Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Química e Física dos Materiais I
Advertisements

Os quatro elementos mais abundantes, no corpo humano, são: Hidrogénio Oxigénio Carbono Azoto.
QUÍMICA ORGÂNICA PROFª: LOURDES EUFRÁSIO. SURGIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA Torbern Olof Bergman Química Orgânica é a química dos compostos existentes nos.
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
ESTADOS FÍSICOS E CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA. EstadoFormaVolumeArranjo das partículas AgregaçãoMovimen to SólidoPrópriaConstanteOrdenadas, muito próximas.
PROFESSORA PATRÍCIA C. LIMA  Dimitri Ivanovich Mendeleyev ( ) nasceu na St. Petersburg e posteriormente na França e Alemanha. Conseguiu o cargo.
Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Terra e os seus subsistemas. Sistema: uma área limitada do espaço que possui sempre uma fronteira (real ou imaginária), que o separa do meio envolvente,
Grandeza física relacionada com o grau de vibração dos átomos e/ou moléculas que constituem o corpo. CONCEITOS BÁSICOS Temperatura Energia térmica em.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
2 Estereoquímica Isómeros Isómerosestruturais Isómerosconformacionais Isómerosconfiguracionais compostos com a mesma fórmula molecular, mas estrutura.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 6: Modos de representação.
Química Orgânica Profa. Karen Farias. Ementa QOFundamental 1. Teoria estrutural 1.1 Histórico. 1.2 Teoria atômica e o átomo de carbono. 1.4 Estrutura.
Isomeria Óptica Prof.: Bruno Felismino.
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa.
Lembre – se de olhar a tabela de geometria molecular
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 2: massa atómica, massa molar.
Reações químicas.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
Muitos biólogos tentaram definir o que é “VIDA”, embora nenhuma das definições obtidas até hoje foram satisfatórias. Contudo, apesar de não encontrarem.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Aula 15 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
“Temperos conferem malícia aos pratos. Aromas reavivam lembranças. Distinguir uns dos outros é exercício ao qual o cozinheiro deve dedicar-se para dominar.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 4: Ácidos e bases Tópico.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
SOBREVIVÊNCIA NA BIOSFERA NECESSIDADES DOS SERES VIVOS Capítulo 3 CIENCIAS DO AMBIENTE - CAP. 3.
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Funções da folha A maioria das folhas são verdes devido à presença de uma substância chamada clorofila. A sua principal função é captar a luz solar, para.
Disciplina: Geoquímica Módulo: Conceitos básicos da geoquímica
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
SISTEMAS ESTRUTURA DA MAT É RIA O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo. A matéria é formada por moléculas, que.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis.
ISOMERIA ÓPTICA.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
TOLUENO OU METIL- BENZENO
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Professora Cláudia Bacchi
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 03 B ALANCEMENTO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO.
Eletroquímica.
Nomenclatura dos Compostos Orgânicos
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
Propriedades Periódicas
Há muitos anos atrás surgiu a expressão COMPOSTOS ORGÂNICOS para indicar as substâncias produzidas por ORGANISMOS VIVOS Era a TEORIA DA FORÇA VITAL Há.
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA. TÍTULO DO ASSUNTO A SER TRATADO NESTE POWERPOINT QUE TEM UM TÍTULO GRANDE OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA De.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais (Bloco de Química Inorgânica) Problemas_A.
Ligações químicas Matéria é formada por átomos que
Ciclos ecológicos Marcelo Correa.
Transcrição da apresentação:

Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais orgânicos Tópico 5: Introdução aos materiais orgânicos

Bibliografia: Química : princípios de estrutura e de reactividade Alberto Romão Dias, Maria Matilde Marques, Universidade Aberta, Lisboa 1996 ISBN: X (páginas ) 2

3

4

Química Orgânica ou Química dos compostos de carbono Ambas as designações são imprecisas: A maior parte dos compostos de síntese não existe nos seres vivos; Nem todos os compostos baseados no carbono são estudados pela Q. O., como é o caso do dióxido de carbono, dos carbonatos e bicarbonatos, dos carvões e das novas nanoestruturas. 5

Nascimento da Química Orgânica: 1807 – Berzelius ( Suécia) designa por compostos orgânicos as substâncias que se obtêm da matéria viva 1828 – Wohler ( Alemanha) sintetizou no laboratório pela primeira vez a ureia, destruindo a ideia de que os compostos orgânicos só podiam ser produzidos pelos seres vivos. “Abre a porta” à síntese orgânica. (Imagens retiradas da Wikipedia) A QUÍMICA ORGÂNICA estuda a estrutura dos compostos orgânicos, assim como a relação que existe entre essa estrutura e as reacções possíveis que possam ocorrer com estes compostos. 6

Revisão do conceito de Ligação Química Rever os conceitos apresentados no ficheiro NQ9_Átomos_iões_ligação química, páginas 23 a 31 Numa molécula os átomos estão unidos entre si através de uma ligação química Numa molécula orgânica as ligações existentes são do tipo covalente Ligação covalente – ligação entre dois átomos que é feita por partilha de 2 electrões valência química O número de ligações com outros átomos, da mesma espécie ou diferentes, que o átomo de um elemento pode fazer chama-se de valência química 7

Ligações simples, duplas e triplas Numa molécula orgânica dois átomos podem ligar-se entre si através de: ligação simples uma ligação simples: partilham apenas 2 electrões. É representada por um traço simples – ligação dupla uma ligação dupla: partilham 4 electrões. É representada por um traço duplo = ligação tripla uma ligação tripla: partilham 6 electrões. É representada por um traço triplo 8 Revisão do conceito de Ligação Química Rever os conceitos apresentados no ficheiro NQ9_Átomos_iões_ligação química, páginas 23 a 31

Átomos que entram na constituição dos compostos orgânicos Elementosímbolovalênciatipo de ligação carbono C 4 simples, dupla, tripla hidrogénio H 1 simples Elementosímbolovalênciatipo de ligação carbono C 4 simples, dupla, tripla hidrogénio H 1 simples Elementosímbolovalênciatipo de ligação oxigénio O 2simples, dupla AzotoN 3 simples, dupla, tripla Elementosímbolovalênciatipo de ligação oxigénio O 2simples, dupla AzotoN 3 simples, dupla, tripla Os átomos mais abundantes: Átomos, a seguir em abundância, que formam ligações com o átomo de carbono: 9

Outros átomos, menos abundantes, que também podem existir nas moléculas orgânicas e que se podem ligar ao carbono, ao hidrogénio, ao oxigénio e ao azoto Elementosímbolovalênciatipo de ligação enxofre S2; 4; 6 simples, dupla fósforo P 3; 5 simples, dupla Elementosímbolovalênciatipo de ligação enxofre S2; 4; 6 simples, dupla fósforo P 3; 5 simples, dupla 10

Elementosímbolo valência tipo de ligação fluor F1simples cloro Cl1simples bromo Br1simples iodo I1simples Elementosímbolo valência tipo de ligação fluor F1simples cloro Cl1simples bromo Br1simples iodo I1simples Átomos que se ligam ao átomo de carbono apenas por uma ligação simples.: os halogénios 11

Energia de ligação Energia que se liberta quando uma ligação se forma entre dois átomos e que é igual á energia necessária para quebrar essa ligação Ligaçãoenergia (kcal/mol) C-C 83 C-O 84 C-N 68 C-H 99 C=C146 C  C199 Ligaçãoenergia (kcal/mol) C-C 83 C-O 84 C-N 68 C-H 99 C=C146 C  C199 As ligações simples são mais fáceis de quebrar do que as ligações duplas e triplas. A quebra de ligações duplas e triplas liberta mais energia. 12