QUESTÕES Ano: Banca: CESPE Órgão: BACEN Prova: Técnico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Política Diógenes Avishek Eduardo
Advertisements

Maria Helena Barros de Oliveira
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
Atividades e atos administrativos
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
AULA 15 – 23/11/2006 REVISÃO PARA A PROVA DE A2 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.
Bases jurídicas para uma boa Administração
Tópico III – Princípios Fundamentais
Tópicos Conceituais de Direito Constitucional
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Justiça Pública e Poder Judiciário
Organização e Estrutura do Estado
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
Dos Princípios Fundamentais
Unidade 2 - Direito Constitucional
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Curso Direito à Memória e à Verdade
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
DIREITO CONSTITUCIONAL
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
A Constituição da República Federativa do Brasil
Estrutura Administrativa
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Direito Constitucional e da Cidadania I
DIREITO CONSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Primavera de 2013 Apresentação.
DIREITO CONSTITUCIONAL
Roteiro da Aula Convivência
DA ORGANIZAÇAO DO ESTADO
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direito Constitucional
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direito Constitucional
Direito Constitucional I
Estrutura Administrativa
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
Profº Carmênio Barroso
Teoria Geral do Direito Privado
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
Estrutura Administrativa
Teoria Geral do Estado e da Constituição
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Direito Constitucional
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Direito Constitucional
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
Transcrição da apresentação:

QUESTÕES Ano: 2013 - Banca: CESPE Órgão: BACEN Prova: Técnico Em relação aos princípios fundamentais e aos direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item que se segue. Entre os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil inclui-se o princípio democrático, que se refere ao exercício direto e indireto do poder pelo povo. Certo Errado

. Nunca confundir: PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) = GÊNERO ...com Fundamentos (1º), comPoderes da União (art. 2º), com Objetivos Fundamentais (art. 3º) e com Princípios que regem as relações internacionais (art. 4º) O princípio democrático está no art. 1º, p. único e portanto se enquadra dentro dos Princípios fundamentais.

. Questão correta

. Prova: CESPE - 2013 - MS - Analista Técnico - Administrativo Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos Políticos; Os direitos políticos constituem um conjunto de regras que disciplinam as formas de atuação da soberania popular e são um desdobramento do princípio democrático, segundo o qual, todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de representantes eleitos. Certo Errado

. GABARITO: CERTA. TÍTULO I Dos Princípios Fundamentais Art. 1º, CF - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

. Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TRT - 8ª Região (PA e AP) Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem Considerando o que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) acerca de princípios fundamentais, assinale a opção correta. a) Não é fundamento da República Federativa do Brasil a soberania. b) A República Federativa do Brasil é formada pela união dissolúvel dos estados, municípios e do Distrito Federal (DF). c) O pluralismo político não é fundamento da República Federativa do Brasil. d) Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são poderes da União, dependentes e harmônicos entre si. e) Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, expresso no texto constitucional, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

. Fundamentos: SO-CI-DI-VA-PLU (SOberania; CIdadania; DIgnidade da pessoa humana; VAlores sociais do trabalho e da livre-iniciativa); PLUralismo político. Objetivos: CO-GA-ERRA-PRO (COnstruir uma sociedade livre, justa e solidária; GArantir o desenvolvimento nacional; ERRAdicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; PROmover o bem de todos, sem preconceitos). Os que não estiverem ai, são os princípios pelos quais o Brasil rege suas relações internacionais, previstos no art.4º da CF. 

. Ano: 2013 - Banca: CESPE Órgão: TRE-MS Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa A partir da segunda metade do século XX, a universalização das constituições passou a ser uma das características do constitucionalismo mundial. Atualmente, apenas poucos países não possuem uma constituição escrita. A respeito desse assunto, assinale a opção correta. a) A República, a democracia, a federação, o parlamentarismo e os direitos humanos são princípios fundamentais expressos na atual Constituição brasileira. b) A intervenção humanitária e a proibição de concessão de asilo político são princípios constitucionais que regem o Brasil nas suas relações internacionais. c) O constitucionalismo moderno relaciona-se com os direitos fundamentais e a separação de poderes. d) Constituições semirrígidas são aquelas cujo processo de alteração é difícil e solene. e) Considerando-se as características da Constituição Federal de 1988 (CF), é possível classificá-la como formal, escrita, outorgada e analítica.

. A - ERRADO - O SISTEMA DE GOVERNO É O PRESIDENCIALISMO E NÃO O PARLAMENTARISMO. B - ERRADO - OS PRINCÍPIOS SÃO: DA NÃO INTERVERSÃO E DA CONCESSÃO DE ASILO POLÍTICO. C - GABARITO. D - ERRADO - SEMI-RÍGIDA É A CONSTITUIÇÃO QUE APRESENTA PARTES RÍGIDAS E PARTES FLEXÍVEIS. E - ERRADO - QUANTO À ORIGEM: PROMULGADA, pois conta com a participação do povo. - QUANTO À ELABORAÇÃO: DOGMÁTICA, pois se materializou em um único momento. - QUANTO À FORMA: ESCRITA, pois tem um único diploma jurídico. - QUANTO À ESTABILIDADE: RÍGIDA, pois seu processo de direção é mais rigoroso, ou seja, mais difícil de mudar. - QUANTO AO CONTEÚDO: FORMAL, pois possui normas materiais e formais, além de tratar de outros assuntos também. - QUANTO À EXTENSÃO: ANALÍTICA, pois é beeeem longa.

. Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico Administrativo A Constituição Federal de 1988 apresenta os chamados princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, que incluem referências a sua forma de Estado, forma de governo e regime político. Deduz-se do texto constitucional que a República Federativa do Brasil é um Estado de Direito, o que limita o próprio poder do Estado e garante os direitos fundamentais dos particulares. Certo Errado

. Resposta correta. A CF preceitua que a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito não exclui o fato de que ela também é um Estado de Direito. Estado de direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual cada um é submetido ao respeito do direito, do simples indivíduo até a potência pública. O estado de direito é assim ligado ao respeito da hierarquia das normas e dos direitos fundamentais.Em outras palavras, o estado de direito é aquele no qual os mandatários políticos (na democracia: os eleitos) são submissos às leis promulgadas. Estado democrático de direito é um conceito de Estado que busca superar o simples Estado de Direito concebido pelo liberalismo. Garante não somente a proteção aos direitos de propriedade, mais que isso, defende através das leis todo um rol de garantias fundamentais, baseadas no chamado "Princípio da Dignidade Humana". O termo "estado democrático de direito" conjuga dois conceitos distintos que, juntos, definem a forma de funcionamento tipicamente assumido pelo Estado de inspiração ocidental. Cada um destes termos possui sua própria definição técnica, mas, neste contexto, referem-se especificamente a parâmetros de funcionamento do Estado ocidental moderno.

. Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: ANEEL Prova: Técnico Administrativo Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, a construção de uma sociedade livre justa e solidária e a garantia do desenvolvimento nacional constituem fundamentos da República Federativa do Brasil. Certo Errado

. ERRADA Quando a questão tratar de Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil: art. 1º - fundamentos (SO CI DI VA PLU) art. 2º - separação dos poderes art. 3º - objetivos (CON GA ERRA PRO) art. 4º - relações internacionais Quando a questão tratar de fundamentos da República Federativa do Brasil: apenas art. 1º

. Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: TRT - 17ª Região (ES) Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios, do Distrito Federal e dos territórios. Certo Errado

. Entes políticos ----> União ---> estados ---> DF ---> municípios  Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito ... Logo, o erro da questão foi inserir os Territórios.  TERRITÓRIOS -Fazem parte da União; -Não possuem autonomia; -são Autarquias Territoriais.

. A instauração da ação penal, quando evidente a atipicidade da conduta, constitui violação aos direitos fundamentais, em especial ao princípio da dignidade da pessoa humana. Certo Errado

. CERTO. Se a própria justiça tornar-se injusta, para com o Cidadão de direitos e garantias constituídas. No momento em que seus direitos ou garantias fundamentais são desrespeitados, tem-se a violação do princípio da dignidade da pessoa humana, expressamente na CF. em seu TÍTULO I/Dos Princípios Fundamentais.

. É certo dizer que a diferença entre Constituição rígida e flexível está no fato de esta última poder ser alterada e aquela não? Certo Errado AQUI TURMA DA MANHÃ

. CUIDADO: TANTO A CONSTITUIÇÃO RÍGIDA QUANTO A FLEXÍVEL PODEM SER ALTERADAS. A DIFERENÇA É QUE NA RÍGIDA O PROCESSO É MAIS DIFICULTOSO DO QUE A FLEXÍVEL.

. CONSTITUIÇÃO RÍGIDA A Constituição ocupa o ápice da pirâmide.

. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-RS Prova: Técnico Judiciário - Administrativa No que se refere aos princípios e aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. a) Por ser um princípio geral da atividade econômica regulado pelo mercado e não pelo Estado, o valor social do trabalho não é considerado um princípio fundamental da República Federativa do Brasil. b) Ao estrangeiro em trânsito no território nacional, por não ser residente no país, não está assegurado o exercício dos direitos e garantias fundamentais. c) Os direitos humanos, dado seu caráter abstrato e não tangível, protegem as pessoas naturais, mas não se aplicam às pessoas jurídicas. d) Previsto expressamente na CF, o princípio do devido processo legal assegura o contraditório e a ampla defesa aos litigantes em processo judicial, mas não em processo administrativo. e) Com base no princípio da dignidade da pessoa humana, o ordenamento jurídico brasileiro restringe o uso de algemas no país.

. A) Errada. Conforme poder ser observado no disposto do art. 1°, "IV": Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. B) Errada. Uma vez que há jurisprudência reiterada do STF a qual garante aos estrangeiros, em trânsito no país, o uso do direitos fundamentais no que couber fazendo assim a complementação do "vácuo" deixado pela letra fria da CF/88 a qual não entra em detalhes a esse assunto. C) Errada. Segundo é constatado no art. 52 do Código Civil há expressa abrangência do direitos humanos ( leia-se direitos de personalidade) a Pessoas Jurídicas, observe: Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade". D) Errada. Art. 5°, LV: LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. E) CERTA. Pois, Observado a SV n°11, é ilícito o uso de algemas, todavia há três possibilidades da usabilidade das mesmas: - Fuga; - Resistência; - Perigo.

QUESTÕES Ano: 2015 - Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Conhecimentos Básicos para o Cargos 3 e 14 No que concerne aos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil e aos direitos fundamentais, julgue o próximo item. A livre iniciativa é princípio que subordina as normas de regulação do mercado e de defesa do consumidor. Certo Errado

. Errado: A livre iniciativa e seus princípios estão limitados pela supremacia da ordem pública. O princípio da livre iniciativa não pode ser invocado para afastar regras de regulamentação do mercado e de defesa do consumidor." Ou seja, nenhum princípio se subordina a outro. Os valores sociais da livre iniciativa e a livre iniciativa são princípios da República Federativa do Brasil; o primeiro é um fundamento, e o segundo, um princípio geral da atividade econômica. A livre iniciativa está prevista como fundamento da República Federativa do Brasil (art. 1º, IV, CF/88). Sua natureza é de princípio, que, portanto, não se reveste de caráter absoluto. Assim, a livre iniciativa sofre limitações pelas normas de regulação do mercado (de responsabilidade das diversas Agências Reguladoras) e de defesa do consumidor.

. No que se refere aos princípios e aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. a) Por ser um princípio geral da atividade econômica regulado pelo mercado e não pelo Estado, o valor social do trabalho não é considerado um princípio fundamental da República Federativa do Brasil. b) Ao estrangeiro em trânsito no território nacional, por não ser residente no país, não está assegurado o exercício dos direitos e garantias fundamentais. c) Os direitos humanos, dado seu caráter abstrato e não tangível, protegem as pessoas naturais, mas não se aplicam às pessoas jurídicas. d) Previsto expressamente na CF, o princípio do devido processo legal assegura o contraditório e a ampla defesa aos litigantes em processo judicial, mas não em processo administrativo. e) Com base no princípio da dignidade da pessoa humana, o ordenamento jurídico brasileiro restringe o uso de algemas no país.