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Tecnologia da informação Aula 12 – Introdução ao Business Intellingece (BI) Profº Erich Turma 6-A Noturno.

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1 Tecnologia da informação Aula 12 – Introdução ao Business Intellingece (BI) Profº Erich Turma 6-A Noturno

2 Na última aula...

3 O papel crucial dos sistemas de e-business e e- commerce na sociedade levanta sérias questões éticas e sociais em termos de seu impacto no emprego, individualidade, condições de trabalho, privacidade, saúde e crimes com o uso do computador. Gerentes podem ajudar a solucionar os problemas de utilização inadequada da TI, assumindo suas responsabilidades éticas para o projeto ergonômico, uso benéfico e administração consciente das tecnologias de e-business em nossa sociedade.

4 As atividades de negócios e de TI envolvem muitas considerações éticas. Princípios ético e padrões de conduta servem como diretrizes para lidar com problemas éticos nas empresas. Uma das mais importantes responsabilidades da administração de uma companhia é garantir a segurança e a qualidade de suas atividades de e- business. Ferramentas e políticas de administração de segurança podem assegurar a precisão, integridade e segurança dos sistemas e recursos de e-business.

5 O Modelo de pressões – reações e suporte de negócios. Globalização, demandas do consumidor, regulamentações governamentais, mercados e competição, etc. Estrátegia, colaboração dos parceiros, reação em tempo real, agilidade, maior produtividade, novos fornecedores, novos modelos de negócio, etc. Pressões Oportunidades Análises, Decisões, Previsões Suporte computadorizado à decisão integrado Business Intelligence

6 Definição: Business Intelligence (BI) é um termo “guarda-chuva” que inclui arquiteturas, ferramentas, BDs, aplicações e metodologias. BI é um termo que englobou os SIG, SIE e SAD. Mas, tudo depende de que tipo de BI a empresa utiliza. Objetivos: Permitir acesso interativo aos dados, proporcionar a manipulação e realização de analise adequada. Em termos estratégicos: facilitar a diminuição da diferença entre o desempenho atual da organização com o desejado.

7 Relatórios financeiros OLAP Indicadores Data Mining Análise Preditiva Portais Consultas e Relatórios Metadados Data Warehouse Data Marts Business Intelligence Business Intelligence

8 Aplicação analíticaPerguntaValor Segmentação dos clientes Em quais segmentos de mercado meus clientes se encaixam e quais são suas características? Personalizar os relacionamentos com clientes para obter maior satisfação e retenção. Propensão a compras Quais clientes são mais propensos a responderem à minha promoção? Visar os clientes com base nas necessidades que eles tem de aumentar a fidelidade à sua linha de produtos. Aumentar também a lucratividade da campanha enfocando quem tem mais possibilidades de compras Lucratividade dos clientes Qual é a lucratividade vitalícia do meu cliente? Tomar decisões individuais de interação de negócios com base na lucratividade geral dos clientes. Detecção de fraudes Como posso saber quais transações provavelmente serão fraudulentas? Determinar a fraude com rapidez e agir imediatamente para minimizar os custos. Perda de clientes Qual cliente está a ponto de sair?Evitar a perda de clientes de grande valor e abandonar os de menor valor. Otimização do canal Qual é o melhor canal para chegar a meu cliente em cada segmento? Interagir com os clientes com base nas preferências deles e em sua necessidade de gerenciar custos. Valor para o negócio das aplicações analíticas de BI.

9 Fonte de dados Equipe técnica Constrói o Data warehouse Organização, Padronização, Resumo, etc Data Warehouse Usuários de negócio Acessa Manipulação, resultados Gerentes/Executivos Estratégias de business performance Management (BPM) Ambiente de Data Warehouse Ambiente de Análise de Negócio Desempenho e Estratégia Interface de usuário Navegador, portais, etc Criação de futuros sistemas inteligentes (IA) Arquitetura e componentes de BI

10 Data Warehouse: BD especial preparado para dar suporte a aplicações de tomada de decisão. Desde simples relatórios ou consultas até complexas otimizações. Análise de negócios: Análise de diferentes dimensões de dados (tendencia, serie temporal, etc) com rapidez e facilidade. Uso de gráficos e informações altamente detalhadas. Abordagens que facilitam ainda mais a consulta chamados de sistemas automatizados de decisão (ADS). Há o uso de um middleware para acesso. Data mining: Procura padrões ocultos em uma coleção de dados para prever comportamento futuro. Business (ou Corporate) Performance Management (BPM): Baseia-se no Balanced Scorecard (definir, implementar e gerenciar objetivos a medidas factuais). Otimizar o desempenho geral da organização comparando com as metas estabelecidas. Interface do usuário: Dashboards (indicadores chave de desempenho) abrangente e visual das medidas, tendências e execeções. Portais corporativos, cockpits digitais, etc. Arquitetura e componentes de BI

11 Beneficios do BI (Pesquisa 510 corporações): – Economia de tempo (61%) – Versão única da verdade (59%) – Melhores estratégias e planos (57%) – Processos mais eficientes (55%) Outra pesquisa revelou: – Geração de relatórios mais rápida e precisa (81%) – Melhor serviço ao cliente (56%) – Melhor tomada de decisão (78%) Foi notado que muitos benefícios são intangíveis.

12 Uso preditivo do data mining para analisar entre as milhares de empresas no Texas, para saber aquelas que seriam as melhores para serem auditadas quanto a sonegação fiscal. Uso do BI para seguir as recomendações da lei Sarbanes-Oxley através de indicadores chaves de desempenho, relatórios minunciosos, tratamento contábil, buscar anomalias nos bancos de dados e dados financeiros coesos. Casos

13 Processo de criação e uso da inteligência Usuário Exigencia/ Feedback Planejamento/ Distribuição de tarefas Coleta Processamento/ Exploração Analise Produção Disseminação Avaliação continua

14 Projetos de BI (nunca esquecer do ROI e custo beneficio); Quanto a governança: – Parcerias entre chefes de áreas funcionais ou lideres de produtos e serviços; – Parcerias entre representantes de negocio e representantes de TI; Equipe de controle lidará com questões como: 1)Criar categorias de projetos (estratégicos, obrigatórios, de investimento, de oportunidades de negócio, etc.); 2)Definir critérios de seleção de projetos; 3)Determinar e estabelecer uma estrutura para gerenciar os risco do projeto; 4)Gerenciar e fazer uso das interdependências do projeto; 5)Monitorar e ajustar continuamente. Criação e governança de BI.

15 Bibliografia consultada: TURBAN, E.et al.Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. 1 ed. São Paulo: Bookman, 2009. Introdução


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