do CND à Lei Zico, a movimentação da política esportiva foi pequena. Destaque para a criação das confederações de voleibol (CBV) e de futebol (CBF).

13 Lei Zico Segundo Pozzi (1998), a Lei Zico foi uma tentativa de moralizar e modernizar o esporte. Sua abordagem previa entre outras coisas, que os clubes, deixassem de ser entidades de direito privado, sem fins lucrativos, isentos de pagamento de tributos e se transformassem em empresas de direito privado permitindo dessa forma a fiscalização do ministério público e responsabilizando criminalmente seus dirigentes pela administração dos clubes . A lei previa também que todos os jogadores ganhassem passe livre a partir do ano 2000 e a negociação de contrato de trabalho deveria ser feita entre patrão e empregado, ou seja, clube e jogador. Uma das questões polêmicas desta lei era o esvaziamento do papel da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, uma vez que os clubes ou ligas passariam a ter direito de estabelecer negociações de direito de TV e marketing, calendário e organização de todos os torneios e à CBF responderia apenas pela seleção brasileira.

14 A raiz da decisão do esporte brasileiro pode passar por duas centrais do poder: o Governo Federal, através do Ministério dos Esportes, e o Comitê Olímpico Brasileiro. No primeiro caso, toda parte legal relativa a esportes, advém de gestões políticas . Do Comitê Olímpico Brasileiro parte toda a coordenação esportiva nacional sobre políticas-técnicas e de competição junto as confederações. Relevante poder atribuído ao Presidente dessa entidade.

15 Marketing

16 Marketing O marketing tem como ponto de partida, o estudo das “necessidades” dos seres humanos. Trata-se de uma abordagem sistemática para o planejamento de benefícios que devem ser oferecidos a um público distinto.

17 Importância do Marketing
Obter, manter e ampliar participação em um mercado repleto de concorrentes; Agir frente à situação econômica (inflação ou estabilidade), que influencia os hábitos dos consumidores; Operar frente ao desenvolvimento tecnológico condicionado à demanda de produtos a preços razoáveis e com ciclo de vida melhor.

18 Objetivos do Marketing
Criar e manter um forte vínculo entre a empresa e o seu mercado; Divulgar a empresa- ex: Flamengo; Divulgar o produto- ex: Leite moça( empresa Nestlé); Divulgar empresa/produto- ex: colgate /pão-de-açúcar.

19 Histórico Surgiu em meados do século XVII, quando um comerciante estabelecido na cidade de Edo (hoje, Tóquio), no Japão, construiu uma grande loja, onde vendia produtos elaborados especialmente para clientela. Dentre as principais estratégias, encontravam-se: Desenvolvimento de novos produtos, de acordo com as necessidades dos consumidores; Ressarcimento ao consumidor, do valor pago em compras que por algum motivo, não o satisfaziam. Grande e variado estoque e estímulo às industrias que colaboravam nesse processo.

20 Organização de eventos esportivos
Etapas de um evento Idéia – Concepção Projeto – Venda Pré-Evento – Planejamento Trans evento – Durante Pós evento - Depois

21 Possibilidades Eventos esportivos escolares Competições empresariais
Competições de modalidades diferenciadas Torneios entre comunidades

22 Aspectos básicos para o sucesso de um evento
Recursos Financeiros – despesas compatíveis Fixação dos objetivos Recursos Humanos Necessários Materiais e Instalações – checados antes, durante e depois Período e Datas para as realizações Número de Inscritos e Segmentação Divulgação/Motivação Locais Disponíveis Programação Paralela Avaliação (constante)

23 Providências fundamentais
As preliminares – planejamento, aprovações, autorizações Preparação Intelectual Formação das Comissões Elaboração do Regulamento e demais doc. Definição do quadro de Arbitragem Preparação dos locais de Competição Providências junto às entidades Desenvolvimento do planejamento Agenda de Reuniões

24 Trabalho em equipe “Combinação de partes coordenadas e relacionadas entre si, de maneira coerente, de modo a formar um todo que tem um mesmo objetivo” Barros Neto (2001).

25 Comissões Central Organizadora Honra Informática Administrativa
Técnica Arbitragem Finanças Transporte Recepção e Solenidade Relações Públicas Segurança Médico Hospitalar Hospedagem e Alimentação Marketing Disciplinar

26 Central organizadora Define objetivos Monta Planejamento
Monta Programa geral Supervisiona as outras comissões Promove integração entre comissões Organiza o Relatório final do Evento A CCO é constituída pelos presidentes das outras comissões

27 Informática Organizar e montar o boletim do evento
Editar as tabelas e demais documentos Receber e enviar Assessorar as demais comissões Otimizar os trabalhos em geral

28 Administrativa Planejar as atividades
Entregar material aos participantes Redigir convites, ofícios, cartas e demais documentos Receber e encaminhar toda documentação Organizar as inscrições

29 Técnica Escolher e Preparar os locais de competição
Definir os locais de treino Providenciar os materiais necessários, bolas.. Manter-se atualizado sobre as regras Organizar o programa da competição Montar as tabelas Definir o sistema de disputa

30 Arbitragem Relacionar a equipe de arbitragem
Manter o material de arbitragem em perfeita ordem No caso do evento da FCSES escolher os árbitros e se atualizarem sobre as regras

31 Recepção e Solenidade Preparar as equipes de recepção
Colocar placas de indicação dos locais de Competição Montar lista dos participantes Organizar e executar as cerimônias de abertura e encerramento Montar Kit de boas vindas

32 Marketing Divulgar o evento Material fotográfico
Providenciar a impressão de cartazes Todas as comissões devem fazer um projeto e um relatório final da sua comissão

33 Definir comissões Central Organizadora Informática Administrativa
Técnica – dividir por modalidades Arbitragem Recepção e Solenidade Marketing

34

35

36

37


Carregar ppt "Marketing Esportivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google