Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNathan Barroso de Barros Alterado mais de 8 anos atrás
1
Marketing O marketing tem como ponto de partida, o estudo das “ necessidades ” dos seres humanos. Trata-se de uma abordagem sistem á tica para o planejamento de benef í cios que devem ser oferecidos a um p ú blico distinto.
2
Hist ó rico Surgiu em meados do s é culo XVII, quando um comerciante estabelecido na cidade de Edo (hoje, T ó quio), no Japão, construiu uma grande loja, onde vendia produtos elaborados especialmente para clientela. Dentre as principais estrat é gias, encontravam-se: Desenvolvimento de novos produtos, de acordo com as necessidades dos consumidores; Ressarcimento ao consumidor, do valor pago em compras que por algum motivo, não o satisfaziam. Grande e variado estoque e est í mulo à s industrias que colaboravam nesse processo.
3
Importância do Marketing Obter, manter e ampliar participa ç ão em um mercado repleto de concorrentes; Agir frente à situa ç ão econômica (infla ç ão ou estabilidade), que influencia os h á bitos dos consumidores; Operar frente ao desenvolvimento tecnol ó gico condicionado à demanda de produtos a pre ç os razo á veis e com ciclo de vida melhor.
4
Objetivos do Marketing Criar e manter um forte v í nculo entre a empresa e o seu mercado; Divulgar a empresa- ex: Flamengo; Divulgar o produto- ex: Leite mo ç a( empresa Nestl é ); Divulgar empresa/produto- ex: colgate /pão-de-a çú car.
5
Marketing Esportivo
6
Apesar de ter sua gênese ligada ao s é culo XIX, o marketing esportivo s ó come ç ou a tomar corpo a partir de 1921, quando a empresa norte-americana Hillerich & Bradsby (H & B) lan ç ou um plano de marketing e assumiu a lideran ç a na produ ç ão de tacos de beisebol. Desde então, o esporte ganhou um tratamento cada vez mais pr ó ximo de um neg ó cio, e a a ç ão do marketing esportivo é uma das principais explica ç ões para isso.
7
Mas o que é, afinal, o marketing esportivo? O marketing é um processo social e gerencial pelo qual os indiv í duos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da cria ç ão, oferta e troca de produtos de valor com outros. Em outras palavras, é uma forma de aproveitar as possibilidades do mercado para incrementar as receitas e o n ú mero de clientes fi é is de uma empresa ou produto. O marketing esportivo é a aplica ç ão de estrat é gias do marketing tradicional na ind ú stria do esporte.
8
Os precursores da classifica ç ão do esporte como um neg ó cio - e um neg ó cio extremamente lucrativo - foram os norte-americanos, que durante o s é culo XX apresentaram diferentes sa í das para angariar fundos e transformar a atividade esportiva em uma forma de ganhar cifras cada vez mais voluptuosas.
9
O Marketing Esportivo compreende a ç ões voltadas para a pr á tica e a divulga ç ão de modalidades esportivas, clubes ou associa ç ões, seja pela promo ç ão de eventos ou torneios, seja pelo apoio/patroc í nio a clubes esportivos. Inclui, tamb é m, o trabalho de comunica ç ão/marketing realizado por Academias, Centros de Pr á ticas Esportivas, entre outras.
10
O Marketing Esportivo est á extremamente profissionalizado em determinados pa í ses (vide Estados Unidos, em praticamente todas as modalidades esportivas, mas especialmente no basquete, futebol americano, beisebol e h ó quei, para s ó citar os casos das bilion á rias ligas nacionais; e o futebol europeu - mais especificamente o inglês, o espanhol e o italiano).
11
Organiza ç ão de eventos esportivos Etapas de um evento Id é ia – Concep ç ão Projeto – Venda Pr é -Evento – Planejamento Trans evento – Durante P ó s evento - Depois
12
Possibilidades Eventos esportivos escolares Competi ç ões empresariais Competi ç ões de modalidades diferenciadas Torneios entre comunidades
13
Aspectos b á sicos para o sucesso de um evento Recursos Financeiros – despesas compat í veis Fixa ç ão dos objetivos Recursos Humanos Necess á rios Materiais e Instala ç ões – checados antes, durante e depois Per í odo e Datas para as realiza ç ões N ú mero de Inscritos e Segmenta ç ão Divulga ç ão/Motiva ç ão Locais Dispon í veis Programa ç ão Paralela Avalia ç ão (constante)
14
Providências fundamentais As preliminares – planejamento, aprova ç ões, autoriza ç ões Prepara ç ão Intelectual Forma ç ão das Comissões Elabora ç ão do Regulamento e demais doc. Defini ç ão do quadro de Arbitragem Prepara ç ão dos locais de Competi ç ão Providências junto à s entidades Desenvolvimento do planejamento Agenda de Reuniões
15
Trabalho em equipe “ Combina ç ão de partes coordenadas e relacionadas entre si, de maneira coerente, de modo a formar um todo que tem um mesmo objetivo ” Barros Neto (2001).
16
Comissões Central Organizadora Honra Inform á tica Administrativa T é cnica Arbitragem Finan ç as Transporte Recep ç ão e Solenidade Rela ç ões P ú blicas Seguran ç a M é dico Hospitalar Hospedagem e Alimenta ç ão Marketing Disciplinar
17
Central organizadora Define objetivos Monta Planejamento Monta Programa geral Supervisiona as outras comissões Promove integra ç ão entre comissões Organiza o Relat ó rio final do Evento A CCO é constitu í da pelos presidentes das outras comissões
18
Inform á tica Organizar e montar o boletim do evento Editar as tabelas e demais documentos Receber e enviar email Assessorar as demais comissões Otimizar os trabalhos em geral
19
Administrativa Planejar as atividades Entregar material aos participantes Redigir convites, of í cios, cartas e demais documentos Receber e encaminhar toda documenta ç ão Organizar as inscri ç ões
20
T é cnica Escolher e Preparar os locais de competi ç ão Definir os locais de treino Providenciar os materiais necess á rios, bolas.. Manter-se atualizado sobre as regras Organizar o programa da competi ç ão Montar as tabelas Definir o sistema de disputa
21
Arbitragem Relacionar a equipe de arbitragem Manter o material de arbitragem em perfeita ordem No caso do evento da FCSES escolher os á rbitros e se atualizarem sobre as regras
22
Recep ç ão e Solenidade Preparar as equipes de recep ç ão Colocar placas de indica ç ão dos locais de Competi ç ão Montar lista dos participantes Organizar e executar as cerimônias de abertura e encerramento Montar Kit de boas vindas
23
Marketing Divulgar o evento Material fotogr á fico Providenciar a impressão de cartazes Todas as comissões devem fazer um projeto e um relat ó rio final da sua comissão
24
Definir comissões Central Organizadora Inform á tica Administrativa T é cnica – dividir por modalidades Arbitragem Recep ç ão e Solenidade Marketing
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.