Computação Eletrônica Variáveis Inteiras. A memória A memória pode ser vista como um imenso gaveteiro Em cada gaveta, guardamos uma informação. Por exemplo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Linguagem de Programação I
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Introdução a Programação Renata Freire
Introdução à Linguagem PASCAL Prof. Luis Otavio Alvares
Adaptado de material da profa. Maria Aparecida Livi
Introdução à Programação Pascal - Começando Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Programação para Engenharia I
{Exemplo de um programa PASCAL} uses CRT; var
Unidades de Armazenamento
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
GAUSS COM PIVOTEAMENTO
João Lucas de Oliveira Torres
Variáveis, Tipos de Dados e Constantes
O Portal do Estudante de Computação
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Sub-programas. Mecanismo de composição de programas Sub-programa está para peça de LEGO assim como um programa está para a construção.
Ameliara Freire O comando de entrada de dados é utilizado quando desejamos fornecer um valor para um nosso programa. Os dispositivos.
Introdução a Programação COM 100 Aula 07 Procedimentos.
Ponteiros em Pascal Variáveis ponteiros são aquelas que guardam o endereço de outra, possibilitando o acesso a seu conteúdo. Declaração em Pascal:  var.
Seminário 1: Revisão de C
Fábio de Oliveira Borges
O Portal do Estudante de Computação
Computação Eletrônica
Paradigmas de Programação - prof Gláucya Carreiro Boechat1 Elaborando um Programa Prof.: Gláucya Carreiro Boechat Universidade.
Computação Eletrônica Subprograma. Função O que este programa faz? Program funcao; var n,x: real; begin write('Entre n: '); readln(n); x := cos(n); write(x);
Computação Eletrônica
Capítulo III Modularização Procedimentos e Funções Universidade Federal de São Carlos Departamento de Computação Aluna: Luanna Lopes Lobato
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Lógica Estruturada Aplicada
1.2 Variaveis - conceito Podemos imaginá-la como uma caixa com tampa que pode conter algum dado. Se precisarmos conhecer esse dado, abrimos a tampa da.
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Linguagem de Programação C#
Tipos de Dados Operadores
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Programação Orientada a Objetos - Java
“Introdução a Computação” Capítulo II Estruturas de Dados
VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)
Computação Eletrônica
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Técnicas de Programação I
Computação Eletrônica Variáveis Reais e Booleanas.
Fundamentos de linguagens de programação
Linguagem C.
Computação Eletrônica
Manual de Referência Pascal. write Memória Monitor / Teclado write(‘Como vai?’); x 30 y 5 O computador escreve o texto entre aspas no monitor. A memória.
Algoritmos.
Programação de Computadores - 1
Introdução à Programação
Linguagens de Programação Pedro Lopes MÓDULO 1- Algoritmia 2010/2011.
Computação Eletrônica
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Profa. Maria Augusta Constante Puget
AULA 09 PROGRAMAÇÃO I. Estruturas de Dados Heterogêneas 10/08/2010 Programação I 2 Objetivo: Estudar os tipos de dados heterogêneos:  Registros;  Arrays.
Computação Eletrônica Strings. Strings (Cadeias de Caracteres) Um string é um texto. Em Pascal, este texto deve ser delimitado por aspas simples. Exemplo:
Paradigmas das Linguagens de Programação - História
MODULARIZAÇÃO Existem dois tipos de sub-programas –Procedures (procedimentos).Não retorna valores –Functions (funçöes). Retorna valores.
Tipos de Dados, Variáveis, Expressões Lógicas e Aritméticas
Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula
Computadores vs. Programas / Algoritmos Computadores vs. Programas -> Algoritmos O tratamento de problemas através do computador geralmente envolve uma.
Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação
Lógica de Programação Germano Marcos. Tipos de dados Na manipulação de computadores o usuário depara-se com inúmeras funcionalidades como mensagens, equações,
Java Básico Lab Ruddá Beltrão | Cristian Costa.
Prof. Tertuliano Operadores Variáveis em C++.
Programação e Sistemas da Informação 48 tempos IPTrans, Novembro 2009 Prof. Marisa Gomes.
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
SUB-ROTINAS EM PASCAL PROGRAMAÇÃO MODULARIZADA 252.
Transcrição da apresentação:

Computação Eletrônica Variáveis Inteiras

A memória A memória pode ser vista como um imenso gaveteiro Em cada gaveta, guardamos uma informação. Por exemplo, um pedaço de papel contendo um número. Ou um pedaço de papel contendo um nome.

Variáveis As gavetas em programação são chamadas de variáveis Antes de utilizarmos uma variável, devemos nomeá- la. Em Pascal os nomes de variáveis seguem a seguinte regra:  É formado por uma única letra ou por uma letra seguida de letras ou dígitos  Não é permitido espaço em branco ou outros caracteres *, ;, /, etc.  Exemplos permitidos: A, Nota, Matricula, LucroTotal  Exemplos errados: 5B, X-Y, A:B, Terca-Feira, km/h

Variáveis Em Pascal, devemos nomear a gaveta através da declaração de uma variável Program Variavel; var x; begin write( ' Hello World ' ); end. Porém, este programa não compila!  “Fatal: Syntax error, : expected but ; found”

Variáveis Em Pascal, devemos nomear a gaveta através da declaração de uma variável Program Variavel; var x; begin write( ' Hello World ' ); end. Porém, este programa não compila!  “Fatal: Syntax error, : expected but ; found” x

Variáveis Computadores trabalham com variáveis de diferentes tipos:  Em Pascal: integer, real, boolean, char e String.  Vamos trabalhar apenas com inteiros (integer) por enquanto (tipicamente, entre a )  O programa anterior deve ser corrigido para: Program Variavel; var x: integer; begin write( ' Hello World ' ); end. x

program Variaveis; var x: integer; begin end. Variáveis Memória Monitor / Teclado x

Variáveis O programa anterior reserva uma área de memória chamada x, mas não a utiliza. Nenhum número inteiro foi gravado em x. Existem 2 modos para gravar um número em uma área de memória  Atribuição  Função readln

Atribuição program Variaveis; var x: Integer; begin x := 5; end. Memória x 5 Monitor / Teclado

Atribuição program Variaveis; var x: Integer; begin x := 5; x := 8; x := 10; end. Memória x Monitor / Teclado

Variáveis program Variaveis; var x: integer; y: integer; z, w: integer; begin end. Memória xyzw Monitor / Teclado

Atribuição program Variaveis; var x: Integer; var y: Integer; begin x := 5; y := 8; end. Memória x 5 y 8 Monitor / Teclado

Atribuição program Variaveis; var x: Integer; var y: Integer; begin x := 2; y := x+3; x := y-x; end. Memória x 2 y 5 3 Monitor / Teclado

program Variaveis; var x: Integer; y: Integer; temp: Integer; begin x := 2; y := 6; temp := x; x := y; y := temp; end. Atribuição Memória x 2 ytemp Monitor / Teclado

program Variaveis; var x: Integer; begin readln(x); write(x); end. readln Memória Monitor / Teclado x 5 5 5

program variaveis; var x: integer; begin readln(x); x := x+x; write(x); end. readln Memória Monitor / Teclado x

Operadores matemáticos para inteiros Além de adição (+), subtração (-) e multiplicação (*), Pascal também ofere  Divisão: div 15 div 3 = 5 5 div 2 = 2 /* Lembre-se: divisão entre inteiros! */  Resto ou módulo da divisão: mod 15 mod 3 = 0 5 div 2 = 1

program divisao; var x,y,divisao,resto: integer; begin write('Entre o numerador: '); readln(x); write('Entre o denominador: '); readln(y); divisao := x div y; resto := x mod y; write('Divisao: '); write(divisao); write('Resto: '); write(resto); end. Um programa maior Memória Monitor / Teclado x 3 13 y divisao resto Entre o numerador: Entre o denominador: Divisao:Resto:

Mais sobre write e writeln program divisao2; var x,y,divisao: integer; begin write('Entre o numerador: '); readln(x); write('Entre o denominador: '); readln(y); divisao := x div y; writeln('Divisao: ',divisao); write('Resto: ',x mod y); readln; end. Programa que faz a mesma coisa que o anterior. Mas não usa tantas variáveis. writeln adiciona uma quebra de linha no final. write e writeln aceitam tanto texto entre aspas, como 'Divisao: ' quanto variáveis como divisao ou expressões matemáticas como x mod y. Eles tem que vir separados por vírgulas.

Exercício Fazer um programa para:  Ler, via teclado, um número inteiro. Assuma que o usuário vai digitar um número entre 100 e 999.  Imprimir no monitor os dígitos deste número (1 dígito em cada linha). Exemplo. Se o usuário digitar 358, imprimir: 3 5 8

Exercício Fazer um programa para:  Ler, via teclado, 3 números inteiros x, y e z. Assuma que o usuário vai digitar números entre 100 e 999.  Imprimir no monitor a soma dos dígitos destes números. Exemplo. Se o usuário digitar 353, 612 e 999 para x, y e z respectivamente, o programa deve imprimir 11, 9 e 27.