A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO DO PROJETO LIBELINHA Câmara Municipal de Valpaços.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DO PROJETO LIBELINHA Câmara Municipal de Valpaços."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO LIBELINHA Câmara Municipal de Valpaços

2 E QUIPA T ÉCNICA Serviço Social Psicologia Sociologia

3 O QUE É O P ROJETO L IBELINHA ? Direcionado para famílias Monoparentais um pai ou uma mãe que não vivem em casal com filhos menores. Situação: Divorcio ou Viuvez; Separação com o cônjuge, em cumprimento da pena de prisão, desaparecimento, ou outras causas que impediu a convivência do casal por um período superior a 3 meses. Mães Solteiras.

4 O BJETIVO G ERAL Ajudar as famílias monoparentais a melhorarem a capacidade de enfrentarem as dificuldades e problemas com que se deparam, reconstruindo uma vida familiar saudável e autónoma.

5 O BJETIVOS E SPECÍFICOS Prestar apoio socio-psicológico; Dotar as famílias de competências parentais; Apoiar famílias monoparentais em situação de risco; Prestar aconselhamento na área do planeamento familiar; Dar a conhecer os apoios já existentes na comunidade; Apoiar as famílias de acordo com problemáticas identificadas (insucesso escolar, ansiedade, sexualidade…)

6 ÁREAS DE INTERVENÇÃO Procurar ajudar na inserção ou reinserção social, informando sobre os seus Direitos; Discussão de casos; Workshops, Apresentação de Vídeos, Apresentação de situações reais; Grupos de mães que partilham os problemas com outras mães; Programas educacionais parentais e reflexão sobre a parentalidade; Possibilitar o auto-conhecimento das famílias; Analisar o tipo de suporte social percebido pelas famílias monoparentais; Abordar temas relacionados com a separação/divórcio: questões legais e relação com ex-marido/companheiro e seus familiares; relação com as crianças/jovens: Afetos, regras e limites; cuidar de si e auto-estima; Ação/reflexão; dinâmicas de grupo; jogos de equipa; provas em contexto real, exploração e ensaio de competências; técnicas activas.

7 R ESPOSTAS S OCIAIS DO M UNICÍPIO Apoio por parte do Município às crianças com comprovada carência económica, para livros escolares, refeições e passes escolares; Vacinas para a meningite; Isenção de pagamento para quem frequente o Infantário; Para ajudas técnicas, ex: cadeira de rodas, óculos, fraldas, etc. Ajuda na medicação em caso de doença crónica ou deficiência; Ajuda às famílias monoparentais com carência económica na reconstrução habitacional; Apoio para renda de casa, em situações de extrema carência do agregado familiar; Apoio na terapia da fala, ou consultas de especialidade; Apoio para tratamento dentário a crianças/jovens.

8 EXEMPLO DE SESSÕES Apresentação e Informação sobre Programas de Proteção para famílias monoparentais; Informações sobre Programas de Apoio ao Emprego; Reflexão sobre as problemáticas que mais as preocupam em relação aos filhos; Promoção da Auto-estima das participantes; Promoção da Auto-estima dos filhos; Competências parentais – como lidar com os filhos; Esclarecimento de questões relacionadas com a saúde;

9 Depressão – comportamentos; Casamento/Divórcio/Sexualidade; Visualização e discussão de um filme; Gestão Doméstica Planeamento Familiar; Primeiros socorros; Sessão de Relaxamento; Diga Não a violência!; Cyberbulling; Vida social dos filhos (dependências); Ações de sensibilização pela GNR. EXEMPLO DE SESSÕES (CONT.)

10 P ARCEIROS Centro de Saúde de Valpaços; Centro de Emprego de Chaves; Cruz Vermelha de Valpaços; Agrupamento de Escolas de Valpaços; Presidentes de Juntas de Freguesia; Instituto da Segurança Social de Valpaços; APPACDM Valpaços; CLDS 3G Outros

11 CARACTERIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS Estão sinalizadas 121 famílias monoparentais em Valpaços, com filhos até os 18 anos de idade ; Quanto ao estado civil: 46 famílias são divorciadas, 28 famílias são solteiros, 28 famílias são separadas, 19 famílias são viúvas. Quanto ao género dos progenitores temos predominantemente o sexo feminino, com 114 situações e registaram-se 7 do sexo masculino. As famílias em estudo são maioritariamente constituídas por mães a viver apenas com os filhos, sendo que, “mãe e um filho” são aquelas com maior peso no total das famílias, seguida das famílias constituídas por “mãe e dois filhos”.

12 Neste estudo foram contabilizadas 158 crianças/jovens, com idade até os 18 anos; No que concerne à condição perante a atividade económica, importa sublinhar a maior parte das famílias monoparentais sinalizadas pelo Município, encontram-se empregadas. No entanto, registam-se ainda 41 desempregadas. Outras recebem pensão de invalidez, viuvez e reforma; Em relação à situação habitacional, as famílias residem sobretudo em casas próprias e alugadas e outras a viver em casas de familiares.

13 O BRIGADA PELA SUA PRESENÇA !


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO DO PROJETO LIBELINHA Câmara Municipal de Valpaços."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google