A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Reunião de Pais e Mestres – CSFA/2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Reunião de Pais e Mestres – CSFA/2016"— Transcrição da apresentação:

1 1ª Reunião de Pais e Mestres – CSFA/2016
“Sou o que sou porque somos todos nós!” A importância das relações humanas Educação Infantil ao 5º ano

2 Sonhos e Disciplina Sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, e disciplina sem sonhos produz pessoas autômatas, que só sabem obedecer ordens. Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo?". Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: "O universo tem o tamanho do seu mundo". Perturbada, ela novamente indagou: "Que tamanho tem meu mundo?". O pensador respondeu: "Tem o tamanho dos seus sonhos". Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances. A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, faz dos idosos, jovens, e a ausência deles transforma milionários em mendigos faz dos jovens idosos. Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades. Sonhe! Augusto Cury

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14 Pilotando a aeronave emocional
Gerenciar os pensamentos é: 1. Capacitar o Eu, que representa a nossa capacidade consciente de decidir, para ser o ator principal do teatro da nossa mente: sair da plateia e dirigir o script da vida. 2. Ser livre para pensar, mas não escravo dos pensamentos. 3. Administrar a construção de pensamentos que debilitam e bloqueiam a inteligência, em especial os pensamentos que imprimem sofrimentos antecipatórios. 4. Exercer domínio sobre os pensamentos que produzem transtornos psíquicos, tais como culpa, fobia, autopunição, obsessão. 5. Deixar de ser espectador passivo das ideias negativas. 6. Não gravitar em torno dos problemas do passado nem do futuro. 7. Ter uma mente relaxada, tranquila, lúcida, ponderada.

15 Pare! Observe-se! Escute-se!
Alguns jovens só conseguem perceber algo errado em suas vidas quando se tornam adultos frustrados, cujos sonhos foram enterrados nos becos da sua história. Alguns pais só conseguem perceber sua crise familiar depois que suas relações com seus filhos estão esfaceladas. Alguns profissionais só conseguem perceber que perderam o encanto pelo trabalho quando percebem que ir para o trabalho é um martírio. Alguns usuários de drogas só percebem que estão dependentes quando estão destruídos física, social e emocionalmente. Observe que um barulho no carro nos perturba e nos faz ir ao mecânico, mas muitas vezes nosso corpo grita através de fadiga excessiva, insônia, compulsão, humor triste, dores musculares, dores de cabeça e outros sintomas psicossomáticos, e não procuramos ajuda. Você ouve o inaudível, a voz do seu corpo e da sua mente? Ou só ouve o que é audível? Alguns só ouvem a voz dos seus sintomas quando estão num hospital, enfartados, quase mortos, completamente aprisionados pelas drogas. Seja inteligente, respeite sua vida, opte pela vida!

16 A importância das relações humanas
Projetos 2016 A importância das relações humanas

17 Ubuntu pra você! Neste ano letivo iremos desenvolver o projeto:
A importância das relações humanas. Sabemos as dificuldades que enfrentamos diariamente na sociedade por conta da falta de sensibilidade e empatia dos seres humanos. Nosso objetivo este ano é plantar no coração dos nossos estudantes e de suas famílias a vontade de ser melhores para os outros. Será mostrá-los que só crescemos em comunidade e que não podemos viver sozinhos.

18 Ação Educativa da Escola na Educação Infantil
O foco do trabalho pedagógico neste segmento estrutura-se na compreensão da criança como pessoa singular, social, ativo, competente e protagonista de sua aprendizagem. A ação educativa da escola infantil visa contribuir para o desenvolvimento da construção intelectual, da identidade e da autonomia da criança nos contextos ambientais, culturais e sociais, ao proporcionar a ela o contato com os mais variados conhecimentos e linguagens.

19 Adaptação e Rotina Escolar
Para a criança que precisará encarar a rotina de aulas pela primeira vez, uma boa maneira de introduzir o assunto é dizer que ela está crescendo e que, por isso, precisa de um espaço para brincar com outras crianças e aprender coisas novas. Levá-la para comprar os materiais escolares ajuda a prepará-la de uma forma estimulante. Para não ficar caro, dê oportunidades de escolha, como “este ou aquele lápis?” ou “qual mochila entre essas três é a melhor?”. A semana de adaptação das crianças que nunca foram à escola é muito parecida na maioria delas. Os pais levam seus filhos por pequenos períodos de tempo, que ficam maiores conforme eles vão se acostumando com a ideia de estarem longe da família. Durante esse processo, é fundamental que a criança se sinta segura e perceba que está no meio de pessoas dignas de sua confiança. Mentir ou sair de fininho pode dificultar as coisas. Se você disser que estará esperando no pátio, faça exatamente isso. Os pais que não podem se ausentar do trabalho devem explicar ao chefe que estão passando por um momento delicado e pode ser que precisem sair às pressas em uma emergência. Não é somente o seu filho que precisará passar por adaptação. Você também terá uma fase de integração com os novos pais e professores – e é importante estabelecer esse vínculo logo no início. Participe das atividades propostas pelo colégio, procure ir aos eventos sociais, como aniversários dos colegas, organize com outros pais piqueniques ou passeios, como uma ida ao teatro. Lidar com as diferenças e ressaltar a importância do convívio social são boas maneiras de dar o exemplo. E estabelecer esse contato é uma forma de incentivá-lo ainda mais a se abrir para novas amizades.

20 *Os pais devem ou não ajudar seus filhos na lição de casa?
ORIENTAÇÕES GERAIS *A agenda escolar é o canal de comunicação diário entre a família e a escola. Deve ser verificada e assinada, diariamente, pelos professores e pais. *A família deverá informar à coordenação do Colégio sempre que a criança necessitar faltar a aula. *Os pais devem ou não ajudar seus filhos na lição de casa? A lição de casa possibilita à família compartilhar parte dos conhecimentos que seus filhos constroem ao longo dos trabalhos. Demonstrar interesse na vida escolar da criança marca, na formação do estudante, a importância que a família atribui aos estudos. Os pais devem acompanhar as atividades de casa diariamente, incentivando sempre e permitindo à criança a construção da autonomia; *Merenda escolar O estudante só será dispensado da prática de Educação Física se apresentar atestado médico comprovando necessidade de se ausentar da mesma. Os atestados deverão ser entregues à Orientação Pedagógica e os mesmos serão anexados ao Diário de Classe, tornando as Faltas Justificadas.

21 Seguirá tarefa de casa duas vezes por semana (quarta e sexta-feira).
Pré I Seguirá tarefa de casa duas vezes por semana (quarta e sexta-feira). Pré II Seguirá tarefa de casa três vezes por semana (quarta e sexta-feira). As tarefas de casa são trabalhadas em sala de aula. Material escolar/Livros; * Os estudantes deverão trazer sempre seu material escolar identificado. * Não trazer objetos de valor. * O Colégio não se responsabilizará por objetos extraviados ou danificados. * Brinquedos somente sexta-feira. (brinquedos pequenos e caros) *Aula passeio

22 Horário O atraso para a 1ª aula acarretará a perda da mesma
Turno Hora Entrada Hora Saída Ano de Escolaridade Observações 07h30min. 11h 45min. 1º e 5º ano *********** 07h10min. 12h 25min 6º ao 9º 13h 17h15min 1º ao 5º ano Horário das Aulas 1ª aula 07h10 às 08h 2ª aula 08h às 08h50 3ª aula 08h50 às 09h40 Recreio 09h40 às 09h55 4ª aula 09h55 às 10h45 5ª aula 10h45 às 11h35 6ª aula 11h35 às 12h25 Se o estudante (6º ao 9º ano) chegar ao Colégio, após o 2º horário (08h. no turno da manhã), não poderá assistir às aulas do dia, a não ser em caráter excepcional, devidamente comunicado e justificado pelo responsável previamente. Os estudantes não poderão deixar o Colégio durante as atividades escolares, a não ser em situações especiais. Nesses casos, a saída só será permitida mediante solicitação por escrito dos pais e dirigida à Orientação Pedagógica. Por motivo de segurança, não serão liberados os estudantes cuja saída for solicitada por telefone. Pedimos aos pais que estejam atentos à pontualidade no horário de entrada, pois o não cumprimento acarretará uma série de transtornos, que vão desde a perda do conteúdo trabalhado até a interrupção da aula já iniciada. O atraso para a 1ª aula acarretará a perda da mesma (a partir do 5º ano do Ensino Fundamental). Serão tolerados 3 (três) atrasos no mês. No 3º atraso, os pais/responsáveis serão avisados que se houver o 4º atraso o estudante voltará para casa.

23 Uniforme De uso diário e nas dependências da Unidade Escolar. Blusa oficial/ calça oficial ou calça jeans azul escuro/ short ou bermuda oficial / tênis e meia Obs.: Não será permitida a entrada de estudantes vestindo calça de outras cores, bem como calças rasgadas, capri e outras. O uso do casaco de frio não desobriga o uso do uniforme escolar. Educação Física Camiseta de Educação Física oficial / short ou bermuda oficial /tênis e meia Não será permitido o uso de sapatos de salto alto, de sandálias, de chinelos ou de qualquer peça que descaracterize o uniforme. Também não se permitirá o uso de bonés, bandanas, lenços e nem adereços extravagantes. Os estudantes deverão trajar uniforme completo sempre que se dirigirem ao Colégio, fora do horário em que estudam, para atividades como excursões, trabalhos, simulados, avaliações de 2ª chamada, projeção de filmes, etc.

24 Dispensa de Estudantes das Aulas de Educação Física
O estudante só será dispensado da prática de Educação Física se apresentar atestado médico comprovando necessidade de se ausentar da mesma. Os atestados deverão ser entregues à Orientação Pedagógica e os mesmos serão anexados ao Diário de Classe, tornando as Faltas Justificadas.

25 Material Escolar O material escolar é fundamental para o acompanhamento e a assimilação do conteúdo. O estudante deverá sempre consultar seu horário e conferir se todos os materiais necessários às aulas do dia estão em sua pasta. Se o estudante esquecer o material didático ou algum trabalho, não poderá telefonar para casa pedindo o material esquecido, uma vez que um dos aspectos por nós trabalhado é a responsabilidade. É proibido o uso de estilete. Os estudantes deverão trazer sempre seu material escolar identificado. Não trazer objetos de valor. O Colégio não se responsabilizará por objetos extraviados ou danificados.

26 Tarefa de Casa Os deveres são constantes e devem ser feitos diariamente, pois possibilitam fixar os conteúdos ou eliminar dúvidas. É necessário que, desde o início, o estudante se conscientize de que o envolvimento no processo educativo é imprescindível para seu sucesso. Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental recebem semanalmente um bloco de exercícios contendo 5 questões de 2 disciplinas.

27 Doenças e Medicação Em caso do estudante passar mal no horário escolar a família será imediatamente contatada. O Colégio não usará medicamentos para dor ou febre. Informamos que em caso de medicação de xaropes, antibióticos e outros com horário, não nos responsabilizaremos pelas doses dentro do horário de aula. Em caso de doenças infecto contagiosa, o estudante somente retomará suas atividades com atestado médico de alta.

28 Sistema de Avaliação Os estudantes serão avaliados por meio de instrumentos diferenciados, tais como: Atividades avaliativas (provas) sendo, no mínimo, em cada disciplina, duas por período. Trabalhos individuais ou em grupo: pesquisas; resenhas; relatórios de filmes, de excursões, de palestras; memoriais; teatros; etc. Para a pontuação de Hábitos e Atitudes (peso 2,0), serão observados os seguintes critérios: - participação (interesse, apontamentos e exercícios em classe); - participação nos projetos pedagógicos; - responsabilidade (pontualidade, material didático, tarefas extra classe); - comportamento (conversa, brincadeira e respeito). O processo de avaliação servirá ao professor e ao estudante como autoavaliação e deverá ser entendido como elemento propiciador de uma retomada de conteúdos e de atividades.

29 2ª CHAMADA Terá direito à 2ª chamada o estudante que faltar à avaliação por motivo justo (doença/apresentando atestado médico ou com justificativa, por escrito, da família, luto e/ou outros casos a serem analisados pela Orientação Pedagógica). Nesses casos, o responsável ou o próprio estudante deverá procurar a Secretaria do Colégio no prazo máximo de 48 horas, a partir da data da avaliação, e preencher o requerimento de 2ª chamada. O dia e o horário da nova avaliação serão comunicados ao estudante, e esta será realizada em turno diferente daquele no qual o estudante está cursando. O estudante que não comparecer à 2ª chamada ficará, em definitivo, sem direito a outra avaliação. Para as 2ª chamadas sem justificativa plausível, o estudante que requerer deverá pagar uma taxa de R$. 15,00 (quinze reais) por disciplina. Não haverá 2ª chamada para simulados.

30 Critérios para Aprovação
O estudante só será aprovado se alcançar ao final do ano letivo: • 75 % de frequência no conjunto das disciplinas. • Média mínima anual 6,0 em cada disciplina.

31 Recuperação Os estudantes que não obtiverem a média mínima 6,0 terão oportunidade de fazer a recuperação paralelamente ao final de cada trimestre. No final do ano letivo, os estudantes que não obtiverem a média anual mínima (6,0) terão direito a uma Avaliação Especial com peso 10,0 devendo obter, no mínimo, 6,0 para lograra aprovação.

32 Instrumentos de Avaliação
Peso Observação AV1 - 1ª Avaliação Trimestral 8,0 Somente serão dispensados da AV1 os estudantes do 1º ano. HAT - Hábitos e Atitudes 2,0 SET - Trabalhos em grupo ou individual e Pesquisas, Bloco de Exercícios SIM - Simulado Direcionado aos estudantes do 6º ao 9º ano. AV2 - 2ª Avaliação Trimestral 10,0 AV3 - 3ª REAvaliação Substitui a menor nota obtida no período. Ou seja, Av1+HAT ou SET+SIM ou Av2 (AV1 + HAT) + (SET + SIM) + AV2 = x : 3 = REF (Resultado Final)

33 Boletim Escolar Ao final de cada período, em dia previamente marcado, o estudante receberá o boletim escolar contendo seu aproveitamento e frequência. O canhoto deverá ser assinado pelos pais e devolvido à Orientação Pedagógica, no dia seguinte. O boletim estará disponível no site do CSFA. (

34 Comunicação Colégio/Família
Durante o ano letivo, comunicamo-nos com as famílias por meio de circulares, convocações, boletins e avisos entregues aos estudantes, através da agenda escolar. Solicitamos aos estudantes que, respeitosamente, entreguem aos pais essas correspondências e que pais e filhos, em conjunto, leiam-nas com bastante atenção. Todo comunicado que os pais receberem deverá ter o respectivo canhoto devolvido no dia seguinte ao recebimento, devidamente datado e assinado. Após o 3º canhoto sem a assinatura dos pais, estes serão convidados para uma reunião com a equipe pedagógica. Não será permitido o uso do celular nas dependências do Colégio em horário de aula. Caso o estudante esteja usando o celular, este será retido e, posteriormente, devolvido somente aos pais. Se, em caso de urgência, o aluno precisar se comunicar com a família, deverá solicitar à Equipe Pedagógica que faça o contato.

35 Reunião de Pais Os pais contribuem efetivamente para o desenvolvimento psíquico, afetivo e intelectual de seus filhos; por essa razão, é fundamental que os pais compareçam às reuniões agendadas pelo Colégio. No início do período letivo, os pais serão convocados, através de circular, para reunião em que se fará a apresentação da Proposta Pedagógica do Colégio, bem como da Equipe de Educadores. Quando for o caso de um estudante apresentar dificuldade específica, os pais serão convocados, em data e horário especiais, para tratar da questão. Caso os pais precisem conversar com os professores individualmente, com a Orientação Pedagógica, ou ainda com a Direção do Colégio, deverão agendar um horário, através dos telefones: ou A 2ª, 3ª e 4ª Reunião de Pais e Mestres ocorrerá em sistema de plantão para os responsáveis do 1º ao 5º ano, no dia informado pela coordenação. Os responsáveis pelos estudantes do 6º ao 9º ano acontecerá em atendimento individual. Todas as reuniões de pais e mestres serão comunicadas via agenda previamente.

36 Secretaria O horário de funcionamento da Secretaria, para os pais, é de segunda a sexta, das 7h15min às 17h e, para os estudantes, antes do início das aulas, durante o recreio e após o término das aulas. Qualquer solicitação de documento à Secretaria – para ser providenciado ou apenas para preenchimento – deverá ser feita pelo responsável do aluno, obedecendo ao prazo mínimo de 48 horas. De acordo com a lei, o prazo para liberação do Histórico Escolar é de 20 (vinte) dias úteis, após a solicitação por escrito. Será cobrada uma taxa para pedido de segunda via de qualquer documento. Todo atestado médico deverá ser entregue diretamente na Secretaria. O aluno poderá ser dispensado das aulas de Educação Física quando: - apresentar atestado médico, especificando o período da dispensa.

37 Reclamações/Sugestões
No CSFA, os pais/responsáveis serão sempre bem-vindos para participar. Em contato com a escola, participando das atividades, compreendendo o alcance das práticas educacionais desenvolvidas, a avaliação feita pelos pais em muito pode ajudar nosso crescimento. Por isso, senhores pais, sintam-se à vontade para comparecer ao Colégio, trazendo sugestões, as quais deverão ser encaminhadas à Orientação Pedagógica.


Carregar ppt "1ª Reunião de Pais e Mestres – CSFA/2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google