A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neuroanatofisiologia 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neuroanatofisiologia 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Neuroanatofisiologia 2009
TELENCÉFALO Neuroanatofisiologia 2009

2 TELENCÉFALO Compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo Os dois hemisférios cerebrais são incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo o assoalho é formado pelo corpo caloso, principal meio de união entre os dois hemisférios. Cada hemisfério possui três pólos/lobos: frontal, occipital e temporal

3

4

5 TELENCÉFALO A superfície do cérebro do homem e de vários animais apresenta depressões denominadas sulcos que delimitam os giros cerebrais. Os sulcos permitem considerável aumento de superfície sem grande aumento do volume cerebral. Cerca de dois terços da área ocupada pelo córtex cerebral estão “escondidos” nos sulcos.

6 TELENCÉFALO O padrão de sulcos e giros varia em cada cérebro, podendo ser diferente nos dois hemisférios de um mesmo indivíduo. Em cada hemisfério os dois sulcos mais importantes são o sulco lateral (de Sylvius) e o sulco central (de rolando). Sulco lateral: separa o lobo frontal do lobo temporal Sulco central: separa o lobo parietal do frontal

7

8 TELENCÉFALO As áreas situadas adiante do sulco central relacionam - se com a motricidade, enquanto as situadas atrás deste sulco relacionam-se com a sensibilidade. Os lobos cerebrais recebem sua denominação de acordo com os ossos do crânio, com os quais se relacionam. Assim, temos os lobos frontal, temporal, parietal e occipital. O quinto lobo , a ínsula, situado profundamente no sulco lateral - não tem relação imediata com os ossos do crânio.

9 LOBO FRONTAL Funções: controle do movimento e solução de problemas gerais, a tomada de decisão, o planejamento, a geração de respostas intencionais e regulação de comportamento sociais, emoção, afeto e função autonômica e a regulação da linguagem e dos processos do pensamento.

10 LOBO TEMPORAL Funções: contêm estruturas necessárias para percepção visual e auditiva, a linguagem, a memória e o afeto

11 LOBO PARIETAL Funções: A zona do lobo parietal imediatamente atrás do sulco central é o córtex somato-sensorial primário. Esta área recebe informação, através do tálamo, sobre o toque, a pressão, reação à estímulos complexos (vestir-se sozinhos, por exemplo).

12 LOBO OCCIPTAL Funções: este lobo recebe e processa informação visual. As áreas associativas estão relacionadas com a interpretação do mundo visual e do transporte da experiência visual para linguagem falada.

13 LOBO DA ÍNSULA Função: o lobo da ínsula é profundo, situado no fundo do sulco lateral do encéfalo. Faz parte do sistema límbico, coordena emoções, além de ser responsável pelo paladar.

14 Sistema límbico O sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções. Comanda certos comportamentos necessários à sobrevivência de todos os mamíferos, interferindo positiva ou negativamente no funcionamento visceral e na regulamentação metabólica de todo o organismo.

15 Sistema límbico Estruturas cerebrais na formação das emoções:
amígdala, hipocampo, tálamo, hipotálamo, giro do cíngulo, tronco cerebral (formação reticular e área tegumentar ventral) área pré-frontal


Carregar ppt "Neuroanatofisiologia 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google