A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTOGRAMA – Parte II CEPZ1 – 2015 – AULA 07 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTOGRAMA – Parte II CEPZ1 – 2015 – AULA 07 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES."— Transcrição da apresentação:

1 HISTOGRAMA – Parte II CEPZ1 – 2015 – AULA 07 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES

2 RETOMANDO Como construir um histograma

3 Analisando o histograma Olhando os dois histogramas construídos até aqui, como analisamos a distribuição? O segundo histograma apresentou problemas? Por quê? Os experimentos foram precisos? Foram acurados?

4 Analisando o histograma – desvio padrão Quando utilizado para análise dos dados, o histograma conta com o desvio padrão para a verificação da distribuição. Desvio padrão: medida de dispersão que indica a variabilidade dos valores em relação à média. O valor mínimo do desvio padrão é 0 indicando que não há variabilidade, ou seja, que todos os valores são iguais à média.

5 Analisando o histograma – desvio padrão Desvio padrão (σ):

6 Analisando o histograma – desvio padrão Para quê serve o desvio padrão?

7 Analisando o histograma – desvio padrão Devido à importância do desvio padrão, algumas vezes ele (ou submúltiplos) é usado para a composição das classes. Assim, espera-se, os valores médios das classes permitirão que se componha uma gaussiana (ou que se compare o que foi obtido com a gaussiana esperada):

8 Treinando Com os dados de massa da sala toda, construir o histograma de acordo com as instruções da aula passada e calcular moda, média e mediana. Em seguida, fazer um novo histograma, dessa vez utilizando o σ como h (amplitude da classe) – ou ½ σ (o que a turma acha melhor?). Comparar os dois.

9 PRÓXIMA AULA Prova: - Leitura de instrumentos e escrita correta do valor medido - Algarismos significativos, operações e propagação de erros - Histograma (exceto desvio padrão)... Ou seja, (quase) tudo o que vimos até aqui.

10 REFERÊNCIAS Autor desconhecido. Desvio padrão. Disponível em: http://stat2.med.up.pt/cursop/glossario/dpadrao.html. Acesso em 18/10/15 GOMES, F. M. Controle Estatístico de Processos CEP. Disponível em: http://www.feg.unesp.br/dpd/cegp/2011/GQ/Curso%20CEP%20MBA.pdf. Acesso em Acesso em 17/10/15 RIBEIRO, P. J. Jr. Usando simulação para ilustrar resultados. Disponível em: http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase28.html. Acesso em 18/10/15 WIKIPEDIA. Desvio padrão. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desvio_padr%C3%A3o. Acesso em 18/10/15


Carregar ppt "HISTOGRAMA – Parte II CEPZ1 – 2015 – AULA 07 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google