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Rodrigo Queiroz e Melo Universidade Católica Portuguesa UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Porto, Setembro 2012 Resultados das Provas de Opinião,

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1 Rodrigo Queiroz e Melo Universidade Católica Portuguesa rqmelo@ucp.pt UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Porto, Setembro 2012 Resultados das Provas de Opinião, Competências e Valores

2 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Provas de Opinião, Competências e Valores Estratégias de aprendizagem Valores e atitudes Opinião sobre a escola

3 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM A prova Estratégias de Aprendizagem consiste num inquérito de 44 itens a que cada aluno responde anonimamente. As dimensões de análise são as seguintes: 1 – Tratamento da Informação avalia a capacidade dos alunos para tratar a informação, extraindo as ideias principais e distinguindo o essencial do acessório; inclui as estratégias relacionadas com a planificação da tarefa que se pretende levar a cabo. 2 – Técnicas de Estudo avalia o uso de técnicas próprias de elaboração e organização da informação, tais como resumos, esquemas ou guiões. 3 – Articulação de Saberes avalia a capacidade do aluno para reflectir sobre as aprendizagens que realiza, para estabelecer relações entre o que já sabe e os novos conteúdos, bem como entre diferentes áreas de estudo. 4 – Aprendizagem pela Memória avalia uma forma do aluno abordar o estudo e a aprendizagem, caracterizada pela consideração isolada das matérias de estudo, pela memorização e passividade.

4 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) VALORES E ATITUDES A prova Valores e Atitudes consiste num inquérito de 52 itens. As dimensões de análise são: 1 – Tolerância e igualdade de oportunidade entre os sexos avalia a posição do aluno perante temas como o racismo, a xenofobia, a discriminação e a igualdade de oportunidades entre ambos os sexos. 2 – Ecologia e respeito pelo meio ambiente avalia a posição do aluno relativa a conhecimentos e comportamentos em matérias relacionadas com a ecologia e com o respeito pelo meio ambiente. 3 – Saúde e bem-estar avalia a posição do aluno relativa a conhecimentos e comportamentos no âmbito da saúde. 4 – Transversalidade avalia a perceção dos alunos sobre a forma como temas transversais do currículo, nomeadamente, educação ambiental, educação para a paz, educação para a saúde e educação para a igualdade de oportunidades entre os sexos, são abordados no estabelecimento de ensino.

5 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) OPINIÃO SOBRE A ESCOLA (alunos) A prova Opinião sobre a Escola consiste num inquérito de 35 itens. As dimensões de análise são: Ordem, Disciplina e Ambiente de Trabalho existentes no estabelecimento de ensino. Professores relação estabelecida com os alunos e competência percepcionada. Actividades escolares e extra-escolares, propostas didáticas interdisciplinares e participação dos alunos. Diretores de Turma relação estabelecida com os alunos e competência percecionada. Classificações satisfação pessoal com as classificações e perceção de justiça na avaliação Relação com os Colegas tanto na turma como na escola em geral Satisfação com a escola em geral satisfação geral com a escola

6 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Componente do inquérito Ano letivo Ano de escolaridade N.º de respondentes Estratégias Aprendizagem 2005`2006 73704 Estratégias Aprendizagem 2005`2006 93302 Estratégias Aprendizagem 2005`2006 101772 Estratégias Aprendizagem 2005`2006 114653 Opinião Escola 2005`2006 74983 Opinião Escola 2005`2006 93312 Opinião Escola 2005`2006 101748 Opinião Escola 2005`2006 114715 Valores e atitudes 2005`2006 73567 Valores e atitudes 2005`2006 92921 Valores e atitudes 2005`2006 101800 Valores e atitudes 2005`2006 114600 Componente do inquéritoAno letivo Ano de escolaridade N.º de respondentes Estratégias Aprendizagem 2006`2007 72495 Estratégias Aprendizagem 2006`2007 92352 Estratégias Aprendizagem 2006`2007 101814 Estratégias Aprendizagem 2006`2007 113191 Opinião Escola 2006`2007 72550 Opinião Escola 2006`2007 92325 Opinião Escola 2006`2007 101812 Opinião Escola 2006`2007 113154 Valores e atitudes 2006`2007 72545 Valores e atitudes 2006`2007 92357 Valores e atitudes 2006`2007 101888 Valores e atitudes 2006`2007 113160

7 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Componente do inquéritoAno letivo Ano de escolaridade N.º de respondentes Estratégias Aprendizagem 2007`2008 72583 Estratégias Aprendizagem 2007`2008 92813 Estratégias Aprendizagem 2007`2008 101948 Estratégias Aprendizagem 2007`2008 10EP1687 Estratégias Aprendizagem 2007`2008 113054 Estratégias Aprendizagem 2007`2008 11EP1414 Opinião Escola 2007`2008 72975 Opinião Escola 2007`2008 92810 Opinião Escola 2007`2008 101980 Opinião Escola 2007`2008 10EP1680 Opinião Escola 2007`2008 113441 Opinião Escola 2007`2008 11EP1272 Valores e atitudes 2007`2008 73017 Valores e atitudes 2007`2008 92854 Valores e atitudes 2007`2008 101997 Valores e atitudes 2007`2008 10EP1662 Valores e atitudes 2007`2008 113347 Valores e atitudes 2007`2008 11EP1334 Componente do inquéritoAno letivo Ano de escolaridade N.º de respondentes Estratégias Aprendizagem 2008`2009 73477 Estratégias Aprendizagem 2008`2009 93137 Estratégias Aprendizagem 2008`2009 102410 Estratégias Aprendizagem 2008`2009 12122 Opinão Escola 2008`2009 73485 Opinão Escola 2008`2009 93133 Opinão Escola 2008`2009 103414 Opinão Escola 2008`2009 123154 Valores e atitudes 2008`2009 73474 Valores e atitudes 2008`2009 93099 Valores e atitudes 2008`2009 102408 Valores e atitudes 2008`2009 123462

8 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Componente do inquéritoAno letivo Ano de escolaridade N.º de respondentes Estratégias Aprendizagem 2009`2010 73351 Estratégias Aprendizagem 2009`2010 92805 Estratégias Aprendizagem 2009`2010 102908 Estratégias Aprendizagem 2009`2010 10EP2323 Estratégias Aprendizagem 2009`2010 122920 Estratégias Aprendizagem 2009`2010 12EP1827 Opinião Escola 2009`2010 12147 Opinião Escola 2009`2010 31944 Opinião Escola 2009`2010 73113 Opinião Escola 2009`2010 93029 Opinião Escola 2009`2010 102948 Opinião Escola 2009`2010 122921 Valores e atitudes 2009`2010 12318 Valores e atitudes 2009`2010 31921 Valores e atitudes 2009`2010 73520 Valores e atitudes 2009`2010 92970 Valores e atitudes 2009`2010 102970 Valores e atitudes 2009`2010 122868 Componente do inquérito Ano letivo Ano de escolaridade N.º de respondentes Estratégias Aprendizagem 2010`2011 73587 Estratégias Aprendizagem 2010`2011 93138 Estratégias Aprendizagem 2010`2011 103685 Estratégias Aprendizagem 2010`2011 10EP1715 Estratégias Aprendizagem 2010`2011 122394 Estratégias Aprendizagem 2010`2011 12EP1334 Opinião Escola 2010`2011 73649 Opinião Escola 2010`2011 93228 Opinião Escola 2010`2011 103645 Opinião Escola 2010`2011 10EP1674 Opinião Escola 2010`2011 122482 Opinião Escola 2010`2011 12EP1350 Valores e atitudes 2010`2011 73653 Valores e atitudes 2010`2011 93157 Valores e atitudes 2010`2011 103589 Valores e atitudes 2010`2011 10EP1722 Valores e atitudes 2010`2011 122370 Valores e atitudes 2010`2011 12EP1361

9 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Resultados globais por dimensão de análise

10 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

11 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

12 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

13 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Resultados longitudinais por dimensão de análise

14 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Resultados longitudinais por dimensão de análise Estratégias de aprendizagem

15 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

16 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

17 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

18 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

19 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

20 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

21 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) O dado mais saliente dos resultados desta dimensão é o facto de não haver preponderância de qualquer das estratégias analisadas em relação às restantes (resultado igual ao do estudo de A. Fonseca com os dados de 2004). A pontuação atribuída a cada estratégia varia entre 3,24 e 3,60 (3 = algumas vezes / 4 = muitas vezes), o que denota que nenhuma destas estratégias é utilizada de forma constante. Salienta-se ainda o facto de, no 7º ano, a evolução de 2005`06 a 2010`11, em cada uma das sub-dimensões, ter uma forma de curva de gauss (não sucede em mais nenhum ano de escolaridade) No ensino profissional, parece haver uma tendência para a diminuição do uso das diferentes estratégias ao longo dos anos. Só temos três anos de análise; será interessante acompanhar os resultados e procurar compreender se a tendência de queda se mantem ou não. Estratégias de aprendizagem (2005`06 a 2010`11)

22 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Propostas de reflexão: Existe na escola uma política ativa de desenvolvimento de competências de aprendizagem específicas nos alunos? São promovidos exercícios tendentes a desenvolver competências em diferentes estratégias? Estratégias de aprendizagem (2005`06 a 2010`11)

23 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Resultados longitudinais por dimensão de análise Valores e atitudes

24 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

25 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

26 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

27 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

28 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

29 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

30 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) O dado mais saliente dos resultados desta dimensão de análise é a reduzida pontuação da sub-dimensão tolerância. No ponto contrário, a sub-dimensão saúde é a mais pontuada. Na sub-dimensão ecologia, os alunos do 7º ano pontuam mais forte que os restantes de forma consistente. na sub-dimensão transversalidade, os alunos do 7º ano pontuam mais forte que os restantes de forma consistente. A sub-dimensão transversalidade melhora com o tempo em todos os níveis de escolaridade. transversalidade Valores e atitudes (2005`06 a 2010`11)

31 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) As questões: o tabaco provoca doenças muito graves, mesmo fumando pouco, o marido e a mulher devem dividir por igual as tarefas domésticas, eu preocupo-me com a minha saúde, são as únicas que obtém uma classificação superior a 4 valores (4 = de acordo), tendo assim forte concordância pelos inquiridos em todos os anos de escolaridade. Na questão por natureza, a mulher está mais habilitada para cuidar de um bebé do que o homem, os alunos do 7º ano estão de acordo ao passo que os alunos dos restantes anos de escolaridade estão mais ou menos de acordo. Os alunos do 7.º ano estão de acordo que mesmo consumido em pequenas quantidades, o álcool é perigoso para a saúde. Os restantes alunos estão mais ou menos de acordo. Os alunos do 7º ano estão mais ou menos de acordo que os toxicodependentes (consumidores habituais de drogas) devem ser fechados para não incomodarem as outras pessoas. Os restantes alunos estão em desacordo (mas não muito em desacordo). Valores e atitudes (2005`06 a 2010`11)

32 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Na questão as associações ecologistas impedem o desenvolvimento industrial os alunos do 7º ano estão em desacordo ao passo que todos os restantes estão mais ou menos de acordo. Nas questões é perigoso ter como vizinho um doente com SIDA, já que pode contagiar-me, para uma mulher o mais importante da sua vida é ter filhos, em tempos de crise económica, os emigrantes devem dar os seus postos de trabalho aos naturais do país os alunos do 7.º ano respondem que estão mais ou menos de acordo ao passo que os outros todos respondem que estão em desacordo (próximo de muito em desacordo). A questão quando sais com amigos(as), bebes bebidas com álcool tem diferentes respostas consoante o grupo de escolaridade do respondente. Os alunos do 7.º ano nunca, os restantes do ensino regular quase nunca e os do ensino profissional às vezes. Valores e atitudes (2005`06 a 2010`11)

33 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Propostas de reflexão: Os valores e atitudes dos alunos são trabalhados diferentemente segundo o ano de escolaridade? Como é que as escolas diferenciam as estratégias coletivas dos docentes quando têm diferentes níveis etários e diferentes vias de ensino? Como são balanceados os diferentes valores dos diferentes docentes num projeto educativo comum e coerente? Valores e atitudes (2005`06 a 2010`11)

34 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Resultados longitudinais por dimensão de análise Opinião sobre a escola

35 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

36 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

37 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

38 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

39 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

40 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)

41 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Altíssima pontuação atribuída à sub-dimensão relação com os colegas. Ainda assim, a sub-dimensão saúde, da dimensão atitudes e comportamentos, é mais pontuada que a relação com os colegas. As sub-dimensões atividades e classificações são as que têm a mais baixa pontuação, especialmente entre os alunos do ensino secundário regular. Os docentes e diretores de turma obtém o mesmo nível de satisfação. Este dado é constante mesmo nas idades mais novas (7º ano). As questões concretas com maior índice de satisfação/concordância por parte dos alunos (em geral) são: a forma como eu e os meus colegas nos relacionamos, estou satisfeito com os colegas da turma, o(a) diretor(a) de turma compreende-nos e procura ajudar-nos e quando necessito, posso recorrer sem problemas ao(à) diretor(a) de turma. Opinião sobre a escola (alunos - 2005`06 a 2010`11)

42 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP) Propostas de reflexão: Qual o papel das classificações (da avaliação) no processo de ensino e aprendizagem? Não terá esta ferramenta pedagógica um papel mais amplo no âmbito do processo educativo global? Na escola, a avaliação é um fim em si mesmo ou um instrumento ao serviço de outros fins? Qual o justo equilíbrio entre as funções formativa e classificativa da avaliação? Opinião sobre a escola (alunos - 2005`06 a 2010`11)

43 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA RQMelo (UCP)


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