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Aplicação Clínica da Psicoterapia Analítica Funcional

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Apresentação em tema: "Aplicação Clínica da Psicoterapia Analítica Funcional"— Transcrição da apresentação:

1 Aplicação Clínica da Psicoterapia Analítica Funcional

2 Psicoterapia Analítica Funcional
Tentativa de descrever as relações funcionais

3 Comportamentos do terapeuta
Métodos terapêuticos (evocar, notar, reforçar e interpretar).

4 Comportamentos do cliente
Problemas, progressos e interpretações.

5 Comportamentos Clinicamente relevantes (CRBs)

6 CRB1 Esquivas sob controle de estímulos aversivos, são problemas cuja frequência deve ser reduzida na terapia (ex: pp.20-21).

7 CRB2 São comportamentos que correspondem a progressos do cliente (ex.: telefonema de Joana Caso 2, p.22, ler tb o caso 4: aceitação do amor).

8 CRB3 Interpretações do comportamento segundo o cliente, inclui interpretações e dar razões ao comportamento entendendo os estímulos reforçadores, discriminativos e eliciadores associados a ele (ex.: 2º parag., p. 25).

9 Avaliação inicial Identificar e evocar CRB1
● “Isso está acontecendo agora?” ● “Como você se sente, agora, a seu respeito?” ● “Neste exato momento você está se afastando?” ● “O que acabou de acontecer se parece com o que fez você buscar atendimento?” ● “A dificuldade que você teve de expressar os seus sentimentos agora é a mesma que você tem com sua mãe?” ● “O que você sente agora... é semelhante à ansiedade de se expressar verbalmente que te fez buscar terapia?”

10 Técnica terapêutica: as cinco regras

11 Regra 1 Prestar atenção aos CRBs
(Aumenta a probabilidade de ações apropriadas do terapeuta) Ex.: Falta de habilidade, menino autista, 2º par. p.28.

12 Regra 2 Evocar CRBs (“...um relacionamento terapeuta-cliente ideal evoca CRB1 e cria condições para o desenvolvimento de CRB2” (p. 30)). Ex.: 2º parag., p. 32

13 Regra 3 Reforçar CRB2 Abordagens diretas – consistem no que o terapeuta pode fazer na hora em que se requer um reforçador. - Abordagens indiretas – consistem na manipulação de variáveis, diferentes do que se faz imediatamente após o comportamento.

14 Abordagens diretas 1 – Reforce uma classe ampla de respostas nos clientes 2 – Compatibilize suas expectativas com os repertórios atuais dos clientes 3 – Amplifique seus sentimentos para torna-los mais salientes 4 – Esteja ciente de que seu relacionamento com o cliente existe para o benefício deste 5 – Se usar reforçadores atípicos, faça-o somente por um tempo limitado como forma de transição 6 – Evite a punição 7 – Seja você mesmo na medida do possível, considerando as restrições impostas pelo relacionamento terapêutico

15 Abordagens indiretas 1 – Ampliar a percepção do que reforçar
2 – Avalie o seu impacto 3 – Pratique boas ações, que propiciem benefícios às pessoas em geral 4 – Selecione clientes apropriados à FAP

16 Regra 4 Observe os efeitos potencialmente reforçadores do comportamento do terapeuta em relação aos CRBs do cliente Ex.: Questão relevante: último parag., p.41

17 Regra 5 Forneça interpretações de variáveis que afetam o comportamento do cliente

18 Especificações das Relações Funcionais
Ex.: “Quando lhe perguntei como você se sentiu a meu respeito (Sd), você me respondeu sobre sua experiência na prisão (R) , que é um tópico no qual você sabe que eu tenho interesse. Eu recompensei sua esquiva discutindo sobre a prisão e não sobre seus sentimentos a meu respeito (Sr). Ex.: Sempre que lhe pergunto sobre seus sentimentos em relação a mim (Sd), você muda de assunto (R).

19 - Ênfase nos processos comportamentais
Interpretações que enfatizam a história e reduzem a importância de entidades não mentalistas.


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