UFC - Sobral PSICOLOGIA INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO Ant. Maia Olsen do Vale Mestre em Saúde Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Advertisements

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
TEORIA COMPORTAMENTAL
DIAGNÓSTICO PSIQUIÁTRICO: A POSIÇÃO DA A.C.
A EXPLICAÇÃO CAUSAL MARIA DAS GRAÇAS RUA
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Estruturalismo e Funcionalismo
Observação e registro Programa de estudos pós graduados em psicologia experimenta: análise do comportamento Flávia vieira de Souza Leite.
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
observar cientificamente o ser humano
A teoria Behaviorista sobre as ações
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Behaviorismo.
Avaliação Psicológica
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
Psicologia da Personalidade II
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
Validade Interna Capítulo 2
Non-Experimental Methods. Objetivo: Isolar o efeito das nossas intervenções sobre os resultados de interesse  Utilizar métodos de avaliação rigorosos.
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
e o comportamento verbal
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
A Teoria do Comportamento Verbal e a Terapia Analítico Comportamental
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Interação Operante – Respondente e as Emoções
Fisiologia e Comportamento
ANÁLISE FUNCIONAL: O Diagnóstico Comportamental
Terapia analítico-comportamental infantil
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
EVENTOS PRIVADOS – SENTIMENTOS – AMOR
SISTEMAS TEÓRICOS EM PSICOLOGIA II: CAMPO COMPORTAMENTAL PROF. MARGARETH PINHEIRO.
Professora Michelle Luz
Estudo do comportamento verbal
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Introdução à Administração
O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. O que é a psicologia? Objeto, método, modelo causal e papel na sociedade? - Behaviorismo Radical (filosofia.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
1 Entre e a utopia e o cotidiano: uma análise de estratégias viáveis nos delineamentos culturais. Carrara, K. (2008). Entre e a utopia e o cotidiano: uma.
OS BEHAVIORISMOS.
PROCESSOS DE ENFRAQUECIMENTO DO AGIR E SEUS RESPONDENTES ELICIADOS
PARADIGMAS DE PESQUISA
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Comportamento Respondente
Análise Experimental do Comportamento. Introdução Conforme propõe Carvalho Neto (2002), a Análise do Comportamento seria a amplitude da prática behaviorista,
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Epidemiologia Palavra de origem grega Epi-sobre Demos-população Logos-tratado.
Transcrição da apresentação:

UFC - Sobral PSICOLOGIA INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO Ant. Maia Olsen do Vale Mestre em Saúde Pública

QUESTÕES INICIAIS Rejeição ao mecanicismo. Ou seja, o comportamento humano não é “causado”. Rejeição ao mecanicismo. Ou seja, o comportamento humano não é “causado”. Os comportamentos de um organismo foram selecionados por gerarem uma consequência. Os comportamentos de um organismo foram selecionados por gerarem uma consequência. Uma pessoa se comporta para gerar uma consequência e não por causa de um evento anterior. Uma pessoa se comporta para gerar uma consequência e não por causa de um evento anterior. Agimos para o futuro com base no passado que tivemos Agimos para o futuro com base no passado que tivemos O comportamento tem uma função e não uma causa. O comportamento tem uma função e não uma causa.

Causalidade do Comportamento No Behaviorismo Radical Antonio Maia Olsen do Vale (UNIFOR –Psicologia) (no prelo) A partir do momento em que uma pessoa aprende a fazer algo, tendo as condições para isto, ela pode fazer esta ação a qualquer momento. Isso não quer dizer que a ação humana ocorre indiscriminadamente ou sem a influência de fatores históricos, o que poderíamos chamar de uma total ausência de determinação do comportamento. Quando esta pessoa age, ela provoca transformações nela e no que a cerca, ou seja, gera consequências. O ser humano nasce com um aparato biológico que o permite sensibilizar-se a certos tipos de consequências ou mesmo aprender, de forma verbal ou não-verbal, que uma determinada ação gera uma determinada consequência. Ao passar por experiências ao longo de sua história a ação de uma pessoa passa a ser mais provável do ocorrer quando é seguida por consequências relevantes para esta pessoa. Dentro do modelo causal de seleção por consequências proposto por Skinner a ação não pode ser explicada por uma causa, mas sim pela consequência que ela produz. Skinner chamou as ações que tem sua razão de ocorrer na consequência que às sequencia de operantes. Um dos exemplos clássicos para discutir esta questão é a do choro reflexo e do choro operante (...).

MÉTODOS Semelhante a um experimento: Semelhante a um experimento: análise funcional. análise funcional. Não experimentais: avaliação funcional. Não experimentais: avaliação funcional. Observação direta Observação direta Entrevista/Diálogo/Questionamento Entrevista/Diálogo/Questionamento Registros Registros Relato de outros Relato de outros etc. etc.

O MODELO Avaliação e Análise Funcional: Identificação das relações de contingências que explicitam a função de um comportamento.Avaliação e Análise Funcional: Identificação das relações de contingências que explicitam a função de um comportamento. Um modelo é uma representação simplificada da natureza. (ex: mapa de uma cidade). Um modelo é uma representação simplificada da natureza. (ex: mapa de uma cidade).

O MODELO OPERANTE Contexto Como Para quê Contexto Como Para quê Op. Estab. Op. Estab. Sinalizadores-Sd Respostas ou classes Consequências Sinalizadores-Sd Respostas ou classes Consequências Est. do Organismo (antecedentes) (topografia) (adição-subtração) (antecedentes) (topografia) (adição-subtração) A B C A B C O Antes O do meio O Depois O Antes O do meio O Depois Sd R S Sd R S

Microscópica ou simplesmente AF Microscópica ou simplesmente AF Macroscópica ou Macro AF Macroscópica ou Macro AF Na clínica focaliza 3 momentos: Na clínica focaliza 3 momentos: História de Vida História de Vida Comportamento Atual (vida cotidiana) Comportamento Atual (vida cotidiana) Relação terapeuta-cliente Relação terapeuta-cliente

Algoritmo da Avaliação Comportamental (adaptado de Follette, Naugle e Linnerooth, 1999 ) Os resultados foram satisfatórios? Avaliação e intervenção completas Reformular AF e/ou Intervenções Formulação das hipóteses funcionais sobre a queixa Implementação da intervenção Avaliação dos resultados Caracterização do(s) comportamento(s) alvo - QUEIXA Identificação das relações contingenciais relevantes simnão Alta e Acompanhamento Delineamento da Intervenção