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PublicouRaul Matias Alterado mais de 9 anos atrás
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Origem das assessorias
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A chamada comunicação organizacional, empresarial ou institucional tem seus contornos traçados em 1906, quando um jornalista dos EUA. Ivy Lee desenvolveu uma atividade especializada: relação com a imprensa, que hoje chamamos de assessoria de imprensa, assessora de comunicação ou agências de comunicação.
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Ivy Lee conquistou por mérito o título de fundador das relações públicas, berço da assessoria de imprensa. Em 1906, Lee abandonou o jornalismo para estabelecer o primeiro escritório de relações públicas do mundo, em Nova York. Na época, a hostilidade do grande público era muito acentuada contra o “big business” americano, John Rockefeller.
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A tarefa de Lee era transformar a imagem de “capitalista selvagem” de Rockefeller em a de um empresário venerado pela opinião pública. Ao assumir Rockefeller como o primeiro cliente, o jornalista percebeu a excelente oportunidade para abrir um novo negócio: prestar assessoria para auxiliar os empresários a corrigir a imagem perante a opinião pública.
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O caminho utilizado para esta mudança relacionava-se com a divulgação de informações favoráveis às empresas. Lee criou uma assessoria especializada em fornecer notícias para serem divulgadas jornalisticamente, não como anúncios e nem como matéria paga. Eram informações corretas, de interesse e de importância para o público sobre as empresas, evitando assim denúncias.
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Crise de 29 - Havia, no quadro pós 1929, uma demanda social por informações, componente inexistente no contexto que tirou Ivy Lee da redações, no início do século XX. Período em que a informação se tornou uma necessidade estratégica. Sob a pressão desse cenário, as instituições organizaram-se para atuar como fontes. E a demanda social por informações foi devidamente aproveitada pelas relações públicas das empresas.
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Lee partilhou dessa fase, quando no in í cio do anos 30 do s é culo XX dirigiu o Departamento de Rela ç ões P ú blicas da Chrysler. A atividade de rela ç ões p ú blicas transbordou dos EUA para o Canad á, em 1940. Seis anos depois, entrou na Europa, pela Fran ç a por, por iniciativa da Esso, Standart e da Shell. Em 1950, j á existiam agências e/ou departamentos de rela ç ões p ú blicas em pelo menos sete pa í ses da Europa.
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As relações públicas cresceram mais rápido nos países que copiaram o modelo norte- americano, entre eles, o Brasil. Depois da Segunda Guerra Mundial, e mais acentuadamente após a eleição de Juscelino Kubitschek, para o Brasil convergiram, com prioridade estratégica, os investimentos das grandes multinacionais – e com as fábricas vieram as relações públicas profissionalizadas e as práticas de assessoria de imprensa.
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Caracter í sticas das Rela ç ões P ú blicas/Assessoria de Imprensa nos EUA: - Na d é cada de 30, as rela ç ões p ú blicas ficaram vinculadas ao campo da administra ç ão – Per í odo que nascem os cursos nas universidades dos EUA. - Assessorias de Imprensas pratica atividades que ajudam as organiza ç ões e seus p ú blicos a se adaptarem mutuamente. - O especialista em rela ç ões p ú blicas é uma assessor, um mediador junto à gerência. Ele ajuda a traduzir objetivos privados em a ç ões p ú blica aceit á veis.
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Outras Características: - Realização de pesquisa para preparar o início de qualquer operação, planejamento cuidadoso e avaliação de resultados. - Existência de um processo contínuo e sistemático de ações comunicacionais em vez de uma operação única. Seu papel é função essencial de gerenciamento. - Nos EUA não é obrigatório “carta”, “registro” ou diploma para assessores de relações públicas/de imprensa e jornalistas exercerem seus ofícios.
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Assessoria de imprensa na Europa: Não há diferenças nas atividades tradicionalmente consignadas à assessoria de imprensa na Europa e no Brasil (modelo dos EUA). No entanto, na União Européia, a assessoria de imprensa é entendida como uma atividade somente de relações públicas incompatível com o jornalismo. Um assessor de imprensa é considerado um profissional de relações públicas uma vez que gera as relações de uma entidade com a imprensa e elabora publicações empresariais entre outras tarefas de assessoria.
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