LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Currículo - Prof. Viviane C. Cândido
Advertisements

TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
“O Sistema Educacional sempre situou a formação do profissional da educação, ou seja, a profissionalização docente, no contexto de um discurso ambivalente,
Pedagogia da pesquisa-ação
Conceitos de Lingüística Aplicada
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
O Estatuto Disciplinar da Lingüística Aplicada: o Traçado de um Percurso, um Rumo para o Debate. Angela B. Kleiman (1998) Disciplina: Teoria da.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Avaliação Institucional
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Metodologia da Pesquisa Científica
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Pesquisa e Prática em Educação
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Universidade Federal do Amapá
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Trabalho de Conclusão de Curso
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BARROS, L. Curso Básico de Terminologia. São Paulo: Edusp, 2004, págs
Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Letramento Letramentos Educação.
Docência universitária: repensando a aula
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

LINGUÍSTICA APLICADA I

LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem de língua materna ou outra língua, seja em qualquer outro contexto onde surjam questões relevantes sobre o uso da linguagem.” (Menezes, Silva e Gomes, 2009, p. 25)

QUATRO CONSEQUÊNCIAS: 1 – A aceitação da noção de que os contextos de uso são localmente situados e por isso necessitam de análises específicas; 2 - A necessidade de compreender a linguagem como funcional e incorporada no discurso, o que faz com que teorias linguísticas de natureza sistêmica e descritiva sejam úteis na LA; 3 - A aceitação da idéia de que nenhum campo do saber pode fornecer todos os recursos e meios para resolver problemas do mundo real; 4 - A aceitação do fato de que, para investigarmos problemas da linguagem que são localmente situados, precisamos utilizar uma grade rica de métodos de pesquisa e arcabouços teóricos.

A LA INVESTIGA FENÔMENOS DE USO DA LINGUAGEM QUE TÊM RELEVÂNCIA SOCIAL  Avaliação e testagem;  Política e planejamento linguísticos;  Uso da linguagem em contextos profissionais;  Tradução;  Lexicografia;  Multilingualismo;  Linguagem e tecnologia;  Linguística de Corpus.

LINHAS DE INVESTIGAÇÃO DA LA 1 – Ensino de línguas: aprendizagem e formação de profs. 2 – Estudos críticos (consciência crítica, direitos dos aprendizes, pedagogia crítica) 3 – Usos da linguagem em contextos acadêmicos, disciplinares, profissionais e ocupacionais 4 – Descrição e análise da linguagem em uso em situações localizadas reais com ênfase na criação de corpora, na variação de registro e nos gêneros textuais.

LINHAS DE INVESTIGAÇÃO DA LA 5 - Fenômenos do bilinguismo e multilinguismo 6 – Testagem e avaliação do desempenho 7 - O papel desse campo e dos profissionais da área como mediadores entre a teoria e a prática

TEMAS NO BRASIL: Análise do discurso; Metodologias de ensino de línguas estrangeiras e formação de professores; Aquisição de segunda língua; Tradução e interpretação; Tecnologia educacional e aprendizagem de línguas; Letramento; Linguagem e Gênero; Educação em língua materna; Lexicografia; Autonomia do aprendiz e aprendizagem de língua.

ATIVIDADE EM TRIOS!  A Linguística Aplicada é _____________________  Uma linha de investigação da LA é _______________  Um dos papéis do linguista aplicado é ____________