A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E A INCLUSÃO NO MUNDO DIGITAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E A INCLUSÃO NO MUNDO DIGITAL"— Transcrição da apresentação:

1 O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E A INCLUSÃO NO MUNDO DIGITAL
Situação de aprendizagem 3 Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo Caderno do professor GEOGRAFIA Ensino Fundamental – anos finais – 7ª série/8º ano – vol. 1 – nova edição Governo do Estado de São Paulo Secretaria da educação Profª Selma Prezotto Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista

2 Nesta situação de aprendizagem, vamos discutir questões ligadas ao modo como cada pessoa, hoje em dia, se relaciona e se insere em um novo padrão de globalização baseado no meio técnico-científico-informacional que se desenvolveu a partir da década de 1970. Para isso, teremos que considerar os avanços nas técnicas de armazenamento e processamento de informações, potencializados pelas redes digitais, cabos de fibra ótica e satélites de comunicação. Da mesma forma, teremos de considerar o novo ciclo de inovações, cujos fundamentos repousam sobre a “revolução da informação”, os avanços da biotecnologia, a automatização e a robotização dos processos produtivos, a descoberta de novos materiais e de novas tecnologias de geração de energia.

3 A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Vídeo 1

4 2ª Revolução Industrial técnico-científica
Período: 1860 à 1960 A técnica e a ciência se fundem (o desenvolvimento das técnicas passa a ser feito à partir de procedimentos científicos) Berço: Estados Unidos ( se eleva a categoria de maior economia) – Alemanha (Europa) – Japão (Ásia) Base energética: o carvão é substituído pelo petróleo Líquido (facilidade de transporte) Diversos derivados Poder calorífico Grande quantidade < preço

5 Eletricidade (transmissão), lâmpadas incandescentes;
Tecnologias: Eletricidade (transmissão), lâmpadas incandescentes; Indústria de base (extrai e beneficia matéria prima para outras indústrias): Petroquímica, siderúrgica, etc.; Indústria automotiva: nasce à partir do motor a combustão; Transportes (motor à combustão): carros, trens, navios e aviões; Comunicação: Telégrafo, telefone, rádio, televisão; Química: melhor aproveitamento de diversos minerais.

6 Inclusão e exclusão digital
Etapa prévia Inclusão e exclusão digital Este lado para cima Vídeo 2

7 Inclusão Digital Vídeo 3

8 Pesquisa de campo A inclusão digital
Cada um dos alunos deverá realizar uma entrevista com dez pessoas, com mais de 25 anos. Procure pessoas pertencentes à comunidade local, escolhidas aleatoriamente, para levantar dados que lhes permitam avaliar o nível de inclusão digital do conjunto entrevistado. Cada resposta positiva de cada pergunta valerá 01 (um) ponto, os entrevistados que chegarem mais próximos de 12 pontos são considerados incluídos, assim, poderemos verificar se a comunidade local encontra-se inserida ou excluída do mundo digital .

9 De acordo com o resultado das pesquisas, responda às questões abaixo:
Quais perguntas tiveram mais pontos e quais as que tiveram menos pontos? Em sua opinião, o que pode justificar o resultado destacado na questão anterior? De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, você considera que as tecnologias digitais são importantes na vida das pessoas próximas a você? Justifique sua resposta.

10 Leitura e análise de mapa e gráfico

11

12

13

14 Entre 2005 e 2011, a população de 10 anos ou mais de idade cresceu 9,7% no Brasil, enquanto o contingente de pessoas que utilizaram a internet aumentou 143,8%. Esses dados mostram que, em termos gerais, a exclusão digital no país diminuiu no período assinalado. Entretanto, a difusão do uso da internet não ocorre de forma homogênea pelo território ou entre os diversos agrupamentos sociais. Considerando o mapa (Figura 13) identifique as duas unidades da federação que apresentam maior proporção de utilização da internet e as duas unidades da federação que apresentam menor proporção de utilização da internet. Considerando os gráficos (Figuras 14ª e 14b), é possível afirmar que o acesso à educação e a idade são fatores importantes para a exclusão digital? Justifique sua resposta.

15 Etapa 1 O espaço virtual

16 Leitura e análise de texto
Os senhores do ciberespaço Para facilitar a vida no ciberespaço, vários sites de busca foram desenvolvidos como o Alta Vista, o Yahoo! E o Google. Eles têm dispositivos automáticos que atualizam suas bases de dados. Além disso, apresentam mecanismos que classificam os endereços da internet pelo número de acessos, abrindo uma lista dos sites a partir dos mais visitados. Um dos sites de busca mais utilizados no mundo é o Google, que foi criado pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin, da Universidade de Stanford, em Os dois começaram a criar o Google como parte de um projeto de pesquisa. Colocaram como desafio desenvolver um sistema que buscasse o mais rapidamente possível dados em milhões de páginas existentes na internet.

17 No começo, Larry e Sergey trabalhavam em um apertado alojamento da universidade. Dez anos depois, o Google já havia se transformado em uma empresa onde trabalhavam 250 técnicos e que atingiu uma receita aproximada de 100 milhões de dólares. A história do Yahoo! É parecida com a do Google. Foram os estudantes Jerry Yang e David Filo, também da Universidade de Stanford, que tiveram a ideia de criar um mecanismo de busca para as pessoas encontrarem sites na internet. Elaborado por Raul Borges Guimarães especialmente para o São Paulo faz escola. Responda: Por que os programas de busca fazem tanto sucesso entre os internautas? Com base na leitura e nas discussões das aulas anteriores, procure explicar as diferenças entre os senhores da internet e os navegadores dos mares.

18 Lição de casa O ciberespaço é esse novo mundo virtual. Ele é capaz de interligar diferentes pontos do planeta quase instantaneamente e pode ser representado de diversas maneiras. Faça um desenho ou uma colagem, em folha avulsa, que represente o mundo virtual.

19 O significado das redes de informação
Etapa 2 O significado das redes de informação

20 O meio técnico caracterizava-se pelo predomínio da indústria e da transferência de matéria por meio de redes de transportes como ferrovias e rodovias.

21 O meio técnico-científico-informacional caracteriza-se pelo predomínio das finanças e da transferência de capitais e informações por meio de redes de comunicação de alta tecnologia.

22 Enquanto as redes de comunicação do meio técnico eram sistemas de rádio, telefonia e televisão analógicos, com transmissão separada de palavras, sons e imagens...

23 As redes de comunicação nascidas com a informática transferem “pacotes digitais” de informação que são interpretados como texto, som ou imagem. A tecnologia de compressão digital proporciona, hoje, o aumento assombroso da velocidade e da quantidade de informação transmitida, além da convergência de diferentes tipos de mídia.

24 Em função de tais características, os países que detêm o desenvolvimento científico e tecnológico desse tipo de produto tornaram-se extremamente poderosos e, consequentemente, cada vez mais ricos.

25 O meio técnico-científico e a globalização atual
Etapa 3 O meio técnico-científico e a globalização atual

26 Leitura e análise de texto
Multidões inteligentes e transformação do mundo [...] A sociedade sempre funcionou em rede, [...] A era industrial, sob o domínio da comunicação de massas, deixou a rede escondida. Em segundo plano. Mas, a internet tem nos levado a reviver a ideia. O sistema torna-se mais abrangente. As redes de amigos cresceram. Hoje em dia, com o advento e popularização da internet, novas redes colaborativas, voltadas para a produção criativa, têm surgido com incrível velocidade, criando bens coletivos de valor inestimável. A rede dos hackers, um dos exemplos mais evidentes, produz, todos os dias, inovações tecnológicas que prometem revolucionar a economia dominante do mercado de software. São os chamados softwares livres , que podem ser instalados gratuitamente no seu computador, permitindo que você realize uma gama enorme de atividades, desde conectar sua câmera digital até editar e mixar uma música. Mas o mais importante é que esses softwares são bens criativos compartilhados nessas redes, que podem ser estudados e melhorados por todos.

27 A produção coletiva e descentralizada de bens criativos não se aplica somente ao software. Já começam a aparecer reflexos dessa nova forma de produção em diversas áreas do conhecimento. Um ótimo exemplo é a Wikipédia, uma enciclopédia construída coletivamente na web. O software livre é o caso mais conhecido e mais impactante de uma nova dinâmica, que demonstra a produção de conhecimento livre como alternativa economicamente viável e sustentável. [...] A rede indica um futuro libertador. A web só faz sentido quando um se preocupa com o outro. Numa circulação generalizada e libertadora de fluxos de informações e das ondas econômicas. A web é um mundo em que nós criamos para todos nós. Só pode ser compreendido dentro de uma teia de ideias que inclua os pensamentos que fundamentam nossa cultura, com o espírito humano persistindo em todos nós. Tal compromisso entre humanos, tal generosidade altruísta não está desenvolvida no centro. Muito mais que conhecimento formal, as redes articulam convívio, solidariedade, mobilização. Esse conhecimento está impregnado nos mutirões. No efeito puxadinho colaborativo. [...] A sociedade civil se organiza, compra, vende, troca, aprende e ensina mobilizando as bases para o interesse comum. Desenvolver a comunidade, criar filhos, conviver com amigos, trabalhar e tentar ser feliz. Dizemos que estar em rede não há mais necessidade de operar a mudança social, ela se faz permanente. MARTINS, Dalton; DIMANTAS, Hernani. Multidões inteligentes e transformação do mundo.

28 ATIVIDADES Baseando-se no texto, qual seria a melhor definição para a palavra “rede”? Quais são as facilidades que a internet tem trazido para a vida das pessoas? Você acredita que tais facilidades poderão gerar um mundo melhor? Justifique sua resposta. Liberdade também significa responsabilidade. A internet pode ser usada de maneira não responsável? De que forma?

29 VOCÊ APRENDEU? Explique o significado da expressão “exclusão digital”.
Encceja 2002 – O Rio de Janeiro implantou um projeto de modernização e ampliação da rede de internet no Estado com o Programa Infovia.RJ, que vai implantar a infraestrutura de tecnologia necessária para tornar possível uma efetiva política de inclusão digital no Estado do Rio de Janeiro. Em um primeiro momento, o Infovia.RJ vai possibilitar a interconexão de comunidades, via redes sem fio e com acesso à internet banda larga. Considerando o texto e o fato de que vivemos na chamada sociedade da informação, assinale a opção correta. No Brasil, há iniciativas para inserir a população na era da comunicação, superando a exclusão digital. A iniciativa do Programa Infovia.RJ limita-se a atender a segmentos que já têm acesso à tecnologia da internet. A inclusão digital mantém a desigualdade existente nas condições de inserção no mercado de trabalho. O desenvolvimento tecnológico acentua as diferenças sociais, ampliando a distância entre ricos e pobres.

30 Alfabetização digital diz respeito à aquisição de habilidades básicas para o uso de tecnologias, tais como computadores e internet. Ela é um instrumento de combate à exclusão social, já que democratiza o acesso às ferramentas básicas da sociedade de informação. Com base nessa ideia, é possível afirmar que: Os computadores e a internet figuram entre as ferramentas da sociedade de informação. A exclusão social é produzida pelo uso das diversas tecnologias de informação. A alfabetização digital leva à desigualdade de acesso aos computadores e à internet. O conjunto da população brasileira possui as habilidades necessárias para o uso da internet.

31 Pela Internet Gilberto Gil
Criar meu web site Fazer minha home-page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleje Que veleje nesse informar Que aproveite a vazante da infomaré Que leve um oriki do meu velho orixá Ao porto de um disquete de um micro em Taipé Um barco que veleje nesse infomar Que leve meu até Calcutá Depois de um hot-link Num site de Helsinque Para abastecer Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut De Connecticut de acessar O chefe da Mac Milícia de Milão Um hacker mafioso acaba de soltar Um vírus para atacar os programas no Japão Eu quero entrar na rede para contactar Os lares do Nepal, os bares do Gabão Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular Que lá na praça Onze Tem um videopôquer para se jogar

32 FICHA TÉNICA RECURSOS UTILIZADOS CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O meio técnico-cinetífico-informacional; ciberespaço; globalização. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos históricos-geográficos; caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço. ESTRATÉGIAS Aulas dialogadas; leitura e interpretação de textos, charges, mapas; leitura e análise de letra e música; trabalhos em grupo e individuais. RECURSOS UTILIZADOS RECURSO TÍTULO LINK DA FONTE ORIGINAL Vídeo 1 A segunda Revolução Industrial Vídeo 2 Este lado para cima Vídeo 3 Inclusão digital Vídeo 4 Gilberto Gil Pela Internet


Carregar ppt "O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E A INCLUSÃO NO MUNDO DIGITAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google