A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Platão – A Filosofia na Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Platão – A Filosofia na Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Platão – A Filosofia na Psicologia

2 Tales de Mileto – quebra do Mito
Descoberta da capacidade cognoscitiva (capacidade de conhecimento) Racionalidade Influência da tradição subjetivista da Filosofia Grega no pensamento ocidental Surge o conceito de razão, racionalidade, ética, política, técnica, arte, física, cirurgia e principalmente o conceito de ciência.

3 Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles já se preocupavam em explicar a memória, aprendizagem, percepção, comportamento anormal.

4 Platão de Atenas 428? – 347? a.C. Considerações importantes sobre Platão: Pertence ao segundo período da filosofia antiga, conhecido como socrático, clássico ou antropológico V-IV a.C.; É considerado o maior discípulo de Sócrates; Opõem-se aos sofistas; Escreve em forma de diálogo, cujo protagonista é Sócrates; Busca estabelecer como conhecimento verdadeiro o que é em si; Seus principais temas são Teoria do Conhecimento [Educação] e Política.

5 Platão de Atenas Suas principais influências são: Pitágoras de Samos
Sócrates de Atenas Pitágoras de Samos Heráclito de Éfeso

6 Razão: Pensar: Mundo das Idéias: Idéias
Teoria das Idéias Surge da tensão entre o pensamento Heráclito [Mundo das Sombras] e o pensamento de Parmênides [Mundo das Idéias], mostrando que não são idéias distintas, mas visões diferentes de uma mesma realidade que se apresenta de duas formas possíveis. Razão: Pensar: Mundo das Idéias: Idéias     Sentidos: Sentir: Mundo das Sombras: Cópias

7           Veja a relação entre idéias e cópias:
Abaixo temos a idéia de homem, casa e veículo. O homem A casa O veículo Mundo das Idéias Mundo das Sombras       Os homens As casas Os veículos Acima temos as cópias de homens, casas e veículos.

8 Teoria da Reminiscência
 Corpo ou Sentidos: Conhecimento Sensível Homem = Corpo + Alma  Alma ou Razão: Conhecimento Intelectivo Cabe a cada homem usar dos sentidos apenas como forma de chegar ao conhecimento das essências, para assim poder alcançar o que é em si e superar os enganos da opinião e, com isso, evoluir pelo processo de metempsicose.

9 Teoria da Reminiscência
Como ocorre a recordação da idéia em si na alma?  Por meio da METEMPSICOSE  O que é metempsicose? É o meio pelo qual a alma, por um processo de nascer e morrer várias vezes, evolui de um estágio inferior para uma condição superior a partir da recordação acumulativa [  ] do que já se encontra dentro de si. Este processo de evolução recebe o nome de metempsicose Alma de Ouro: Magistrados: Sabedoria.  Cabeça  Tórax Abdômen Alma de Prata: Guerreiros: Coragem. Alma de Bronze: Trabalhadores: Temperança.

10 Amor na obra de Platão – Nascimento de Eros

11 O Amor na obra de Platão Só através do amor entre as almas chega-se à percepção do mundo verdadeiro. O amor é o desejo do bem e da felicidade de forma completa. Em Platão Eros é considerado o impulso da alma em direção ao bem. Uma forma superior de amor contempla a união dedicada aos anseios mais espirituais proporcionando o bem social. Bem – forma mais elevada de amor – consagrada à Filosofia

12 Conhecimento Segundo Platão, o conhecimento humano integral fica nitidamente dividido em dois graus: Conhecimento sensível: É o conhecimento obtido através dos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar. Conhecimento Intelectivo: o conhecimento intelectual ciência (raciocínio e indução) alcança a essência das coisas, as idéias.

13 Teoria do Conhecimento Verdadeiro
“Alegoria da Linha”

14 Política “Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham-se a filosofar verdadeiramente”. Platão (Carta Sétima, 326b)

15 Para Platão, a alma do homem é imbuída de três virtudes :
Sabedoria Coragem Temperança

16 As classes da Cidade Ideal de Platão
Alma de Ouro: Magistrados: Sabedoria.  Cabeça  Tórax Abdômen Alma de Prata: Guerreiros: Coragem. Alma de Bronze: Trabalhadores: Temperança.

17 O homem e a alma Para Platão o homem se divide em dois. Uma parte material – corpo (mutável) e outra parte imaterial – alma (imutável). A alma está dividida em três partes distintas: Racional – cabeça Irrascível – tórax Concupiscente – baixo ventre

18

19 Platão de Atenas Alegoria da Caverna

20 Alegoria da Caverna

21 O interior da caverna representa a prisão em que se encontra a humanidade na medida em que está submetida à ilusão.

22 Observe que, para o ex-prisioneiro, não é suficiente a sua libertação, pois ele volta, desce “até os homens da caverna e quer levá-los para a luz”. 1) Como se explica a volta do filósofo do mundo luminoso da verdade para a escuridão da caverna? 2) Esse ato é um ato político?

23 1) A volta do filósofo para o interior da caverna se dá como um ato de dignidade e benevolência para com seus semelhantes que se encontram presos à ilusão dos sentidos e das aparências. 2) Sim. A função do filósofo é trabalhar na liderança política e fazer uso de seu conhecimento para libertar as pessoas comuns da ilusão dos sentidos e da doxa a que se encontram submetidas.

24

25 Da Caverna de Platão aos dias de Hoje
Por Maurício de Souza

26

27

28 ... E a história se repete

29 Possibilita exercer uma justa...
Atenção Para Platão existe uma relação direta entre educação e política, onde somente aquele que conseguiu passar por todas as três etapas de formação intelectual, proposta em sua pedagogia, pode governar com sabedoria a pólis e, com isso, garantir o cumprimento da principal virtude do homem, a saber: a justiça. Educação Política Possibilita exercer uma justa...

30 A educação deve proporcionar ao corpo e à alma toda perfeição e beleza
PLATÃO A educação deve proporcionar ao corpo e à alma toda perfeição e beleza de que são capazes Preocupação com a ética e com a justiça Fator decisivo na vida do Estado Começa antes do nascimento Educação a serviço da evolução espiritual Formação do homem moral O mito da caverna

31 A Filosofia e a Psicologia
Subjetivismo – tradição e influência do conhecimento filosófico Filosofia começa a trabalhar com as questões do conhecimento. Como conhecemos o que é real? Assim nasce a concepção do ser humano como sujeito e por isso ele apreende a realidade.

32 Os pensamentos da Filosofia influenciaram as principais Escolas Psicológicas.

33 Contrastes Platão – estudo do corpo e da alma.
Despreza o corpo (que induz ao erro, aos males). Os sábios devem se afastar do corpo e das sensações. Contrastes Psicologia – O corpo também é importante. Dinâmica da vida – interação entre alma aliados ao social.

34 Platão – Despreza os sentidos, por darem à alma uma visão de mundo distorcida e fragmentada.
Psicologia – Estuda também as percepções. Capacidade de síntese do ser humano.

35 Platão – Tudo deve ser analisado pela razão
Platão – Tudo deve ser analisado pela razão. É necessário desconfiar dos sentidos. Psicologia – A razão é importante, mas os sentidos também devem ser considerados, pois o homem é resultado da interação entre razão e emoção.

36 Platão – Questiona a competência do homem para o conhecimento, pois busca verdades absolutas, idéias puras e únicas. Psicologia – As verdades não são absolutas. Dependem do momento histórico no qual se desenvolvem, mas nem por isso deixam de ser valiosas.

37 Semelhanças Platão – Busca a verdade da relação do homem com o mundo e com o meio através da Filosofia. (Um dos objetos principais da Psicologia é essa relação) Homem juiz de si mesmo, faz suas próprias escolhas. Psicologia – Acredita nessa idéia e um de seus objetos é ajudar o homem a fazer estas escolhas de forma consciente.

38 Platão – Argumentava que o diálogo é a grande forma do ser humano. Psicologia – Também utiliza a arte do diálogo como maneira pela qual o indivíduo pode se conhecer, perceber seus defeitos, erros e limitações e buscar sua verdadeira essência (rumo ao seu eu). Ações reflexivas.

39 Platão – Razão: utilizada como ferramenta para o auto-conhecimento.
Psicologia – Razão: utilizada pelo Psicólogo para direcionar a terapia a fim de que o paciente encontre o seu caminho e as respostas para suas indagações.Promovendo assim, auto-conhecimento.

40 Qual a razão de viver? Qual o destino de nossas vidas? De onde viemos, para onde vamos? Questões como estas sempre inquietaram a civilização desde os primórdios.

41 O pensamento humano também opera obedecendo a leis, regras e normas universais e necessárias, nada acontece por acaso como Platão também defendia.

42 A Psicanálise foi influenciada pelo pensamento de Sócrates na utilização da palavra como instrumento terapêutico, abordagem psicanalítica da interação entre corpo e alma.

43 A ética nos dias de hoje...

44 Caverna de Platão nos dias atuais
Orkut, Twitter, Psicotrópicos e a Mídia, são alguns exemplos da Caverna na qual podemos nos esconder. É preciso abrir os olhos... Da alma.

45 Considerações finais “Aprender para mudar posturas”
Platão é atual por ter uma identificação dos questionamentos de sua época com os questionamentos do mundo contemporâneo. Deixou um grande legado para nós. E uma missão: “Aprender para mudar posturas”

46 Produzido por Milena Campello


Carregar ppt "Platão – A Filosofia na Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google