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Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:

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Apresentação em tema: "Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:"— Transcrição da apresentação:

1 Ser coordenador Ser Coordenador

2 Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento: = construção do indivíduo = construção social

3 Não há um “penso”, mas um “pensamos”. Co-participação no ato de pensar “O mundo humano é, desta forma, um mundo de comunicação.” Freire

4 Se o sujeito “A” não pode ter no objeto o termo de seu pensamento, uma vez que este é a mediação entre ele e o sujeito “B”, em comunicação, não pode igualmente transformar o sujeito “B” em incidência depositária do conteúdo do objeto sobre o qual pensa. Se assim fosse – e quando assim é –, não haveria nem há comunicação. Freire

5 Elementos importantes nas discussões: Horizontalidade Respeitar o direito de todos se colocarem. - inscrições Não se colocar de maneira autoritária ≠ deixar de coordenar Se colocar de forma não impositiva, de modo a encaminhar as discussões Respeitar a opinião de todos -> não quer dizer concordar! Instigar, buscando evitar momentos de silêncio. Acrescentar novos elementos.

6 DINÂMICAS!

7 Sorvete!

8 Elefante!

9 Coqueiro, palmeira, bananeira...

10 Batedeira!

11 Han?

12 Torradeira!

13 Durante as discussões haverão muito mais do que palavras! Linhas políticas e parcialidade -> espaço de disputa de consciências

14 Consciência enquanto PROCESSO Falamos em processo de consciência e não apenas consciência porque não a concebemos como uma coisa que possa ser adquirida e que, portanto, antes de sua posse, poderíamos supor um estado de “não- consciência”. Mauro Iasi

15 Todos são filósofos, ainda que ao seu modo, inconscientemente, porque inclusive na mais simples manifestação de uma atividade intelectual, a linguagem, está contida uma concepção de mundo. Gramsci

16 Concepção de mundo Sensibilidade ao meio externo Relações sociais Muitas vezes anteriores ao próprio indivíduo. -> FAMÍLIA

17 As idéias dominantes nada mais são do que a expressão ideal das relações materiais dominantes, as relações materiais dominantes concebidas como idéias; portanto, a expressão das relações que tornam uma classe a classe dominante, as idéias de sua dominação. Marx

18 Importância: Por trás das contradições expressas nas discussões do ENEB.

19 Sensibilização A sensibilização, mais do que transmissão de informações é o oferecimento de condições para que as pessoas se apropriem do processo de construção e compreensão das informações, bem como de sua utilização no cotidiano. Arte como denúncia políitica!

20 No Movimento Estudantil: Duas linhas gerais quanto aos objetivos: ->Criar valores, bem como proporcionar uma identidade ao grupo e do grupo com a luta. ->Colocar o estudante em contradição ao expô- lo a uma realidade geralmente vista de forma alheia.

21 Mística A mística tem um papel coletivo e individual fundamental para fomentar as lutas de massa, comemorando e celebrando não somente as alegrias, derrotas e vitórias, mas também para animar, para revigorar novas e outras lutas, com intuito de unir, fortalecer e dar consistência ideológica ao trabalho cotidiano.

22 Vídeos

23 Dinâmicas!


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