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QUALIDADE TOTAL O conceito de QUALIDADE foi inicialmente associado à definição de conformidade às especificações. Evoluiu para a visão de SATISFAÇÃO DO.

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1 QUALIDADE TOTAL O conceito de QUALIDADE foi inicialmente associado à definição de conformidade às especificações. Evoluiu para a visão de SATISFAÇÃO DO CLIENTE e foi extendido para outras atividades envolvidas com as atividades da Empresa. QUALIDADE TOTAL - representa a busca da satisfação não só do cliente, mas de todos os “ stakeholders” ( entidades significativas na existência da empresa) e também da excelência organizacional da empresa.

2 QUALIDADE TOTAL Excelência organizacional zLiderança zProcessos zRecursos Humanos, tecnológicos, de Informação, Financeiros e Externos. Satisfação dos “Stakeholders” zClientes (ISSO 9000) e Funcionários (ISSO 18000) zAcionistas zMeio Ambiente (ISSO 14.000) zGoverno zComunidade

3 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Principal representante: Deminig Estatístico americano que depois da segunda guerra mundial ajudou os japoneses a aumentar o grau de qualidade de seus produtos e serviços.

4 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Princípios de Deming zEstabeleça constância de propósitos zAssuma a liderança do processo de transformação zIntroduza qualidade no produto desde o primeiro estágio de produção zdesenvolva uma relação duradoura com sues fornecedores zElimine o medo - faça com que todos trabalhem de modo eficaz.

5 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Princípios de Deming zElimine barreiras entre setores zInvista na liderança zInstitua forte programa de educação e auto aprimoramento zRemova as barreiras que privam o operário do direito de orgulhar-se de seu desempenho zEngaje toda a Empresa no processo

6 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Formas de assegurar qualidade de um produto ou serviço z Por Inspeção - realizada no início do século, quando a oferta de produtos e serviços era menor do que a procura. No final do processo se inspecionava e separava os bons dos maus produtos zPor Controle Estatístico - controle por amostragem do produto final e durante o processo

7 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Formas de assegurar qualidade de um produto ou serviço zPor Garantia - planejar sistematicamente o cuidado com os requisitos necessários para que o produto tenha garantia ao final de sua produção. zPor Gestão Estratégica - estabelecer qual a política de uma organização para alcançar, manter e aprimorar seus níveis de qualidade, envolvendo todos.

8 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Ter um sistema de gestão de qualidade passou a ser requisito fundamental de sobrevivência no mercado. Toda prestação de serviço, seja com fins lucrativos ou não, passa a ser avaliada socialmente pela sua capacidade de dar respostas com qualidade à população atendida.

9 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL PRINCIPAIS CONCEITOS xxxx z Kaizen - Aprimoramento contínuo envolvendo todos em uma organização ; z Orientado para o aprimoramento dos processos, gerando produtos e serviços com qualidade; z Manter e aprimorar padrões z Aprimorar produtos e serviços envolve mudança de comportamento humano e de cultura.

10 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Kaizen “ nenhum dia deve passar sem que algum tipo de melhoramento tenha sido feito” É um conceito de “guarda chuva” Conteúdo : z Orientação para o consumidor z TQC - Controle Total e Círculos de Qualidade - CQ z Robótica, Automação, Kanban, Just-in-time, Zero defeitos, Melhoramento da Qualidade z Sistema de Sugestões, Atividades em grupo pequenos z Melhoramento da Produtividade, Desenvolvimento de novos Produto, Relações cooperativas entre adm e mão de obra, Disciplina no Trabalho z MPT- manutenção produtiva Total.

11 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Tudo pode ser melhorado: zPessoas zProcessos zProdutos

12 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Forma de promover as melhorias: zCiclo do PDCA - P - Pan - planejamento D - do - execução C - check - verificação A - act - ação corretiva

13 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL DEFINA METAS DETERMINE MÉTODOS PARA ALCANÇAR AS METAS PLAN TREINE E EDUQUE EXECUTE O TRABALHO DO CHECK ACTION VERIFIQUE OS EFEITOS DO TRABALHO EXECUTADO ATUE NO PROCESSO EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS

14 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL PONTOS IMPORTANTES zReafirma necessidade de padronizar processos zNão retira do trabalho seu conteúdo significativo zValoriza equipes e recompensas zValoriza educação continuada


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