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PublicouJúlia Mota Castilhos Alterado mais de 8 anos atrás
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Apesar de ter sua gênese ligada ao século XIX, o marketing esportivo só começou a tomar corpo a partir de 1921, quando a empresa norte-americana Hillerich & Bradsby (H & B) lançou um plano de marketing e assumiu a liderança na produção de tacos de beisebol. Desde então, o esporte ganhou um tratamento cada vez mais próximo de um negócio, e a ação do marketing esportivo é uma das principais explicações para isso. Mas o que é, afinal, o marketing esportivo? O marketing é um processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Em outras palavras, é uma forma de aproveitar as possibilidades do mercado para incrementar as receitas e o número de clientes fiéis de uma empresa ou produto. O marketing esportivo é a aplicação de estratégias do marketing tradicional na indústria do esporte.
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Marketing Esportivo O Marketing Esportivo compreende ações voltadas para a prática e a divulgação de modalidades esportivas, clubes ou associações, seja pela promoção de eventos ou torneios, seja pelo apoio/patrocínio a clubes esportivos. Inclui, também, o trabalho de comunicação/marketing realizado por Academias, Centros de Práticas Esportivas etc.. O Marketing Esportivo está extremamente profissionalizado em determinados países (vide Estados Unidos, em praticamente todas as modalidades esportivas, mas especialmente no basquete, futebol americano, beisebol e hóquei, para só citar os casos das bilionárias ligas nacionais; e o futebol europeu - mais especificamente o inglês, o espanhol e o italiano).
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Os precursores da classificação do esporte como um negócio - e um negócio extremamente lucrativo - foram os norte- americanos, que durante o século XX apresentaram diferentes saídas para angariar fundos e transformar a atividade esportiva em uma forma de ganhar cifras cada vez mais voluptuosas.
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Organização de Eventos Esportivos
Etapas de um evento Idéia – Concepção Projeto – Venda Pré-Evento – Planejamento Transevento – Durante Pósevento - Depois
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Possiblidades Eventos esportivos escolares Competições empresariais
Competições de modalidades diferenciadas Torneios entre comunidades
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Aspectos Básicos para o sucesso de um evento esportivo
Recursos Financeiros – despesas compativeis Fixação dos objetivos Recursos Humanos Necessários Materiais e Instalações – checados antes, durante e depois Período e Datas para as realizações Número de Inscritos e Segmentação Divulgação/Motivação Locais Disponíveis Programação Paralela Avaliação (constante)
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Providências Fundamentais
As preliminares – planejamento, aprovações, autorizações Preparação Intelectual Formação das Comissões Elaboração do Regulamento e demais doc. Definição do quadro de Arbitragem Preparação dos locais de Competição Providências junto às entidades Desenvolvimento do planejamento Agenda de Reuniões
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Trabalho em Equipe “Combinação de partes coordenadas e relaionadas entre si, de maneira coerente, de modo a formar um todo que tem um mesmo objetivo” Barros Neto (2001)
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Comissões Central Organizadora Honra Informática Administrativa
Técnica Arbitragem Finanças Transporte Recepção e Solenidade Relações Públicas Segurança Médico Hospitalar Hospedagem e Alimentação Marketing Disciplinar
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Central Organizadora Define objetivos Monta Planejamento
Monta Programa geral Supervisiona as outras comissões Promove integração entre comissões Organiza o Relatório final do Evento A CCO é constituída pelos presidentes das outras comissões
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Informática Organizar e montar o boletim do evento
Editar as tabelas e demais documentos Receber e enviar Assessorar as demais comissões Otimizar os trabalhos em geral
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Administrativa Planejar as atividades
Entregar material aos participantes Redigir convites, oficios, cartas e demais doc Receber e encaminhar toda documentação Organizar as inscrições
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Técnica Escolher e Preparar os locais de competição
Definir os locais de treino Providenciar os materiais necessários, bolas.. Manter-se atualizado sobre as regras Organizar o programa da competição Montar as tabelas Definir o sistema de disputa
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Arbitragem Relacionar a equipe de arbitragem
Manter o material de arbitragem em perfeita ordem No caso do evento da FCSES escolher os árbitros e se atualizarem sobre as regras
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Recepção e Solenidade Preparar as equipes de recepção
Colocar placas de indicação dos locais de Competição Montar lista dos participantes Organizar e executar as cerimonias de abertura e encerramento Montar Kit de boas vindas
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Marketing Divulgar o evento Material fotográfico
Providenciar a impressão de cartazes Todas as comissões devem fazer um projeto e um relatório final da sua comissão
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Definir as Comissões Central Organizadora Informática Administrativa
Técnica – dividir por modalidades Arbitragem Recepção e Solenidade Marketing
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Sistemas de Disputas Eliminatórias Rodízio ou Turno Simples ou Turno
Simples ou sucessivas Repescagem Consolação Dupla Eliminatória Rodízio ou Turno Simples ou Turno Duplo ou turno e returno Em grupo Combinado ou Misto Rodízio e Eliminatório Escala e Rodízio
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Eliminatórias Simples
O concorrente é eliminado quando sofre a primeira derrota; Espaço de tempo pequeno para o número de participantes; Melhores equipes podem ficar isentas ou como cabeças de chave; O sorteio ainda é o melhor critério para distribuição das equipes; Fórmula para saber o número de jogos neste tipo de sistema (NJ=NC-1); O número de rodadas é dado pelo expoente da potência de 2 utilizada; Quando o nº de concorrentes não for potência de 2, isentaremos alguns na primeira rodada.
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Exemplos de potencia de 2: 2, 4, 8, 16, 32,64,128...
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VANTAGENS: Sistema rápido e de fácil montagem; Permite grande nº de participantes em curto espaço de tempo; Sistema bastante popular; Fácil compreensão do público e dos participantes; Bom sistema para se chegar rápido ao campeão. DESVANTAGENS: Pode ser injusto nas colocações finais, exceto a de campeão; Pode prejudicar o índice técnico da competição (Sorteio); Jogos na primeira rodada que poderiam ser as finais. Não permite nenhuma chance de recuperação aos participantes.
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Eliminatória Bagnall-Wild
Neste processo organizamos um torneio com os concorrentes derrotados diretamente pelo campeão. O vencedor deste torneio será o segundo colocado da competição. Para determinar o treceiro colocado organizamos outro torneio com os derrotados pelo vice.
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Repescagem Antes da disputa final, organiza-se um outro torneio com os derrotadosda parte inferior e os derrotados da parte suerior da chave. Os vencedores disputam 3 e 4 lugares e perdedores 5 e 6 lugar.
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Eliminatória Dupla Forman-se duas chaves, uma dos vencedores e outra dos perdedores. O vencedor da chave dos perededores joga com o campeão. Esse perdedor terá que vencer o vencedor duas vezes e o vencedor basta vencer apenas uma vez na final.
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RODÍZIO SIMPLES CARACTERÍSTICAS:
Indicado quando há tempo e instalações adequadas para seu desenvolvimento; Todos os concorrentes competem entre si (Turno); Fórmula para número de jogos é: NJ= Nc (Nc-1) 2 Tem o mando de jogo quem está do lado direito da tabela. ORGANIZAÇÃO DA TABELA: Nº PAR de competidores: Competidores em 02 colunas verticais um ao lado do outro; Competidor que encabeça a coluna da esquerda é definido como fixo; Faz-se uma rotação de todos os concorrentes, com exceção do fixo, no sentido anti-horário; A rotação termina quando todos os concorrentes tiverem jogado entre si; O número de rodadas será sempre igual ao número de concorrentes menos um (Nc-1).
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Rodízio Utiliza-se a seguinte pontuação Vitória = 1,2 ou 3 pontos
Empate = 0,5, 1 ou 2 pontos Derrota = 0, 0 ou 1 ponto
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Sistema Misto - Sistema de disputa onde, em uma fase da competição se utiliza um dos subsistemas básicos de disputa e, em outra fase, se utiliza o outro subsistema básico de disputa. - Por exemplo, na primeira fase da competição se utiliza o Rodízio entre todos os participantes da competição. Na outra fase, as equipes pra tal classificadas se enfrentam em Eliminatória Simples até a definição do vencedor. Isso ocorre, por exemplo, na Copa do Mundo de Futebol.
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