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TEORIA CLÁSSICA.

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Apresentação em tema: "TEORIA CLÁSSICA."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA CLÁSSICA

2 Fayol (1841 – 1925) , juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.

3 Direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford.

4 Fayol passou toda a sua vida profissional como diretor da companhia, a Commentry-Fourchambeau-Decazeville. Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Reestabeleceu a saúde econômica-financeira da companhia. O engenheiro Henri Fayol se tornou uma espécie de herói por ter recuperado uma problemática mineradora e tê-la transformado em um dos negócios mais bem-sucedidos da França.

5 Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em Esta obra somente foi traduzida para o inglês muitos anos mais tarde. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios Princípios Básicos.

6 A Teoria Clássica Caracteriza-se pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente, portanto, parte do todo organizacional, de sua estrutura para garantir a eficiência a todas as partes envolvidas.

7 Segundo Fayol toda empresa pode ser dividida em seis grupos de funções essenciais:
1. Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou serviços. 2. Funções Comerciais, relacionadas com a compra e venda de bens ou serviços. 3. Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais. 4. Funções de Segurança, relacionadas com a proteção e preservação do patrimônio. 5. Funções Contábeis, relacionadas com os inventários, balanços e estatísticas 6. Funções Administrativas, relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

8 PAPEL DO GERENTE SEGUNDO FAYOL
Fayol considerava a empresa como um sistema racional de regras e de autoridade. Para Henry Fayol a administração é uma função distinta das demais. As funções administrativas não são exclusivas da alta cúpula da organização e estão presente em todos os níveis hierárquicos. Todos os cargos de gerência desempenham atividades administrativas, porém o volume das funções administrativas aumenta na medida em que se sobe nos níveis hierárquicos.

9 Fayol dizia que: “Nenhuma das cinco funções essenciais precedentes tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforços e de harmonizar os atos. Essas atribuições pertencemà administração”.

10 A administração é uma atividade comum a todas as organizações, e compreende cinco funções:
Planejar / prever – visualizar o futuro e definir programas de atuação Organizar – Compor a estrutura funcional da organização (ex: cargos) Comandar – orientar e dirigir o pessoal Coordenar – Ligar, unir, harmonizar esforços em torno dos objetivos da empresa. Controlar – Verificar se as ações estão conforme planejadas.

11 Estes são os elementos da Administração que constituem o chamado processo administrativo, e que são localizáveis em qualquer trabalho do administrador, em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Em outros termos, tanto o gerente, o chefe, o supervisor, como o encarregado - cada qual em seu nível - desempenham atividades de previsão, planejamento, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.

12 De acordo com Fayol, a Função Administrativa é a mais importante de todas.
As atividades de administração devem ser separadas das demais atividades da empresa. Administrar é uma função dos chefes, que fazem (ou mandam) os outros fazer - Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar a atividade alheia.

13 O trabalho do gerente segundo Fayol
O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequencia lógica.

14 Fayol definiu a empresa como uma organização que começa com um plano estratégico ou uma definição de objetivos, evolui para uma estrutura para colocar o plano em prática, atua de forma controlada entre o líder e a força de trabalho, harmoniza o trabalho dos departamentos através da coordenação sujeita a avaliações e controle sobre a sua eficácia. O melhor desempenho da força de trabalho dependerá das qualidades do líder, do seu conhecimento do negócio e dos empregados e da sua capacidade de inspirar um sentido de missão.

15 Os deveres dos gerentes segundo Fayol
Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução, Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa, Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única, Harmonizar atividades e coordenar os esforços, Formular as decisões de forma simples, nítida e precisa,

16 Os deveres dos gerentes segundo Fayol
6. Organizar a seleção eficiente do pessoal, 7. Definir claramente as obrigações, 8. Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade, 9. Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados, 10. Usar sanções contra faltas e erros, 11. Manter a disciplina, 12. Subordinar os interesses individuais ao interesse geral,

17 Os deveres dos gerentes segundo Fayol
13. Manter a unidade de comando, 14. Supervisionar a ordem material e humana, 15. Ter tudo sobre controle e 16. Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada.

18 Idéias Centrais da Teoria Clássica a respeito da organização:
Quanto mais dividido o trabalho em uma organização, mais eficiente será. Quanto mais o agrupamento de tarefas em departamentos obedecer ao critério da semelhança de objetivos, mais eficiente será a empresa. Deve-se ter um pequeno número de subordinados por chefe e um alto grau de centralização da decisões, de forma que o controle possa ser e completo, visando tornar a organização mais eficiente.

19 Divisão do Trabalho na Teoria Clássica :
Preocupada com a divisão no nível de órgãos que compõem a organização – departamento, seções, unidades... Desta forma, a divisão do trabalho obedece duas direções: Vertical – Segundo os níveis de autoridade e responsabilidade # escalões da organização tem # níveis de autoridade e responsabilidades Fayol dizia que a autoridade e responsabilidade sobe na medida que se sobe na hierarquia e achava que empresas com linhas de autoridade mais rígidas são mais eficientes. Horizontal – Departamentalização - Segundo os diferentes tipos de atividades desenvolvidas na organização – Em um mesmo nível hierárquico, cada departamento passa a ser responsável por uma atividade específica e terá responsabilidade e autoridade diferente.

20 Idéias Centrais da Teoria Clássica a respeito da organização:
O objetivo da ação de organizar são as tarefas , as estruturas, muito mais que os homens. Desta forma, ao organizar (Compor a estrutura funcional da organização -ex: cargos) os administradores não devem levar em consideração os problemas de ordem pessoal daqueles que vão ocupar a função. Deverá criar uma estrutura ideal. A organização é vista da forma PIRAMIDAL – organização linear – onde ocorre a supervisão linear baseada na unidade de comando ou supervisão única, seguindo o princípio escalar (autoridade e comando) e são compostas por órgãos de Linha e órgãos STAFF (que fornecem conselho, recomendação, assessoria aos órgãos de linha e não possuem autoridade de comando e sim de especialista).

21 A organização em linha apresenta uma forma nitidamente piramidal
A organização em linha apresenta uma forma nitidamente piramidal. Nela, os órgãos de linha seguem rigidamente o principio escalar. Porém, para que eles possam se dedicar exclusivamenteàs sua atividades especializadas, tornam-se necessários outros órgãos prestadores de serviços especializados estranhos às atividades dos órgãos de linha. Esses prestadores de serviços – denominados órgãos de staff ou de assessoria – fornecem àqueles, conselhos, recomendações, assessoria e consultoria, que os órgãos de linha não têm condições de prover a si próprios. Tais serviços não podem ser impostos arbitrariamente aos órgãos de linha, mas somente oferecidos. Assim, os órgãos de staff não obedecem ao principio escalar nem possuem autoridade de comando em relação aos órgãos de linha.

22 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Representação gráfica ou descritiva das áreas que compõem as unidades, distribuídas em níveis hierárquicos. A estrutura organizacional projeta e organiza os relacionamentos dos níveis hierárquicos e o fluxo das informações essenciais para uma Organização. Martha Valentim, 2007

23 “Princípios Gerais da Administração” Formulados por Fayol e que seriam maleáveis e adaptáveis a qualquer circunstância. São eles: Divisão do trabalho – “A divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. O operário que faz todos os dias a mesma peça e o chefe que trata constantemente dos mesmo negócios adquirem mais habilidade, mais segurança e mais precisão e, consequentemente, aumentam de rendimento.” (FAYOL,1990, p.44).”

24 “Princípios Gerais da Administração”
Autoridade e responsabilidade – “ A autoridade consiste no direito de mandar e no poder de se fazer obedecer. Não se concebe autoridade sem responsabilidade, isto é, sem a sansão que acompanha o exercício do poder.” (FAYOL,1990, p.45).

25 “Princípios Gerais da Administração”
Disciplina – “ A disciplina consiste, essencialmente, na obediência, na assiduidade, na atividade, na presença e nos sinais exteriores de respeito demonstrados segundo as convenções estabelecidas entre a empresa e seus agentes.” (FAYOL, 1990, p.46). Unidade de comando – autoridade única “Para a execução de um ato qualquer, um agente deve receber ordens somente de um chefe.” (FAYOL,1990, p.48).

26 “Princípios Gerais da Administração”
Unidade de direção – “Um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo.” (FAYOL, 1990, p.49). Subordinação de interesses – “Esse princípio lembra que o interesse de um agente ou de um grupo de agentes não deve prevalecer sobre o interesse da empresa.”(FAYOL, 1990, p.49).

27 “Princípios Gerais da Administração”
Remuneração de Pessoal – Salários justos para satisfação dos empregados. Equidade – “A remuneração do pessoal é o prêmio pelo serviço prestado. Deve ser equitativa e, tanto quanto possível, satisfazer ao mesmo tempo ao pessoal e à empresa, ao empregador a ao empregado. O patrão, no próprio interesse do negócio, deve cuidar da saúde, do vigor físico, da instrução, da moralidade e da estabilidade de seu pessoal.” (FAYOL , 1990, p.50). Funções = salários =

28 “Princípios Gerais da Administração”
Centralização de autoridade – Fayol considerava a centralização como algo natural, utilizando o exemplo de que como no organismo, as sensações convergiam na direção do cérebro que emite as ordens para as demais partes do corpo. Cadeia Escalar – Escala de poder – linha de autoridade – “Constitui a hierarquia a série dos chefes que vai da autoridade superior aos agentes inferiores.” ( FAYOL,1990, p.57 ).

29 “Princípios Gerais da Administração”
Ordem – “Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar (ordem material), e um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar (ordem social). Para que impere a ordem material é preciso que um lugar tenha sido reservado para cada objeto e que todo objeto esteja no lugar que lhe foi designado, para a ordem social, que um lugar seja reservado a cada agente e que cada agente esteja no lugar que lhe foi destinado.” (FAYOL,1990, p.59). É o princípio da ordem material, temporal e funcional.

30 “Princípios Gerais da Administração”
Estabilidade – “Um agente precisa de tempo para iniciar-se em uma nova função e chegar a desempenhá-la bem. Se ele for deslocado assim que sua iniciação acabar ou antes que ela termine, não terá tido tempo de prestar serviço apreciável e, se a mesma coisa se repetir indefinidamente, a função jamais será bem desempenhada.” (FAYOL, 1990, p.61). A rotação tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanta mais tempo uma pessoa permanecer num cargo, tanto melhor.

31 “Princípios Gerais da Administração”
Iniciativa – A capacidade dos gestores de visualizar a necessidade de uma ação e executá-la sem precisar aguardar ordens superiores. Espírito de Equipe – “A harmonia e a união do pessoal de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois, realizar esforços para estabelecê-la.” (FAYOL, 1990, p.62 ).

32 Algumas críticas ao modelo...
Fayol tinha a visão da empresa a partir da gerência administrativa, e direcionou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A empresa como sistema fechado. Manipulação dos trabalhadores - assim como a Administração Científica, a Teoria Clássica foi considerada tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores. 

33 Teoria Científica Chão de Fábrica/ Produção Ênfase nas tarefas Busca aumentar a eficiência: Métodos racionais e padronizados e da máxima divisão de tarefas Supervisão Funcional Divisão do trabalho no nível do operário Fragmentação das tarefas Teoria Clássica Gerência Administrativa Gerência ênfase nas estruturas Estrutura formal da empresa e adoção de princípios administ. pelos altos escalões. Unidade de Comando Divisão do trabalho no nível dos orgãos que compõem a organização – departamentalização, seção


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