Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVitorino Cabral Neto Alterado mais de 8 anos atrás
1
Ser coordenador Ser Coordenador
2
Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento: = construção do indivíduo = construção social
3
Não há um “penso”, mas um “pensamos”. Co-participação no ato de pensar “O mundo humano é, desta forma, um mundo de comunicação.” Freire
4
Se o sujeito “A” não pode ter no objeto o termo de seu pensamento, uma vez que este é a mediação entre ele e o sujeito “B”, em comunicação, não pode igualmente transformar o sujeito “B” em incidência depositária do conteúdo do objeto sobre o qual pensa. Se assim fosse – e quando assim é –, não haveria nem há comunicação. Freire
5
Elementos importantes nas discussões: Horizontalidade Respeitar o direito de todos se colocarem. - inscrições Não se colocar de maneira autoritária ≠ deixar de coordenar Se colocar de forma não impositiva, de modo a encaminhar as discussões Respeitar a opinião de todos -> não quer dizer concordar! Instigar, buscando evitar momentos de silêncio. Acrescentar novos elementos.
6
DINÂMICAS!
7
Sorvete!
8
Elefante!
9
Coqueiro, palmeira, bananeira...
10
Batedeira!
11
Han?
12
Torradeira!
13
Durante as discussões haverão muito mais do que palavras! Linhas políticas e parcialidade -> espaço de disputa de consciências
14
Consciência enquanto PROCESSO Falamos em processo de consciência e não apenas consciência porque não a concebemos como uma coisa que possa ser adquirida e que, portanto, antes de sua posse, poderíamos supor um estado de “não- consciência”. Mauro Iasi
15
Todos são filósofos, ainda que ao seu modo, inconscientemente, porque inclusive na mais simples manifestação de uma atividade intelectual, a linguagem, está contida uma concepção de mundo. Gramsci
16
Concepção de mundo Sensibilidade ao meio externo Relações sociais Muitas vezes anteriores ao próprio indivíduo. -> FAMÍLIA
17
As idéias dominantes nada mais são do que a expressão ideal das relações materiais dominantes, as relações materiais dominantes concebidas como idéias; portanto, a expressão das relações que tornam uma classe a classe dominante, as idéias de sua dominação. Marx
18
Importância: Por trás das contradições expressas nas discussões do ENEB.
19
Sensibilização A sensibilização, mais do que transmissão de informações é o oferecimento de condições para que as pessoas se apropriem do processo de construção e compreensão das informações, bem como de sua utilização no cotidiano. Arte como denúncia políitica!
20
No Movimento Estudantil: Duas linhas gerais quanto aos objetivos: ->Criar valores, bem como proporcionar uma identidade ao grupo e do grupo com a luta. ->Colocar o estudante em contradição ao expô- lo a uma realidade geralmente vista de forma alheia.
21
Mística A mística tem um papel coletivo e individual fundamental para fomentar as lutas de massa, comemorando e celebrando não somente as alegrias, derrotas e vitórias, mas também para animar, para revigorar novas e outras lutas, com intuito de unir, fortalecer e dar consistência ideológica ao trabalho cotidiano.
22
Vídeos
23
Dinâmicas!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.