Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRayssa Maria do Mar Abreu Santiago Alterado mais de 8 anos atrás
1
Goldenberg, M. Introdução. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. p.11-12. Aula 1 Goldenberg, M. (Re)aprendendo a olhar. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. p.13-15. Aula 1 O OLHAR NA PESQUISA Prof. Alexandre
2
CIÊNCIA CIÊNCIA x SENSO COMUM Senso comum – conhecimento da realidade; visa auxiliar/facilitar as atividades do cotidiano; simplifica o conteúdo das teorias científicas (garrafas de café, chás de boldo, travessia de avenidas, etc.); conhecimento acumulado no cotidiano (gerações); recicla saberes, mistura, reduz e simplifica constituindo uma visão de mundo.
3
CIÊNCIA CIÊNCIA x SENSO COMUM Ciência – conhecimento da realidade; conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objetos de estudo); processo reflexivo da realidade, desnaturaliza/abstrai a realidade e produz teorias. Ciência – características = objeto específico, linguagem precisa, métodos e técnicas específicas, visando a continuidade do processo cumulativo do conhecimento.
4
Reflexões – Goldenberg,M. “Metodologia de Pesquisa é muito mais do que algumas regras de como fazer uma pesquisa. Ela auxilia a refletir e propicia um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso, indagador e criativo. (GOLDENBERG, 2007,p.11)”.
5
Reflexões – Goldenberg,M. Função dos Orientadores – auxilia o orientando a construir uma nova forma de pensar, ter disciplina e escrever corretamente; Pesquisa científica exige criatividade, disciplina, organização, modestia (confronto permanente entre conhecimento e ignorância, possível e impossível)
6
(Re)Aprendendo a olhar “Não são as respostas que movem o mundo, mas as perguntas” (Canal Futura); Pesquisa não é totalmente controlável, impossível prever todas as etapas? Método é uma previsão, mas não uma camisa de força.
7
(Re)Aprendendo a olhar Paradigma quantitativo de pesquisa (veracidade verificada pela quantidade/representatividade da amostra.Objetividade Paradigma quantitativo de pesquisa – objetividade/neutralidade questionada, já que a subjetividade do pesquisador está implicada na escolha do tema, métodos, instrumentos.
8
(Re)Aprendendo a olhar Debate de idéias – não são ataques pessoais, fruto da socialização das pesquisas. Exercício constante de críticas e autocrítica
9
(Re)Aprendendo a olhar Paradigma qualitativo de pesquisa – preocupação não é numérica, visa um aprofundamento da compreensão de um determinado grupo..
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.