A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BOM DIA Diretoria de Ensino de Araçatuba OT Professores Coordenadores e Mediadores Tema: Acolhimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BOM DIA Diretoria de Ensino de Araçatuba OT Professores Coordenadores e Mediadores Tema: Acolhimento."— Transcrição da apresentação:

1 BOM DIA Diretoria de Ensino de Araçatuba OT Professores Coordenadores e Mediadores Tema: Acolhimento

2 1º DIA DO PLANEJAMENTO Acolhimento da Equipe Escolar: Professores e Alunos

3 Acolhimento É destinado a todos estudantes da escola. Objetivos : Subsidiar os Professores Coordenadores para desenvolverem com os professores da escola atividades relativas ao Acolhimento dos alunos. Oportunizar a reflexão sobre a valorização da escola e sua função social, bem como sobre as expectativas dos alunos em relação ao seu futuro.

4 Atividade 1 Dinâmica do Cumprimento Divertido Tempo previsto - 15 minutos Descrição - O condutor contará uma história aos presentes e estes deverão realizar entre eles os tipos de cumprimentos citados, se apresentando às pessoas.

5 Neste momento, vou contar-lhes a história de uma viagem que fiz a vários países e a oportunidade que tive de conhecer suas culturas, suas riquezas, suas belezas. Passei pela Índia onde todos se cumprimentavam com um belo sorriso. Passei pela Inglaterra onde todos se cumprimentavam com um aperto de mão. Passei pela Rússia onde todos se cumprimentavam com um beijo no rosto. Passei pela Suécia onde todos se cumprimentavam com um encontro de cotovelos. Passei pelo Japão onde todos se cumprimentavam tocando os joelhos. Passei pelo Chile onde todos se cumprimentavam tocando os dedos indicadores. Passei pelo México onde todos se cumprimentavam tocando os pés. Passei pelo Canadá onde todos se cumprimentavam batendo palmas. Finalmente, o melhor momento foi quando eu cheguei ao meu país, o Brasil, terra maravilhosa, calorosa, onde todos nós brasileiros nos cumprimentamos com muito afeto. É o país onde sentimos o calor humano através do cumprimento mais fervoroso que é o abraço. Texto

6 Objetivo do Acolhimento na Escola Dar boas-vindas aos estudantes. Estabelecer uma integração entre toda comunidade escolar. Refletir sobre o papel social da escola. Promover reflexões sobre valores e atitudes. Propor o desenvolvimento de um trabalho tendo como foco os interesses e expectativas de futuro dos alunos.

7 Acolhimento Equipe Escolar 10/02/2015

8 Acolhimento da comunidade escolar Etapa 1. Recepção Todos os integrantes da Unidade Escolar: equipe gestora, funcionários (limpeza, secretaria e merenda) e docentes Sugestão: Cumprimento Divertido 1.1 Vídeo: O Caranguejo

9 Atividade 2: Contrato de Convivência Tempo previsto - 20 minutos Material necessário - Cartolina, canetas coloridas e papel sulfite. Objetivo -Utilizar o contrato como ferramenta para que seja remetido sempre que necessário. Descrição - Dividir em grupos de até 5 integrantes de acordo com o número de participantes. - Os presentes devem fazer indicações de parâmetros que facilitem a convivência entre todos os integrantes da comunidade escolar. Observações – Vale lembrar que normas estabelecidas são para as pessoas que convivem no espaço escolar e não segmentos. Caso necessário, deve-se mediar o debate para que alguns itens sejam abordados e inclusos no contrato de convivência, como: - Pontualidade, assiduidade, compromisso, respeito, responsabilidade... Todos os participantes devem assinar o contrato ao final. Sugestão: Pedir para que os participantes escrevam o que eles consideram importante para o contrato e então, após deliberação do grupo, pedir para que eles mesmos colem os papéis na cartolina. Após a conclusão de cada grupo e socialização deve ser estabelecida uma proposta da classe para ser apresentada, discutida e após aprovação fará parte das normas da escola. Assim espera-se garantir maior envolvimento por parte de todos.

10 Etapa 2: Equipe docente 2.1 Vídeo: Todo bom começo tem um bom professor.

11 2.2 Dinâmica: Meu Projeto de Vida Objetivo: refletir sobre as expectativas e projetos pessoais como subsídio para discussão e compreensão dos interesses e das expectativas do outro.

12 Acolhimento dos Alunos 15/02/2015 Organização da Escola Deixar o espaço escolar organizado e com um ambiente acolhedor. Recepcionar os alunos no portão durante o Acolhimento. Convidar dois alunos por sala para auxiliar a mediação do acolhimento nas salas.

13 Atividade 1: Dinâmica do Cumprimento (adaptada para alunos) Atividade 2: Contrato de Convivência

14 Cartilha “Quem Sou eu?” Tempo previsto – 40 minutos Objetivo Promover o autoconhecimento por meio do preenchimento de uma cartilha objetiva contendo reflexões pessoais, qualidades, defeitos e uma linha do tempo. Material: 2 folhas de sulfite A4 por aluno, revista e/ou lápis colorido. Descrição - Construção da cartilha: Quem sou eu? Cada participante deverá construir uma cartilha contendo uma capa e 3 páginas. - Na capa, recorte ou faça um desenho que o represente e coloque seu nome abaixo. - Na página 1,desenhe sua mão e coloque na ponta de cada dedo 5 qualidades. - Na página 2, coloque 3 defeitos e como você acha que pode superar essas características negativas. -Na página 3, trace uma Linha do Tempo desde o seu nascimento ao momento presente, descrevendo os fatos mais importantes. O professor também deverá participar realizando a sua cartilha “Quem sou eu?” No término da atividade o professor iniciará a socialização apresentando a sua cartilha aos alunos e solicitará que alguns alunos socializem as suas. Obs: o material produzido deverá ser recolhido para um futuro projeto a ser desenvolvido na UE.

15 Vídeo: O que você quer ser quando crescer?

16 Escada e Varal dos Sonhos e Música Aquarela Tempo previsto – 50 minutos 1- Objetivo da Música Aquarela - Trabalhar questões importantes como sonho, dedicação, planejamento e imaginação. Descrição - Deixar a música Aquarela tocando durante a construção da Escada e Varal do Sonhos. Ao final, discutir com os participantes alguns aspectos que mais chamaram a atenção do grupo. 2- Objetivo da Escada e Varal dos Sonhos - Associar os degraus da escada as etapas (metas) para realização dos sonhos. -Associar o varal como o ponto de partida para as práticas que levam ao cumprimento das metas. Material - folha de sulfite, barbante e cola. Descrição - Construção da Escada dos Sonhos Associado ao Varal Cada participante receberá uma folha de papel sulfite e deverá desenhar uma escada contendo quatro degraus. No topo da escada deverá escrever o seu sonho. Nos demais degraus, deverá registrar o que deve ser feito para chegar se alcançar o sonho do topo da escada. O mediador deverá destacar a respeito da importância de se planejar cada passo de seu projeto para se chegar ao seu objetivo. Após o término da construção da escada, os participantes deverão apresentar o material e socializar colocando o em um varal que irá simbolizar o compromisso com a execução das metas estabelecidas.

17 SONHO

18 Dinâmica: A Escola, Você e seus Sonhos Tempo previsto – 40 minutos Objetivo Refletir sobre como a escola e os participantes podem contribuir para o alcance dos seus sonhos. Estimular o trabalho em grupo e refletir sobre o seu papel na construção da escola que deseja ter. Materiais necessários Cartolinas e canetas coloridas Descrição Os participantes, em grupos de 5 a 7, deverão desenhar em uma cartolina a escola de seus sonhos. Cada aluno desenhará uma parte da escola. O mediador deverá estimular a participação e a criatividade de todos. Ao término cada grupo irá apresentar a sua produção e deverá ser refletido o papel de cada membro da escola na sua construção. Deverão ainda dizer o que estão esperando de sua escola e qual o seu papel para potencializar sua formação e sua aprendizagem.

19 Vídeo: Estrela do Mar

20 Texto Estrelas do Mar Tempo previsto – 30 minutos Há um vídeo, Visão de Futuro, que pode ser utilizado como apoio. Trabalhar questões relativas ao Protagonismo Juvenil, nosso papel como agente de mudança na sociedade, valores sociais, etc. Texto: Estrelas do Mar Era uma vez um escritor que morava em uma tranquila praia, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs, ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo. Certo dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, jogá-las novamente de volta ao oceano: - "Por que está fazendo isso?" perguntou o escritor. O jovem explicou: "A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia". O escritor espantou-se: "Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma". O jovem pegou com cuidado mais uma estrela na praia, olhou bem para ela, correu em direção ao mar e a jogou de volta ao oceano, voltou e olhou para o escritor e disse: - "Para essa aqui eu fiz a diferença". Naquela noite, o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano. Sejamos, portanto, mais um dos que querem fazer do mundo um lugar melhor. Sejamos a diferença!

21 Objetivos: Subsidiar os Professores Coordenadores para desenvolverem com os professores da escola atividades relativas ao Acolhimento dos alunos. Oportunizar a reflexão sobre a valorização da escola e sua função social, bem como sobre as expectativas dos alunos em relação ao seu futuro.

22 Vídeo: Homens de Honra


Carregar ppt "BOM DIA Diretoria de Ensino de Araçatuba OT Professores Coordenadores e Mediadores Tema: Acolhimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google