A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Situação de aprendizagem 4 Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo Caderno do professor GEOGRAFIA Ensino Fundamental – anos finais – 7ª série/8º ano – vol. 1 – nova edição Governo do Estado de São Paulo Secretaria da educação Profª Selma Prezotto Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista

2 Globalização benefícios e consequências

3 Para começo de conversa
A intensificação dos fluxos comerciais entre os países é uma das características do processo de globalização. Esse processo pode ter efeitos perversos sobre os mercados locais, principalmente nos países mais pobres. Começaremos essa discussão a partir de duas situações colocadas a seguir: Situação 1 – Suponha que sua família sobreviva do trabalho na terra, em um país muito pobre, e que obtenha a sua renda vendendo alimentos no mercado da cidade mais próxima. Suponha também que esse país receba uma grande quantidade de alimentos doados por um país rico, e que esse alimento seja distribuído entre as famílias que vivem na cidade. O que vai acontecer com sua família? Vai ficar mais fácil ou mais difícil comercializar o produto do seu trabalho no mercado? Que consequências isso pode ter? Situação 2 – Suponha agora que sua família seja proprietária de uma pequena fábrica de roupas, também em um país muito pobre. Suponha que esse país receba uma grande quantidade de roupas doadas por pessoas que vivem em um país rico. O que vai acontecer com sua família? Vai ficar mais fácil ou mais difícil comercializar o produto do seu trabalho no mercado? Que consequências isso pode ter?

4 Ampliando as desigualdades
Etapa 1 Ilustração 1

5 CAMISETAS VIAJANDO A história das roupas de segunda mão e a dívida do terceiro mundo
Vídeo 1

6 Roteiro para discussão
Descreva o caminho das roupas doadas à Zâmbia pelos Estados Unidos. Por que as pessoas que vestem essas roupas não têm outra opção? Qual é o sonho de consumo que essas roupas despertam nas pessoas que as vestem? Quem narra a história? Qual sua perspectiva de vida? O narrador é crítico ao comércio de roupas usadas?

7 Leitura e análise de texto
A maior parte da ajuda financeira que os países pobres da África recebem provém dos países ricos da Europa. No entanto, a ideia bastante difundida de que a Europa está ajudando o desenvolvimento da África não corresponde a realidade. Somente alguns países europeus, principalmente os nórdicos, atendem aos objetivos fixados pela ONU, que estipulam que 1% da renda dos países ricos deve ser destinada à ajuda aos países pobres. Mesmo quando existe, a ajuda é, na maior parte das vezes, interesseira. O país “doador” obriga os países que recebem os benefícios a gastar parte da ajuda adquirindo seus próprios bens e serviços, ampliando o acesso de seus produtos aos mercados africanos. Muitas vezes, a ajuda é complementada com empréstimos, sobre os quais são cobradas taxas de juros mais baixas do que as vigentes no mercado financeiro. Mesmo assim, em muitos países africanos os juros sobre as dívidas já contraídas são maiores do que a soma da ajuda e dos novos empréstimos concedidos. Quando isso ocorre, o país “beneficiário” transfere ao país “doador” uma quantia maior do que recebeu, tornando-se cada vez mais pobre. LEMARCHAND, Philippe (Dir.). L’Afrique at I’Europe: atlas du XX siécle. Paris.Editions Complexe, p.83.

8 Após a leitura dos tópicos, discutam e respondam à questão abaixo:
De acordo com o autor, a Europa não está efetivamente ajudando a África em seu caminho para o desenvolvimento. Quais os argumentos usados para sustentar essa ideia?

9 Lição de casa Faça uma pesquisa sobre os termos: Globalização
Ajuda financeira internacional Mercado Financeiro

10 Vídeo 2

11 RECURSO(S) UTILIZADO(S)
FICHA TÉCNICA CONTEÚDOS Desigualdades internacionais no processo de globalização COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no enfrentamento do problema de ordem socioeconômica; interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais. ESTRATÉGIAS Aulas dialogadas; trabalhos em grupo; exibição de documentários; análise de letra e música. RECURSO(S) UTILIZADO(S) RECURSO TÍTULO LINK DA FONTE ORIGINAL Ilustração 1 Morumbi Vídeo 1 Camisetas Viajando Vídeo 2 Globalização O delírio do dragão


Carregar ppt "ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google