A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 O subprojeto PIBID História 1 tem como eixo central o trabalho com Cultura, Identidades Culturais e Pluralidade no ensino fundamental, trabalhando com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " O subprojeto PIBID História 1 tem como eixo central o trabalho com Cultura, Identidades Culturais e Pluralidade no ensino fundamental, trabalhando com."— Transcrição da apresentação:

1

2  O subprojeto PIBID História 1 tem como eixo central o trabalho com Cultura, Identidades Culturais e Pluralidade no ensino fundamental, trabalhando com a formação, definição e importância das diversas culturas presentes na História

3  Inserir a discussão sobre gênero nas séries iniciais;  Fomentar uma consciência crítica acerca dos estereótipos que circundam as mulheres;  Aproximar a discussão do quotidiano dos alunos.

4  Levando em conta os objetivos propostos, foram escolhidos filmes da produtora Walt Disney por se mostrarem presentes no quotidiano de gerações;  A escolha também se deu pelo fato de que a produtora é conhecida por seus ideais de princesa;  A atividade foi desenvolvida para quatro horas- aula;  Foi desenvolvida para sextos e sétimos anos.

5  A atividade foi aplicada nos sétimos anos do colégio Dom Pedro II;  Aula 01: Discussão sobre indústria cinematográfica e estereótipos. Exibição do trecho de “A Branca de Neve e os Sete anões”;  Aula 02: Exibição de “A Bela Adormecida”, “Mulan” e “Pocahontas”;

6  Aula 03: Exibição de “Valente” e “Frozen”;  Aula 04: Debate com os alunos e entrega da atividade;  Os filmes e os debates foram articulados com base em um roteiro de análise dos filmes;

7  Consistia na escrita de um conto de fadas que levasse em conta as discussões em sala de aula sobre os padrões e estereótipos sobre a representação das princesas;  O critério de avaliação é justamente a relação com as discussões feitas;  O formato da avaliação permite a interdisciplinaridade com a disciplina de português, ficando a critério do aplicador;

8

9 Resultados da Avaliação  Textos criativos;  Problema de cópias de contos já existentes;  Permanência de concepções tradicionais de princesas;  Vários contos atenderam à demanda da avaliação;  Necessidade de interdisciplinaridade com português;

10  Questões técnico-metodológicas: estrutura escolar e adaptação das atividades;  Bons resultados: interesse por parte das alunas e alunos, debates proveitosos;  Identificação por parte das alunas e dos alunos;

11  ADELMAN M., CORRÊA, A. S., RUGGI, L. O., TROVÃO, A. C. R. Mulheres, Homens, Olhares e Cenas. Curitiba:Editora UFPR, 2011.  BREDER, F. C. Feminismo e Príncipes Encantados: a representação feminina nos filmes de princesa da Disney. Trabalho de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.  GALERY, M. C. V. Considerações em Torno do Espectador, do Olhar e da Representação do Feminino. In: Revista Fragmentos nº 26, Florianópolis: UFSC, 2004. p.53-60  KAPLAN, A. A Mulher e o Cinema: Os Dois Lados da Câmera. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.  KELLNER, D. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP, EDUSC, 2001.

12 Coordenadora: Karina Kosicki Bellotti Supervisores: Daniel Nodari; Nívia Celine Bolsistas: Anne da Rocha Bárbara Letícia Bruna Boni Hess Bruna Daum Danila Linkevicius Eric Gruber Fabiane Furquim Fabiane Hadas Giovana Castro Larissa Urquiza Perez Luiz Filipe Dias Genesi Octavio Teles Rodrigo Bonatto Dall'Asta Sara Monteiro


Carregar ppt " O subprojeto PIBID História 1 tem como eixo central o trabalho com Cultura, Identidades Culturais e Pluralidade no ensino fundamental, trabalhando com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google