Transtorno Afetivo Bipolar Ellen Caroline Andrade Katine Pitana Acadêmicas de enfermagem Canoas/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRANSTORNOS BIPOLARES
Advertisements

Psicólogo clínico – CRP – 01/10.100

Laboratório de Neurociências
Depressão Daiane e Thaíse.
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
Um subgrupo da depressão
DEPRESSÃO Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2011.
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
TRANSTORNOS DE HUMOR. TRANSTORNOS DE HUMOR TRANSTORNOS DE HUMOR TEMPO LENTIFICAÇÃO ACELERAÇAO MANIA DEPRESSÃO.
Classificação dos Transtornos Mentais
Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Sintomas, alterações e particularidades
Transtorno do Humor UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE ENFERMAGEM
Transtorno Afetivo Bipolar A DOENÇA DO HUMOR
DEPRESSÃO Aspectos Clínicos IP JOQUEI 07/04/13.
Transtorno ou doença mental
Dr. SABRI LAKHDARI Especialista em Geriatria SBGG/AMB
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
A medicalização da educação
Doença Mental Definição Médica
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
Transtorno Bipolar.
SEMINÁRIO INTEGRADO PSIQUITRIA
Transtornos de Adaptação
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
OLIGOFRENIAS.
Concurso SES-DF: Psicólogo
Prof. Esther Gonzaga Spiler
Transtorno Bipolar Daniela Baiôa 11ºB nº6
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno bipolar do humor (TAB)
Integrantes: Elaine Batista Claudete Maria Ana Carolina Linhares Uillian Ferreira Greice Sousa Daniel Athayde de Araujo.
Prof. Octavio Domont de Serpa Jr. IPUB/UFRJ
Saúde direito universal
UM MANUAL PARA CURA DA DEPRESSÃO
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará
Transtornos Alimentares
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
Foco da pesquisa Trata-se de um caso de Transtorno de Personalidade Borderline, encaminhado para a área de Psicoterapia Breve (PB) do Centro de Psicologia.
Transtorno Bipolar – Aspectos do Diagnóstico e Tratamento
ESQUIZOFRENIA.
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
DROGAS ILÍCITAS  .
TEMA DA MENSAGEM DE HOJE: COM OS DE FORA ALGODÃO, COM OS DE CASA LIMÃO
SAÚDE METAL E TRABALHO.
Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
Depressão.
ESQUIZOFRENIA.
Depressão no Idoso.
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
PSICOPALOGIA II 5º Período de Psicologia PROF. Marco Antônio Gomes.
TRANSTORNOS AFETIVOS Tarsila Cunha.
Emergência Psiquiatra
SÍNDROMES MANÍACAS Euforia ou alegria Sintomas de base patológica
Da Idade Média aos nossos dias
ESQUIZOFRENIA Infantil
Por Felipe de Souza – Curso DSM-5 Por Felipe de Souza –
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Transcrição da apresentação:

Transtorno Afetivo Bipolar Ellen Caroline Andrade Katine Pitana Acadêmicas de enfermagem Canoas/2009

 As doenças mentais existem desde a antiguidade;  A rapidez com que as coisas evoluem;  A sobrecarga de informações e estímulos;  Doenças mentais principal patologia que está afetando a população mundial.  Entre estas doenças está o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).

CID 10 F31: transtorno caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que, este distúrbio consiste em ocasiões de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade (hipomania ou mania) e em outras de um rebaixamento do humor e de redução de energia e da atividade (depressão).

 O TAB TIPO I (mania/depressão) ocorre em cerca de 1% da população em geral;  O TAB TIPO II (caracterizado pela alternância de depressão e episódios mais leves de euforia - hipomania), a prevalência pode chegar até 8% da população.

Humor elevado (Mania): mostram expansividade fuga de idéias, sono diminuído, auto-estima elevada e idéias grandiosas. Durante a mania crianças e adolescente têm fraco juizo crítico.Essa deficiência, aliada a sua impulsividade,podem ter conseguencias desastrosas.

Humor deprimido (Depressão): têm perda de energia e interesse, sentimento de culpa dificuldade para concentrar-se, perda do apetite e pensamento de morte e suicídio. As crianças são tristes e/ou muito irritadiças, não sentem prazer com as atividades das quais costumavão gostar, além disso pode experimentar sentimentos exagerados de culpa por pequenas falhas.

 É uma doença crônica, grave e de distribuição universal, acometendo cerca de 1,5% das pessoas em todo mundo.

A base causal do TAB, ainda não é bem definida, os fatores causais podem ser divididos artificialmente em fatores biológicos, genéticos, e psicossociais. Esta divisão é arbitrária em razão da probabilidade de os três campos interagirem entre si, podendo assim um ou dois fatores afetar o terceiro fator (KAPLAN, 2007). O aparecimento dos transtornos do humor ocorre normalmente entre os 20 e 40 anos de idade,sendo que nos transtornos bipolares o inicio é mais precoce (GAUER et al, 2003).

TEMPERAMENTO (natureza emocional, herdada geneticamente ) CARÁTER ( aprendido pelas vivências) PERSONALIDADE Define saliência Gera significado

O tipo de temperamento é o alicerce do nosso humor e, por conseguencia, os possíveis transtornos de humor que sofremos também são compatíveis com nosso temperamento.

irritabilidade excitação alegria ansiedade apatia tristeza Humor

 Crianças e adolecentes podem ser bobos, exageradamente alegres, ou “palhaços”, sem ter TAB.  Diferenciar o TAB de outras condições psiquiátricas tem importantes implicações para o transtorno da criança.

 O TAB acarreta incapacitação e grave sofrimento para os portadores, suas famílias e a socialização fica prejudicada.  Em 1990 a OMS indicou que TAB foi a 6º maior causa de incapacitação no mundo.  Estimativas indicam que um portador que desenvolve os sintomas da doença aos 20 anos de idade, por exemplo, pode perder 9 anos de vida e 14 anos de produtividade profissional, se não tratado adequadamente.

 A mortalidade dos portadores de TAB é elevada, e o suicídio é a causa mais freqüente de morte, principalmente entre os jovens.  Estima-se que até 50% dos portadores tentem o suicídio ao menos uma vez em suas vidas e 15% efetivamente o cometem.

 O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso:  estabilizadores do humor:  carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado.  carbamazepina  oxcarbazepina  ácido valpróico  Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, bem como algumas formas de psicoterapia colaborão para o tratamento.

Sono de sete a nove horas por dia Refeições siga padrão: café/almoço/janta Exercícios físicos Higiene com estímulos e atividades

REFERÊNCIAS  KAPCZINSKI, Flávio; FREY, Benício; ZANNATTO, Vanessa. Fisiopatologia do transtorno afetivo bipolar: o que mudou nos últimos 10 anos. Rev.Bras. Psiquiatr. 2004, v.2, p.1.3  KAPLAN, Harold; SADOCK, Benjamin; GREBB, Jack. Compêndio de Psiquiatria. Artmed,  LARA, Diogo. Temperamento Forte e Bipolaridade. Armazém de Imagens,  LARA, Diogo. Bipolaridade, transtorno de personalidade borderline, transtorno défict de atenção e hiperatividade: semelhanças e diferenças.  LARA, Diogo; PINTO, Olavo de Campos. Bipolaridade: técnica e arte no diagnóstico e no tratamento. revpsiquitr. 2005, v.6, p  MIRANDA, Christiane Albuquerque de, TARASCONI, Carla Ventura e SCORTEGAGNA, Silvana Alba. Estudo epidêmico dos transtornos mentais. Aval. psicol., ago. 2008, vol.7, no.2, p ISSN  MICHELON, Vallada L. Fatores Genéticos e Ambientais na Manifestação do transtorno Bipolar. Ver. Psiq.Clinica 32 1;21-27,  NETO,Alfredo Cataldo,Dr; GAUER,Gabriel José,Dr; FURTADO,Nina Rosa, Ms.Psiquiatria para estudantes de medicina. EDIPUCRS, 2003, cap.62 Transtorno do humor.  Organização Mundial De Saúde. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.