Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKevin Vítor Chaves Deluca Alterado mais de 8 anos atrás
1
Alan Mateus Vieira Neves Mestrando em Ciência da Computação Prof. Dr. Ricardo Massa Orientador Um framework estratégico para tomada de decisão em ambiente orientado a serviços com multicritério e multigerencial
2
Cenário Atual O termo alinhamento de TI tem atraído mais a atenção dos executivos; Tendo como objetivo aproveitar o potencial da TI espera-se alcançar um desempenho empresarial esperado; – Através de métodos que melhorem a comunicação entre os setores de negócio e TI; SOA é amplamente reconhecida como tecnologia que busca um melhor alinhamento de TI e negócio; No entanto, as metas estratégicas tem sido negligenciadas quando se trata de assuntos, como: a seleção e a implementação de web services.
3
Proposta Proporcionar um framework que possa criar um melhor alinhamento de TI e negócio, visando a escolha de web services; A aplicação do framework é dividida em duas etapas: – Perspectiva Estratégica: Tem como objetivo determinar quais são prioridades estratégicas da organização; – Perspectiva Tática-Operacional: Tem como objetivo determinar um trade-off entre os critérios e as alternativas possíveis; É utilizado um método de tomada de decisão para determinar qual a melhor escolha a ser realizada, visando a seleção dos serviços.
4
Analytic Hierarchy Process (AHP) Técnica estruturada para tomada de decisão; Decomposição do problema em uma hierarquia; Utilizando critérios (e subcritérios) para a priorizar e selecionar alternativas.
5
Analytic Hierarchy Process (AHP) O AHP transforma as comparações, em valores numéricos;
6
AHP para Seleção de Serviços Alguns trabalhos utilizam o AHP para a escolha de serviços. Serviço A Empresa 1 CustoTempo Serviço A Empresa 2 Serviço A Empresa 3 Seleção de serviço Critério N
7
Conjunto com os resultados de cada critério utilizado na organização Conjunto com os valores de preferência de cada critério tático Resultado para tomada de decisão Perspectiva Estratégica Perspectiva Tática e Operacional Proposta
8
Valores de preferência de cada critério Critério 1 Prioridades Estratégicas Critério 2 Critério N Proposta Perspectiva Estratégica Resultado Critério Tático 1 X% Critério Tático 2 Y% Critério Tático N N% A perspectiva estratégica tem o objetivo determinar qual a importância de cada critério, visando traduzir o modelo de negócio da empresa para a tomada de decisão.
9
Proposta Perspectiva Tática e Operacional Resultado para o Critério Tático 1 Resultado para o Critério Tático 2 Conjunto com os resultados de cada critério tático … Resultado para o Critério Tático N Solução Critério Tático 1 Critério Técnico 1 Alter. 1 Alter. 2 Alter. 3 Critério Técnico 2 Critério Técnico N Alter. N Solução Critério Tático 1 Critério Técnico 1 Alter. 1 Alter. 2 Alter. 3 Critério Técnico 2 Critério Técnico N Alter. N Solução Critério Tático 1 Critério Técnico 1 Alter. 1 Alter. 2 Alter. 3 Critério Técnico 2 Critério Técnico N Alter. N
10
Proposta Perspectiva Tática e Operacional Esse momento, o gerente informa qual critério técnico (Serviços) tem maior preferência considerando o aspecto dessa hierarquia. Essa etapa, valores de QoS são utilizados para determinar quais são as preferências de cada alternativa. Solução Critério Tático 1 Critério Técnico 1 Alter. 1Alter. 2Alter. 3 Critério Técnico 2 Critério Técnico N Alter. N
11
Proposta Perspectiva Tática e Operacional Conjunto com os resultados de cada critério tático Resultado Critério Tático 1 Critério Tático 2 Critério Tático N Alter. 1X1%Y1%N1% Alter. 2X2%Y2%N2% Alter. 3X3%Y3%N3%
12
Proposta Etapa Final Resultado P. Estratégica Critério Tático 1 X% Critério Tático 2 Y% Critério Tático N N% Resultado P. Tática e Operacional Critério Tático 1 Critério Tático 2 Critério Tático N Alter. 1X1%Y1%N1% Alter. 2X2%Y2%N2% Alter. 3X3%Y3%N3% X Resultado Final Alternativa 1 A% Alternativa 2 B% Alternativa 3 C%
13
Proposta Estudo de Caso
14
Proposta Perspectiva Estratégica Resultado P. Estratégica Critério Tempo 80% Critério Custo 20%
15
Proposta Perspectiva Tática e Operacional
16
Proposta Perspectiva Tática e Operacional
17
Proposta Perspectiva Tática e Operacional Serviço AServiço B Preferências Resultado C10,1670,333Serviço A0,125C10,313 C20,333 XServiço B0,875=C20,333 C30,3330,167C30,187 C40,167 C40,167 Tempo
18
Proposta Perspectiva Tática e Operacional
19
Proposta Etapa Final Resultado P. Estratégica Critério Tempo 0,80 Critério Custo 0,20 Resultado P. Tática e Operacional Critério Tempo Critério Custo C1 0,3130,315 C2 0,3330,167 C3 0,1870,185 C4 0,1670,333 X Resultado Final Cenário 1 0,31331% Cenário 2 0,30330% Cenário 3 0,18719% Cenário 4 0,20020%
20
Conclusão Com a aplicação do framework, a escolha do web services está relacionado com aspectos de três níveis; Enquanto um critério X (ex. custo) pode ser decisivo na escolha de serviços, outro critério Y (ex. disponibilidade) pode ser prioridade na escolha de outros serviços; Com a aplicação da proposta, o gerente pode determinar quais são os critérios que tem maior relacionamento com a estratégia da empresa; A alternativa a ser escolhida é a que melhor satisfaz os objetivos estratégicos da empresa.
21
Obrigado!
22
AHP - Exemplo Empresa 1 – 0,679 – 68% Empresa 2 – 0,321 – 32%
23
Referências Lawler, J. and Howell-Barber, H. (2007). Service-Oriented Architecture: SOA Strategy, Methodology, and Technology. Auerbach Publications Saaty, T. (1980). The analytic hierarchy process: planning, priority setting, resource allocation. Advanced book program. McGraw-Hill International Book Co. Schmidt, A. M. A. (1995). Processo de Apoio à Tomada de Decisão Abordagens: AHP e Macbeth. Master’s thesis. Casadesus-Masanell, R. and Ricart, J. E. (2010). From Strategy to Business Models and onto Tactics. Long Range Planning, 43(2-3), 195–215. Thirumaran, M., Dhavachelvan, P., Lakshmi, P., and Sheela, S. (2011). Parallel analytic hierarchy process for web service discovery and composition. In Proceedings of the 8th International Workshop on Information Integration on the Web: in conjunction with WWW 2011, IIWeb ’11, pages 7:1–7:6, New York, NY, USA. ACM. Cenário 1 Serviço A Empresa 1 Serviço B Empresa 1 Cenário 2 Serviço A Empresa 2 Serviço B Empresa 1 Cenário 3 Serviço A Empresa 1 Serviço B Empresa 2...
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.