A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto: Gênero Coordenadora: Érica Nasc. Vieira Grupo:Daiani Cerutti Ezequiel Roden Inês Reis Juliana S. Rodrigues Luciene Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto: Gênero Coordenadora: Érica Nasc. Vieira Grupo:Daiani Cerutti Ezequiel Roden Inês Reis Juliana S. Rodrigues Luciene Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto: Gênero Coordenadora: Érica Nasc. Vieira Grupo:Daiani Cerutti Ezequiel Roden Inês Reis Juliana S. Rodrigues Luciene Ribeiro.

2 Projeto: Mobilizando as práticas diárias e formativas dos educadores nas relações de gênero dos processos educativos. Público Alvo: Professores

3 Justificativa Visando explicitar os aspectos transversais encontrados pelo docente ao se trabalhar em sala de aula e como trabalhá-los de maneira comumente entre os discentes, elaboramos este projeto na qual vem com o objetivo de discutir em maior abrangência o tema gênero. Deve se tratar de questões que norteiam as relações entre masculino e femininos dando espaço para o diferente. No contexto educacional há uma grande produção da desigualdades nas questões de gêneros. Assim acreditamos que uma postura critica e reflexiva por parte de todos aqueles que atuam em instituições de ensino, e a problematizarão de práticas cotidianas escolares que interferem na construção da identidade de gêneros são iniciativas possíveis e necessárias para legitimação de novos modos de subjetivação.( Gestalt e Gêneros,2005,p.180)

4 A cada momento histórico a cultura e a sociedades determina concepções diversas sobre o feminino e masculino em diferentes contextos de raça, classe, idade, religião, educação, etc. A nossa intenção é questionar a mudança da construção de gênero no espaço escolarizado que por meio das práticas cotidianas de tratamento que atualmente tem provocado uma dicotomia entre os gêneros masculinos e femininos.

5 Objetivo Geral: Criar um espaço formativo para professores, que se discutam compreender as diversas situações das relações de gêneros, refletindo e possibilitando um ambiente de aprendizagem. Específicos: Provocar reflexões critica entre os professores, sobre discussões dicotômicas de gêneros. Auxiliar os professores a utilizar o material didático quanto aos conceitos de gêneros. Sensibilizar os professores em sua conduta. Informar os educadores das suas praticas diárias em relação aos alunos. Trabalhar e introduzir a noção de diversidade e a necessidade do respeito às diferenças a fim de evitar preconceitos. Formar professores para que possam refletir e obter instrumentos para lidar com os comportamentos e atitudes que envolvam relações de gênero.

6 Metodologia Após uma visitação e observação na escola, foi discutida a necessidade da elaboração do projeto, aonde viesse a mobilizar os educadores oferecendo elementos para transformar as praticas de ensino trabalhando com o tema gênero. O projeto foi elaborado para atender quinze educadores e esta distribuídos em cinco momentos cada um com duas horas de duração, totalizando dez horas de formação continuada para os professores. Os encontros estão distribuídos em proposta de atividade como: dinâmicas, formulário, filme, texto para debate, palestra e pesquisa e discussão de caso. Será necessária a disponibilidade de uma sala ampla para acomodarem os professores. E disponibilidade de horário tanto da parte da escola como dos professores para que o projeto possa atingir a meta de atender todos os professores. Contaremos com a colaboração da escola dos diretores e coordenador para a aplicação das atividades e na avaliação final.

7 Programação No primeiro encontro: o objetivo é obter informações prévias dos educadores relacionadas ao termo gênero através do preenchimento de um formulário onde pudesse saber qual o conhecimento e entendimento que os profissionais da educação têm e como ele vem atuando e se comportado diante de situações relacionadas sobre o tema. Após será aplicado uma dinâmica para identificar as dicotomias de gêneros: Os educadores serão convidados a escrever em um papel uma palavra que signifique homem o que caracteriza o sexo masculino.Depois escrever uma palavra que signifique mulher o que caracteriza o sexo feminino. As palavras deverão ser escritas em um quadro negro, separadas em duas colunas. Avaliar as palavras destacadas como uma problematização produzidas pelas dicotomias entre os gêneros.

8 Segundo encontro: será disponibilizado 40 min no laboratório de informática para que os professores pesquisem sobre o tema gênero e façam anotações depois realizem um debate entre eles, enfatizando uma discussão de caso a sua conduta na sala de aula como trabalhar na sua pratica educativa. Após será realizado uma dinâmica que irá intervir no pensamento e na consciência dos educadores. Terceiro encontro: discutir a dicotomias e papéis de gênero através de uma projeção do filme Acorda Raimundo, Acorda. A apresentação do filme terá por objetivo discutir a possibilidade da troca de papéis de gênero e desconstruir a noção de papéis nitidamente demarcados para homens e mulheres, onde o poder masculino é valorizado e visto como regra. Cada um deve dar seu ponto de vista relacionando o filme aos seus conhecimentos sobre gêneros.

9 Em um segundo momento espalhar papeis sulfites com nomes de brinquedos e brincadeiras pelo chão e pedir para que cada professor escolha um papel, identifique o brinquedo que escolheu e fale sobre ele, depois falar porque escolheu este brinquedo todos deve comentar sobre sua escolha. Assim refletir sobre que brinquedos e brincadeiras que estão sendo oferecendo aos seus alunos, para que não haja discriminação e classificação, mobilizando que todos possam brincar e se divertir com os mesmos brinquedos.

10 Quarto encontro: será administrada uma palestra com a Profª. Msc. Maria de Lurdes Silva (UEMS/UFSCAR) que venha a discutir a construção de identidade das crianças e adolescentes na relação de gênero determinada pela sociedade.. Enfatizando quais são as verdades e mitos na construção de identidade. Ao final da palestra será aberto um momento de reflexão onde o professor poderá expor seu pensamento e suas dúvidas para que possa ser discutida com intuito de encontra uma resposta para a sua prática. Disponibilizar revistas, papel pardo, canetinhas para que os professores montem um mural com figuras e símbolo que caracterize a prática de homens e mulheres destacando as discriminações. E solucionando as problematizações. Quinto encontro: refletir a diversidade e a relação de gênero na escolar com o texto Diferenças de gênero na escola: interiorização do masculino e do feminino (SOUZA, Fabiana Cristina de – UNESP), através de uma mesa redonda e debate, enfatizando gêneros na realidade escolar. Em seguida os professores deverão fazer uma auto- avaliação sobre as sua conduta na pratica educacional sobre o tema e relatar que importância o projeto teve em sua conduta profissional e pessoal.

11 Materiais/Equipamentos Permanentes:Data- show (material para aquisição);Laboratório de informática; Materiais/Consumo: Os materiais relacionados ao projeto: textos 15 copias, 15 folhas para o preenchimento do formulário, 15 folhas para a realização das primeira dinâmicas, 15 folha para a realização da segunda dinâmica, 15 folhas para a auto-avaliação dos professores. Humanos: Para a palestra será convidada a Profª. Msc. Maria de Lurdes Silva (UEMS/UFSCAR)

12 Avaliação:Será avaliado o conhecimento prévio dos professores sobre o tema gênero observando a compreensão através do questionário e da pronunciação dos professores. Durante o desenvolvimento do projeto será analisada uma auto-avaliação do professor sobre a sua conduta antes e depois do projeto, que importância o projeto teve em sua pratica. Toda a avaliação será participativa e objetiva acompanhada de uma lista de freqüência.

13 Mude, mas comece devagar. Porque a direção é mais importante que a velocidade (Clarice Lispector). Para finalizar!!!


Carregar ppt "Projeto: Gênero Coordenadora: Érica Nasc. Vieira Grupo:Daiani Cerutti Ezequiel Roden Inês Reis Juliana S. Rodrigues Luciene Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google