A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A assessoria de imprensa é um elo entre o cliente e a imprensa. O assessor tem como principal objetivo identificar espaços, explorando-os jornalisticamente,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A assessoria de imprensa é um elo entre o cliente e a imprensa. O assessor tem como principal objetivo identificar espaços, explorando-os jornalisticamente,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A assessoria de imprensa é um elo entre o cliente e a imprensa. O assessor tem como principal objetivo identificar espaços, explorando-os jornalisticamente, realizando contatos, divulgando opiniões e fatos de interesse do cliente, garantindo assim uma imagem positiva e atraindo a atenção do público. A assessoria é um investimento de alto retorno para uma empresa, se comparado ao custo de inserção de publicidade que se paga na mídia.

4

5 Reuniões de núcleo: Uma vez por semana o núcleo se reúne para discutir pautas, trocar idéias e informar quais os próximos eventos dos clientes e suas agendas. No núcleo, cada um é responsável pela leitura de um jornal e uma revista. Desta forma, todos conseguem trocar informações com o objetivo de ajudar ao outro. Time Sheet Em nosso negócio, tempo dinheiro. O fee de cada cliente é baseado na hora/homem de cada atendimento. Para precisar como esse recurso é distribuído, é de extrema importância o preenchimento diário do time sheet. Essa tarefa é fundamental para que a FSB tenha controle sobre as atividades desempenhadas por cada atendimento e que possa comparar as receitas de cada cliente e seus custos para a empresa.

6 Leitura diária de jornais: Outra tarefa indispensável no dia-a-dia do assessor é a leitura dos jornais. Essa hábito pautará muitas vezes nossos clientes e irá nos ajudar a conhecer o que cada jornalista está fazendo. Classificação das matérias A classificação de matérias também é fundamental e servirá como base para a produção do relatório de análise de mídia.

7 Os documentos devem salvos em pastas específicas, para que outros integrantes do núcleo possam acessar os arquivos sem dificuldade, quando necessário. A organização deve ser feita respeitando o tipo do documento e o período. O ideal é que, dentro de cada pasta, os arquivos sejam separados por anos e numerados de acordo com a seqüência. Exemplo: Desejo salvar um release da Petroflex: 1º passo: acessar a pasta da empresa; 2º passo: clicar em Criação_Interface; 3º passo: selecionar a pasta Releases; 4º passo: salvar o arquivo na pasta do ano de 2005, seguindo a seqüência numérica dos documentos. Se o último arquivo salvo tiver sido o "003 - Petroflex inaugura fábrica", o próximo deverá ser numerado como " 004 - Petroflex divulga resultados". ORGANIZANDO ARQUIVOS

8

9  Contato diário com o cliente para troca de informações que possam gerar pautas;  Reuniões periódicas do atendimento com o cliente;  Reuniões semanais de atendimento, com o núcleo e com a diretoria da conta para feedback sobre o cliente;  Apresentação de relatórios de mídia com resultados periódicos para o cliente;  Reuniões mensais com a diretoria da conta e o cliente para apresentação de resultados do mês anterior e planos de comunicação para o mês seguinte;  Apresentação de plano de comunicação anual com um planejamento para o período;  Atualização periódica de informações sobre o cliente em materiais de divulgação, como press kits;  Interface entre cliente e imprensa mais eficiente.

10 REUNIÃO COM O CLIENTE AntesDepois  Pauta da reunião com logo da FSB e do cliente, citando todos os itens/assuntos que serão abordados por ordem de importância;  Pasta de clipping com as últimas matérias publicadas  Ata da reunião, citando local, dia e participantes da mesma, além de tudo o que foi acertado por tópicos;  Mandar para todos os participantes da reunião e para demais interessados. As reuniões com o cliente devem ser preparadas previamente e, depois de realizada, devemos passar um feedback para o cliente, através de uma ata. Segue modelo abaixo:

11

12 No início do trabalho é realizada uma reunião onde identificamos as necessidades do cliente. Nesse momento podemos observar carências e oferecer diversos produtos de nosso portfólio. Hoje, a FSB conta não só com o serviço de assessoria de imprensa; é importante que o cliente nos veja como uma empresa de comunicação integrada e confie a nós a prestação de outros serviços como: treinamentos, organização de eventos, mudança de marca, entre outros. Depois dessa reunião será desenvolvido um plano de comunicação que servirá de base para as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. Alguns exemplos: Redação e divulgação de releases e notas na mídia; Divulgação de eventos; Sugestão de ações de marketing; Media Training

13 O plano de comunicação deve sempre obedecer um cronograma. Por isso, o ideal é que logo no início apareça a chamada “linha do tempo” com as atividades a serem realizadas mês a mês: janeirofevereiromarçoabril E assim por diante...

14 - PLANO DE COMUNICAÇÃO - Muitas vezes é com o plano de comunicação que o cliente programa seus gastos anuais. Por isso a importância de apresentar todas as idéias nessa ocasião, para que ele consiga cumprir todas as sugestões. O media training, por exemplo, é uma sugestão indispensável em um plano. Além de ser importante para o cliente, é importante para o assessor.

15 COMO FAZER UM MEDIA TRAINING? AntesDurante Depois  Definir participantes;  Escolher palestrantes;  Definir local, data e horário;  Mandar convite para os convidados;  Passar o briefing para os palestrantes Obs: Procure saber quem são os responsáveis pelos media trainings em seu escritório. Questões como: preço, aluguel de salão, equipamentos podem ser tratadas com elas. Porém, a responsabilidade da coordenação é do assessor.  Verificar equipamentos;  Fazer fotos dos executivos para futuras pautas;  Almoço ou brunch, servido entre as atividades da manhã e da tarde;  Entregar aos participantes o certificado de participação;  Enviar para o cliente avaliação do media training; >> MEDIA TRAINING

16 É de extrema importância também promover encontros entre o cliente e os jornalistas. Esses encontros podem ser visitas à redação, cafés da manhã, almoços, etc e têm como objetivo gerar pautas ou, simplesmente, promover a aproximação entre ambos.  Marcar com o jornalista;  Preparar o material que irá levar;  Combinar com o cliente o discurso  Passar perfil do jornalista para o cliente e vice-versa Antes DuranteDepois  Procure sempre reservar o restaurante;  Chegue junto com seu cliente para nunca deixá- lo sozinho com o jornalista;  Não deixe esfriar o relacionamento: sempre depois de um encontro faça follow, ofereça mais informações a partir das que o jornalista recolheu; ENCONTRO COM JORNALISTAS >> ENCONTRO COM JORNALISTAS

17 - PLANO DE COMUNICAÇÃO - COMO FAZER UMA COLETIVA? Outro item importante no plano é a coletiva de imprensa. Vale ressaltar que essa ação só deve ser realizada se a imprensa tiver muito interesse no assunto e for gerar muita repercussão.  Levantar o mailing  Aviso de Pauta  Release  Follow  Press kit  Q&A  Lista de participantes em ordem alfabética  Crachás  Plaquinhas com nomes  Data show  Telão, microfone e som  Fotógrafo  Apresentar participantes  Discurso  Perguntas  Brunch  Release com informações da coletiva  Follow  Relatório do evento AntesDurante Depois >> COLETIVA DE IMPRENSA

18 O press kit deve ser uma das primeiras tarefas realizadas após a entrada do cliente. Pode ser distribuído para imprensa em eventos ou enviado para jornalistas que entrem em contato com a assessoria. É importante mantê-lo sempre atualizado. Vale ressaltar que o conteúdo do mesmo não deve ser longo e nem muito texto. Colocar algumas informações em tópicos pode ser uma boa solução. Conteúdo básico:  Histórico da empresa;  Diretoria e principais executivos;  Missão;  Panorama da empresa no Brasil / Mundo;  Contribuições da empresa no mercado a qual ela está inserida;  Principais produtos / serviços;  Contatos com a imprensa.  Data PRESS KIT >> PRESS KIT

19 OUTRAS AÇÕES, MARKETING E DESIGN Surpreenda sempre o cliente. Não fique no be-a-bá. Ouse. Mas faça isso com segurança. Muitas vezes os clientes, principalmente os mais antigos, não sabem do que somos capazes. Sugerir uma mudança de marca, uma atualização no website, cartilhas, eventos, jornais internos é uma boa forma de demonstrar pró-atividade, trazendo assim maior retorno para a agência. Todas essas ações estão reunidas em nosso portfolio à disposição de todos. Leve ao cliente, mostre o que podemos fazer por ele. Fazer a nova apresentação da FSB pode ser uma boa idéia ! Para ações de marketing, como marketing viral e de guerrilha, temos empresas parceiras que nos ajudam em alguns clientes e podem ajudar aos seus. Aproveite! >> OUTRAS AÇÕES

20

21 Essa é a forma de mostrar o resultado de nosso trabalho aos clientes. Através de gráficos, são analisadas todas as matérias publicadas ao longo do ano. É através do relatório de centimetragem que o cliente descobre qual o retorno de mídia e o benefício de manter uma assessoria de imprensa. No relatório, devemos incluir também as ações desempenhadas pela assessoria durante aquele período como: encontro com jornalistas, eventos, principais matérias publicadas, etc. Segue exemplo a seguir:  Total de Mídia Impressa: R$ 1.101.271,02  Total de Mídia Impressa/FSB: R$ 897.726,02  Total de Mídia Eletrônica/FSB: R$ 12.923,00 R$ 910.649,02 R$ 24.220,00 R$ - R$ 100.000,00 R$ 200.000,00 R$ 300.000,00 R$ 400.000,00 R$ 500.000,00 R$ 600.000,00 R$ 700.000,00 R$ 800.000,00 R$ 900.000,00 R$ 1.000.000,00 Valor de TabelaInvestimento Retorno de 38 vezes

22 A FSB é associada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial A FSB presta serviço pró-bono para as seguintes iniciativas: w w w. f s b. c o m. b r Rio de JaneiroSão PauloBrasília


Carregar ppt "A assessoria de imprensa é um elo entre o cliente e a imprensa. O assessor tem como principal objetivo identificar espaços, explorando-os jornalisticamente,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google