Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Organização Curricular da Escola
Plano de Trabalho Docente
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Formas de Planejamento
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
PLANEJAMENTO ESCOLAR:. ■ Alfabetização e ensino da língua portuguesa;
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
O sucesso do trabalho pedagógico
Planejamento - Professor
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Fernanda Versiani de Paula 1PPM
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
II Orientação Técnica PCAGP.
Os objetivos.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
AVALIAR e PLANEJAR.
PROCESSOS DE TREINAMENTO
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento do Processo de enfermagem
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Etapas de uma sequência didática
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Célia Cruz | Renata Brunetti
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
A importância do planejamento
Planejamento de Ensino
PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA PLANO DE AULA. O plano de aula procura fazer uma previsão do desenvolvimento dos conteúdos e de todas as atividades, docentes.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
O que é PROJETO EXECUTIVO
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
O papel pedagógico do órgão gestor
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Termo de Terminalidade
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema Planejamento Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema

Panejamento No processo de planejamento precisamos responder às seguintes questões: 1. O que pretendo alcançar ? 2. Em quanto tempo pretendo alcançar ? 3. Como posso fazer isso que pretendo ?

4. O que fazer e como fazer ? 5.Quais os recursos necessários? 6. O quê, e como analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendo foi alcançado ?

Etapas do Planejamentode Ensino 1.Conhecimento da Realidade 2.Elaboração do Plano 3.Execução do Plano 4. Avaliação

Conhecimento da realidade Para planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender as necessidades dos alunos é preciso saber: 1. Para quem se vai planejar; 2. Conhecer o aluno; 3. Conhecer o seu ambiente, suas aspirações, frustações, necessidades e possiblidades ( 3 ENCONTROS )

SONDAGEM Fazendo isto estaremos fazendo uma SONDAGEM. Uma vez realizada a sondagem deve-se estudar os dados coletados cuidadosamente; a isto chamamos de DIAGNÓSTICO.

Elaboração do Plano de Aula A partir dos dados fornecidos pela sondagem e interpretados pelo diagnóstico , temos condições de estabelecer: 1. O que é possivel alcançar; 2. Como fazer para alcançar; 3. Como avaliar os resultados; O que venho eu fazer aqui? O que eu espero deles?

Elaboracao do Plano de Aula 1. Deteminar os objetivos; 2. Selecionar e organizar os conteúdos; 3. Selecionar e organizar os procedimentos de ensino; 4. Selecionar os recursos didáticos; 5. Selecionar os diferentes tipos de avaliação.

Pense Na elaboração do plano: 1. Sempre haverá um elemento não previsto. Plano A e B; 2. Reações dos alunos. Estar pronto para receber as reações ou críticas; 3. Checar as circunstâncias do ambiente; 4. Mudança de sala; 5. Flexiblidade é a característica de um bom planejamento

Componentes Básicos do Planejamento Objetivos: descrição clara do que se pretende alcancar como resultado da nossa atividade. Os objetivos devem nascer da própria situação: da comunidade, da família, da escola, da disciplina, do professor e do próprio aluno.

Objetivos Geral ou Educacionais: são metas, proposições, valores mais amplos que procuramos atingir. Instrucionais ou Específicos: são proposições mais específicas referentes a mudança de comportamentos esperadas para um deteminado grupo – classe - turma.

Estes objetivos só serão atingidos de modo gradativo no processo ensino aprendizagem.

Bloom (a maior autoridade na área de formulação de objetivos) “A formulação de objetivos tem por finalidade comunicar, expressar as mudanças que o professor espera, deseja, em sua mente e na vida dos seus aprendizes. Taxionomia dos objetivos- Bloom. Taxis = ordem e nomos = lei

Importância do Planejamento de Ensino 1. Evita a rotina; 2. Contribui para a realização dos objetivos desejados na mudança de comportamento; 3. Promove a eficiência do ensino; 4. Garante maior segurança na direção do ensino; 5. Garante econômia de tempo e energia do Professor.

Importância do Planejamento de Ensino Proporciona flexibilidade na mudança de atividades para a turma;

Um bom planejamento … Deve ser elaborado em função das necessidades e das realidades apresentadas pelos alunos, pela comunidade, pela membrezia.