A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing O marketing tem como ponto de partida, o estudo das “ necessidades ” dos seres humanos. Trata-se de uma abordagem sistem á tica para o planejamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing O marketing tem como ponto de partida, o estudo das “ necessidades ” dos seres humanos. Trata-se de uma abordagem sistem á tica para o planejamento."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing O marketing tem como ponto de partida, o estudo das “ necessidades ” dos seres humanos. Trata-se de uma abordagem sistem á tica para o planejamento de benef í cios que devem ser oferecidos a um p ú blico distinto.

2 Hist ó rico Surgiu em meados do s é culo XVII, quando um comerciante estabelecido na cidade de Edo (hoje, T ó quio), no Japão, construiu uma grande loja, onde vendia produtos elaborados especialmente para clientela. Dentre as principais estrat é gias, encontravam-se: Desenvolvimento de novos produtos, de acordo com as necessidades dos consumidores; Ressarcimento ao consumidor, do valor pago em compras que por algum motivo, não o satisfaziam. Grande e variado estoque e est í mulo à s industrias que colaboravam nesse processo.

3 Importância do Marketing Obter, manter e ampliar participa ç ão em um mercado repleto de concorrentes; Agir frente à situa ç ão econômica (infla ç ão ou estabilidade), que influencia os h á bitos dos consumidores; Operar frente ao desenvolvimento tecnol ó gico condicionado à demanda de produtos a pre ç os razo á veis e com ciclo de vida melhor.

4 Objetivos do Marketing Criar e manter um forte v í nculo entre a empresa e o seu mercado; Divulgar a empresa- ex: Flamengo; Divulgar o produto- ex: Leite mo ç a( empresa Nestl é ); Divulgar empresa/produto- ex: colgate /pão-de-a çú car.

5 Marketing Esportivo

6 Apesar de ter sua gênese ligada ao s é culo XIX, o marketing esportivo s ó come ç ou a tomar corpo a partir de 1921, quando a empresa norte-americana Hillerich & Bradsby (H & B) lan ç ou um plano de marketing e assumiu a lideran ç a na produ ç ão de tacos de beisebol. Desde então, o esporte ganhou um tratamento cada vez mais pr ó ximo de um neg ó cio, e a a ç ão do marketing esportivo é uma das principais explica ç ões para isso.

7 Mas o que é, afinal, o marketing esportivo? O marketing é um processo social e gerencial pelo qual os indiv í duos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da cria ç ão, oferta e troca de produtos de valor com outros. Em outras palavras, é uma forma de aproveitar as possibilidades do mercado para incrementar as receitas e o n ú mero de clientes fi é is de uma empresa ou produto. O marketing esportivo é a aplica ç ão de estrat é gias do marketing tradicional na ind ú stria do esporte.

8 Os precursores da classifica ç ão do esporte como um neg ó cio - e um neg ó cio extremamente lucrativo - foram os norte-americanos, que durante o s é culo XX apresentaram diferentes sa í das para angariar fundos e transformar a atividade esportiva em uma forma de ganhar cifras cada vez mais voluptuosas.

9 O Marketing Esportivo compreende a ç ões voltadas para a pr á tica e a divulga ç ão de modalidades esportivas, clubes ou associa ç ões, seja pela promo ç ão de eventos ou torneios, seja pelo apoio/patroc í nio a clubes esportivos. Inclui, tamb é m, o trabalho de comunica ç ão/marketing realizado por Academias, Centros de Pr á ticas Esportivas, entre outras.

10 O Marketing Esportivo est á extremamente profissionalizado em determinados pa í ses (vide Estados Unidos, em praticamente todas as modalidades esportivas, mas especialmente no basquete, futebol americano, beisebol e h ó quei, para s ó citar os casos das bilion á rias ligas nacionais; e o futebol europeu - mais especificamente o inglês, o espanhol e o italiano).

11 Organiza ç ão de eventos esportivos Etapas de um evento Id é ia – Concep ç ão Projeto – Venda Pr é -Evento – Planejamento Trans evento – Durante P ó s evento - Depois

12 Possibilidades Eventos esportivos escolares Competi ç ões empresariais Competi ç ões de modalidades diferenciadas Torneios entre comunidades

13 Aspectos b á sicos para o sucesso de um evento Recursos Financeiros – despesas compat í veis Fixa ç ão dos objetivos Recursos Humanos Necess á rios Materiais e Instala ç ões – checados antes, durante e depois Per í odo e Datas para as realiza ç ões N ú mero de Inscritos e Segmenta ç ão Divulga ç ão/Motiva ç ão Locais Dispon í veis Programa ç ão Paralela Avalia ç ão (constante)

14 Providências fundamentais As preliminares – planejamento, aprova ç ões, autoriza ç ões Prepara ç ão Intelectual Forma ç ão das Comissões Elabora ç ão do Regulamento e demais doc. Defini ç ão do quadro de Arbitragem Prepara ç ão dos locais de Competi ç ão Providências junto à s entidades Desenvolvimento do planejamento Agenda de Reuniões

15 Trabalho em equipe “ Combina ç ão de partes coordenadas e relacionadas entre si, de maneira coerente, de modo a formar um todo que tem um mesmo objetivo ” Barros Neto (2001).

16 Comissões Central Organizadora Honra Inform á tica Administrativa T é cnica Arbitragem Finan ç as Transporte Recep ç ão e Solenidade Rela ç ões P ú blicas Seguran ç a M é dico Hospitalar Hospedagem e Alimenta ç ão Marketing Disciplinar

17 Central organizadora  Define objetivos  Monta Planejamento  Monta Programa geral  Supervisiona as outras comissões  Promove integra ç ão entre comissões  Organiza o Relat ó rio final do Evento  A CCO é constitu í da pelos presidentes das outras comissões

18 Inform á tica Organizar e montar o boletim do evento  Editar as tabelas e demais documentos  Receber e enviar email  Assessorar as demais comissões  Otimizar os trabalhos em geral

19 Administrativa  Planejar as atividades  Entregar material aos participantes  Redigir convites, of í cios, cartas e demais documentos  Receber e encaminhar toda documenta ç ão  Organizar as inscri ç ões

20 T é cnica  Escolher e Preparar os locais de competi ç ão  Definir os locais de treino  Providenciar os materiais necess á rios, bolas..  Manter-se atualizado sobre as regras  Organizar o programa da competi ç ão  Montar as tabelas  Definir o sistema de disputa

21 Arbitragem  Relacionar a equipe de arbitragem  Manter o material de arbitragem em perfeita ordem  No caso do evento da FCSES escolher os á rbitros e se atualizarem sobre as regras

22 Recep ç ão e Solenidade  Preparar as equipes de recep ç ão  Colocar placas de indica ç ão dos locais de Competi ç ão  Montar lista dos participantes  Organizar e executar as cerimônias de abertura e encerramento  Montar Kit de boas vindas

23 Marketing  Divulgar o evento  Material fotogr á fico  Providenciar a impressão de cartazes  Todas as comissões devem fazer um projeto e um relat ó rio final da sua comissão

24 Definir comissões  Central Organizadora  Inform á tica  Administrativa  T é cnica – dividir por modalidades  Arbitragem  Recep ç ão e Solenidade  Marketing

25

26

27

28


Carregar ppt "Marketing O marketing tem como ponto de partida, o estudo das “ necessidades ” dos seres humanos. Trata-se de uma abordagem sistem á tica para o planejamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google