 Criança como ser político e social, sujeito de seu próprio desenvolvimento;  Autônoma (com capacidade e liberdade de tomar decisões);

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5ºANO Adaptação Margaret Coelho
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Centro de Estudos e Investigação
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
1 Agora, depois que já está tudo organizado, como tornar real o planejamento? É nesta etapa que as atividades começam a acontecer diariamente. PASSO A.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
A ESCOLA NASCE ATUAL MOMENTO DO MSTTR
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Pacto do Ensino Médio e o REM
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
EMEI CONJUNTO RESIDENCIAL ELÍSIO TEIXEIRA LEITE
Autonomia e governo de si
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O uso de novas mídias nas escolas
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Projeto de Robótica Educacional na RME
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
O aluno elaborando conceitos
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
DIREITO À PARTICIPAÇÃO Profa. Andreza Smith
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
DEFININDO A AVALIAÇÃO NO CMEI MARILANDA
AVALIAÇÃO.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Solução de problemas na oficina de jogos
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA MÊS DE JULHO Um espaço para formação, informação e reflexão.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Revisita ao PPP.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
SEB/MEC. Números da consulta pública cadastrados no Portal: organizações; escolas; estudantes de educação básica;
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
PROFESSORA MARA SILVIA OLIVIO DE SOUZA. A PANE NO NAVIO.
Formação continuada ANO 2015
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
1.QUALIDADES DO LÍDER: a) Vida Cristocêntrica b) Amar com sinceridade c) Ser otimista e entusiasta d) Dominar as emoções e) Apreciar a vida ao ar livre.
Transcrição da apresentação:

 Criança como ser político e social, sujeito de seu próprio desenvolvimento;  Autônoma (com capacidade e liberdade de tomar decisões);  Crítica e criativa (observadora, questionadora, e inventiva );  Participativa (agindo com cooperação e reciprocidade).  Avaliação como acompanhamento no processo de desenvolvimento;  Observação da criança fundamentada no conhecimento de suas etapas de desenvolvimento;  Oportunização de novos desafios com base na reflexão teórica;  Registro das manifestações das crianças e de aspectos significativos de seu desenvolvimento;  Diálogo frequente e sistemático entre os adultos que lidam com a criança nas escolas e os pais responsáveis.