A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C USTOS DE P RODUÇÃO. Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C USTOS DE P RODUÇÃO. Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância."— Transcrição da apresentação:

1 C USTOS DE P RODUÇÃO

2 Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância. O BJETIVO G ERAL O BJETIVOS E SPECÍFICOS Caracterizar definições básicas e conceitos relacionados a custos dentro do universo da economia. Identificar a relação entre a função de produção e a curva de custo. Caracterizar e explicar as diversas medidas de custos e seus usos.

3 C USTOS EM ECONOMIA : D EFINIÇÃO E FUNDAMENTOS Lei de oferta: Existe relação positiva entre o preço e a quantidade ofertada. O que resulta em uma curva positivamente inclinada. Objetivo da firma em economia: Maximizar lucro. Quanto maior os preços maior a receita e maior a possibilidade de ter um lucro maior. Mas este resultado depende da estrutura de custos.

4 C USTOS EM ECONOMIA : D EFINIÇÃO E FUNDAMENTOS  Receita Total  Quantia total que a empresa recebe pela venda de seus produtos.  Receita Total = Preço de Venda x Quantidade Vendida  Custo Total  Quantia total gasta pela firma ao comprar e utilizar insumos de produção, visando viabilizar a quantidade produzida.  Lucro Total  É a diferença entre receita total e custo total.  Lucro Total = Receita Total – Custo Total

5 C USTOS EM ECONOMIA : D EFINIÇÃO E FUNDAMENTOS  Custo como custo de oportunidade  Os custos de produção de uma empresa devem incluir todos os custos de oportunidade envolvidos na produção.  Ou seja, inclui custos associados a desembolsos e pagamentos, e custos que se efetivam sem que ocorra o desembolso efetivo (Ex: deixar de ganhar um rendimento mensal de 6,2% ao ano da poupança para investir o dinheiro em um novo empreendimento).

6 C USTOS EM ECONOMIA : D EFINIÇÃO E FUNDAMENTOS  Os custos de produção são compostos por custos explícitos e custos implícitos: Custos explícitos envolvem o pagamento efetivo (desembolso real) para a aquisição de fatores produtivos. Ex: Compra de máquinas e equipamentos Custos implícitos não envolvem desembolso efetivo por parte da empresa, mas constituem um custo de oportunidade. Ex: Deixar de trabalhar ganhando 20 reais por hora para gerenciar sua própria empresa.

7 C USTOS EM ECONOMIA : D EFINIÇÃO E FUNDAMENTOS  Lucro Econômico e Lucro Contábil:  Em economia, o lucro de uma empresa é a diferença entre receita total e todos os custos de oportunidade, sejam eles explícitos e/ou implícitos (Lucro Econômico).  Em contabilidade, o lucro de uma empresa é a diferença entre receita total e os custos explícitos desta empresa. Os contadores não consideram os custos implícitos (Lucro Contábil).

8 C USTOS EM ECONOMIA : D EFINIÇÃO E FUNDAMENTOS  Lucro Econômico e Lucro Contábil:  Quando a receita total for maior que a soma dos custos explícitos e implícitos teremos lucro econômico.  O lucro contábil será sempre maior que o lucro econômico. Custos Implícitos Custos Explícitos Lucro Econômico Custos Explícitos Lucro Contábil Receita Total Total de custos de oportunidade Visão em economiaVisão em contabilidade

9 C USTOS EM ECONOMIA : P RODUÇÃO E C USTOS  Função de produção: Relação entre a quantidade produzida (Q P ) de uma bem e a quantidade de insumos utilizada para produzi-lo (Q I ).  Esta relação entre Q I usada para produzir Q P muda dependendo de quanto se esta produzindo.  Ou seja, não é uma relação fixa.

10 C USTOS EM ECONOMIA : P RODUÇÃO E C USTOS  Produto marginal: é a quantidade adicional de produção gerada por um aumento unitário de um determinado insumo.  É medida pela razão entre a quantidade adicional de insumo e a quantidade adicional de um insumo.

11 C USTOS EM ECONOMIA : P RODUÇÃO E C USTOS  Produto marginal decrescente: é a propriedade dos insumos segundo a qual o produto marginal deste insumo diminui conforme aumenta a quantidade utilizada deste insumo na produção.  Exemplo: Conforme são contratados mais trabalhadores para trabalhar em uma lavoura, cada novo trabalhador contribui cada vez menos para a produção total deste empreendimento. Isso ocorre porque todos os outros insumos (como o terreno e máquinas) estão fixos.

12 C USTOS EM ECONOMIA : F UNÇÃO DE PRODUÇÃO Produto MarginalQuantidadeTrabalhador 000 110 1 902002 702703 503204 303505 103606 53657 -A inclinação da função de produção é a medida da produtividade marginal de um determinado insumo. - Conforme o produto marginal diminui a função vai ficando menos inclinada. Como acontece com a função de produção acima.

13 C USTOS EM ECONOMIA : C URVA DE CUSTO TOTAL Custo Fixo (Aluguel Fábrica) Custo Variável (Sal. por trabalhador) Custo Total Quantidade 500 0 100150110 50200250200 50300350270 50400450320 50500550350 50600650360 50700750365 - A relação entre a quantidade que a firma produz e os seus custos determinam os preços a serem cobrados por seus produtos. - A curva de custo total mostra esta relação.

14 C USTOS EM ECONOMIA : V ÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS  O custo total de produção podem ser divididos em fixos e variáveis.  Custo Total = Custo Fixo Total + Custo Variável Total  Custos fixos: são custos que não variam conforme alteramos a quantidade produzida.  Ex: Aluguel da fábrica.  Custos variáveis: são custos que variam conforme alteramos a quantidade produzida.  Ex: Gastos com insumos.

15 C USTOS EM ECONOMIA : V ÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS Gráfico de Custos Quantidade Custo Total Custo Fixo Custo Variável 030 0 133303 238308 3453015 4543024 5653035 6783048 7933063 81103080 91293099 1015030120

16 C USTOS EM ECONOMIA : V ÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS  Custo total médio (CTM)é o custo de produção de cada unidade padrão produzida.  Podemos obtê-lo ao dividir o custo total (CT) pelo número de unidades produzidas.  CTM= CFM +CVM  Custo fixo médio (CFM): Custo fixo total dividido pelo número de unidades produzidas.  Custo variável médio (CVM): Custo variável total dividido pelo número de unidades produzidas.

17 C USTOS EM ECONOMIA : V ÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS  Custo marginal (Cmg): mede o quanto o custo total de uma firma aumenta quando aumenta-se a produção em mais uma unidade.  Ou seja, qual o aumento de custo para se produzir uma unidade adicional.  Custo marginal é importante para identificarmos se vale a pena produzir mais uma unidade de um produto ou não.

18 C USTOS EM ECONOMIA : V ÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS Quantidade Custo Total Médio Custo Fixo Médio Custo Variável Médio Custo Marginal 0--- 3 133303 5 219154 7 3 105 9 413,57,56 11 51367 6 58 15 713,284,289 17 813,753,7510 19 914,333,3311 21 1015312

19 C USTOS EM ECONOMIA : V ÁRIAS FORMAS DE MEDIR CUSTOS  Formato das curvas de custo:  Curva de custo marginal  Cresce conforme a produção aumenta.  Isso reflete a produtividade marginal decrescente.  Curva de custo médio total  Tem um formato de “U”. Ou seja, apresenta custos médios menores em quantidade intermediárias de produção (Escala Eficiente).  Em baixos níveis de produção o custo total médio é alto, pois os custos fixos são “diluídos” sobre uma quantidade pequena de produção. À medida em que a produção aumenta o custo total médio diminui.  O custo total médio começa a subir porque o custo variável médio cresce significativamente.

20 C USTOS EM ECONOMIA : C USTO TOTAL MÉDIO, C USTO MARGINAL E E SCALA E FICIENTE  Relações entre custo total e custo marginal:  Sempre que o custo marginal for inferior ao custo total médio, temos que o custo total médio estará diminuindo.  Sempre que o custo marginal for superior ao custo total médio, temos que o custo total médio estará aumentando.  No ponto em que as curvas de custo marginal e custo total médio se cruzarem teremos o nível de escala eficiente.  Sendo que a escala eficiente é o nível de produção em que temos o menor custo total médio; ou seja, o menor custo por unidade padrão.

21 C USTOS EM ECONOMIA : C USTO TOTAL MÉDIO, C USTO MARGINAL E E SCALA E FICIENTE Escala Eficiente (CTM=Cmg) CTM > Cmg CTM está diminuindo. CTM < Cmg CTM está aumentando.

22 C USTOS EM ECONOMIA : 5 PROPRIEDADES DAS CURVAS DE CUSTO - UM RESUMO 1 - O Cmg aumenta com o aumento da quantidade produzida. 2 - A curva de CFM diminui com o aumento da quantidade produzida. 3 - A curva de CVM aumenta com o aumento da quantidade produzida. 4 - A curva de CTM tem um formato de “U”. 5 - As curvas de Cmg e CTM se cruzam no ponto em que a CTM é mínimo.

23 C USTOS EM ECONOMIA : C USTOS NO CURTO E NO LONGO PRAZO  Para os produtores a divisão de custos totais entre fixos e variáveis depende do horizonte de tempo:  No curto prazo muitos custos são fixos  Ex: Aluguel de um galpão ou industria é fixa para períodos curtos.  No longo prazo alguns custos que antes eram fixos podem se tornar variáveis  Ex: Aluguel de um galpão ou industria é variável no longo prazo, dado que podemos alugar mais ou menos galpões.  Devido aos custos serem fixos no curto prazo, mas variáveis no longo prazo, as curvas de custo de longo prazo são diferentes das de curto prazo !

24 C USTOS EM ECONOMIA : D IVERSOS TIPOS DE CUSTO - UM RESUMO TipoDefiniçãoDesc. Matemática Custos Explícitos Custos que exigem desembolso de dinheiro por parte da empresa. - Custos Implícitos Custos que não exigem desembolso de dinheiro por parte da empresa. - Custos Fixos Custos que não variam com a quantidade produzida. CF Custos Variáveis Custos que variam com a quantidade produzida. CV Custo Total O valor de mercado de todos os insumos que a empresa usa na produção. CT = CF + CV Custo Fixo Médio Custos fixos divididos pela quantidade produzida. CFM = CF/Q Custo Variável Médio Custos variáveis divididos pela quantidade produzida. CVM = CV/Q Custo Total Médio Custo total dividido pela quantidade produzida. CTM = CT/Q Custo Marginal O aumento do custo total que resulta de um aumento de uma unidade adicional de produção. Cmg = Var.CT/Var.Q Fonte: Mankiw, 2009.

25 R EFERÊNCIAS B IBLIOGRÁFICAS MANKIW, N. G. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 838 pg. VASCONCELLOS, M. S. Economia, Micro e Macro, Atlas, 2002.


Carregar ppt "C USTOS DE P RODUÇÃO. Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google