" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Advertisements

UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
CAXIAS, 15 DE DEZEMBRO DE 2014 Os Desafios do Brasil: Competitividade e governança.
CADASTRO AMBIENTAL RURAL: ANÁLISE DA SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Andrea Azevedo 1 Raoni Rajão 2 Marcelo Costa 2 Marcelo.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 Tributação e Subsídios para uma Economia de Baixo Carbono SPE/MF Coordenação-Geral de Meio Ambiente.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Inovação e Desenvolvimento Regional Conferência Nacional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação. Paulo de Tarso Araújo Souza Assespro-BA
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Aula 1. Análise de Política Externa: Fatores Sistêmicos x Fatores Domésticos Política Externa Brasileira – FLP 0437 Instituto de Relações Internacionais.
Gestão pela qualidade em organizações públicas Santana do Livramento.
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Fatores que impulsionam as migrações internacionais
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
João- Nº5 Nikhil – Nº13 Núria – Nº15 Sérgio – Nº20 9ºC.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
Pablo Fernandez, EcoSecurities Brasil Brasilia, 28 de Outubro de 2008 Direito e Mudanças climáticas nos países da Amazônia Relações existentes entre Energia.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Rio + 20:As questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas ; verdade inconvenientes VISITANTES 190 PAÍSES ONG`s RIO +20.
BRICS Mário Alves Nº10 Maura Vaz Nº12 Soraia Faria Nº23 Telmo Valério Nº25 E. B. 2, 3 das Olaias Geografia 9ºC.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
SISTEMA DE PROTEÇÃO AO ÍNDIO ISOLADO – SITUAÇÃO ATUAL Ministério da Justiça Diretoria de Proteção Territorial Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
José Cláudio Junqueira Ribeiro José Cláudio Junqueira Ribeiro Assessor Especial SEMAD As oportunidades do mercado de carbono do Sudeste e na região da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
1 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Novembro/2003 A viabilização do crescimento econômico e o papel do Mercado de Capitais.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
“Tributação e subsídios para uma economia de baixo carbono ” Contexto para consideração do Tema CMMC Brasília, 28 de Maio de 2014 Adriano Santhiago de.
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
Europa Oriental É a parte menos desenvolvida do continente; Suas fronteiras foram definidas após a 1ª e 2ª Guerras Mundiais e ao fim da Guerra Fria ( ).
DIRETORIA TÉCNICA Assessoria de Informações Gerenciais.
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Aula 8: Pesquisa-ação.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
A guerra Civil da Síria.
FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA (conceitos básicos)
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
A americanização ( perversa) da seguridade social no Brasil
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
A Equação do Novo Acordo Climático Global. Nossa conversa O tamanho do problema O que precisa ser feito O que esta se desenhando no novo acordo O nível.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
“Better growth” x Crescimento convencional do PIB.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
III Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Meio Ambiente Paulo Romano Brasília, 17/11/2005.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Transcrição da apresentação:

" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de Relações Internacionais Universidade de Brasília

Dissonância entre ciência e economia politica Percepção de ameaça longo prazo contrasta com sistemas econômicos e políticos estruturados no curto e meio prazo Soberanismo e post-Soberanismo. Predomínio do Soberanismo. Profundas divergências em como equacionar a pobreza e a desigualdade internacional e intranacional Diferencias entre países e regiões na vulnerabilidade e capacidade de adaptação Percepção de ameaça longo prazo contrasta com sistemas econômicos e políticos estruturados no curto e meio prazo Soberanismo e post-Soberanismo. Predomínio do Soberanismo. Profundas divergências em como equacionar a pobreza e a desigualdade internacional e intranacional Diferencias entre países e regiões na vulnerabilidade e capacidade de adaptação

Limites do modelo negociação da ONU  Alto numero de atores com peso muito heterogêneo na produção e potencial solução do problema.  Modelo de consenso que produz o mínimo comum denominador  Falta de mecanismos eficazes de monitoramento e sanção  Divisão rígida obsoleta do mundo em países desenvolvidos e em desenvolvimento  Ausência de pais líder/lideres. Divisão de Ocidente.  Interpretação divergente principio responsabilidades comuns e diferenciadas.  Alto numero de atores com peso muito heterogêneo na produção e potencial solução do problema.  Modelo de consenso que produz o mínimo comum denominador  Falta de mecanismos eficazes de monitoramento e sanção  Divisão rígida obsoleta do mundo em países desenvolvidos e em desenvolvimento  Ausência de pais líder/lideres. Divisão de Ocidente.  Interpretação divergente principio responsabilidades comuns e diferenciadas.

Países relevantes na produção e solução do problema  1- Super Potencias Climáticas:  EUA  China  União Europeia  2- Grandes Potencias Climáticas:  Índia,  Rússia,  Brasil,  Japão,  Coréia do Sul  1- Super Potencias Climáticas:  EUA  China  União Europeia  2- Grandes Potencias Climáticas:  Índia,  Rússia,  Brasil,  Japão,  Coréia do Sul

Critério racional de atribuição de responsabilidades 1- Emissões per capita. 2- Intensidade de carbono do PIB. 3- Taxa de fecundidade Combinação ponderada dos três fatores 1- Emissões per capita. 2- Intensidade de carbono do PIB. 3- Taxa de fecundidade Combinação ponderada dos três fatores

Perspectivas da Conferencia de Paris  Muito difícil ter uma acordo que seja legalmente vinculante devido particularmente as posições de EUA, China, Rússia e Índia.  Possibilidades de um compromisso não legalmente vinculante com metas voluntarias, que seria de baixa eficácia.  Muito difícil ter uma acordo que seja legalmente vinculante devido particularmente as posições de EUA, China, Rússia e Índia.  Possibilidades de um compromisso não legalmente vinculante com metas voluntarias, que seria de baixa eficácia.

Evolução Brasil 1- Extraordinário progresso redução desmatamento Amazônia desde 2005 ate Ruptura na posição de negociação internacional em 2009 com metas voluntarias e lei nacional de mudança climática. 3- O centro da política econômica privilegia a indústria automobilística/petróleo e o transporte individual sobre o transporte coletivo. 4- Implementação muito limitada da lei de mudança climática : tendência ao retrocesso na posição de negociação internacional com retomada da doutrina das responsabilidades históricas 1- Extraordinário progresso redução desmatamento Amazônia desde 2005 ate Ruptura na posição de negociação internacional em 2009 com metas voluntarias e lei nacional de mudança climática. 3- O centro da política econômica privilegia a indústria automobilística/petróleo e o transporte individual sobre o transporte coletivo. 4- Implementação muito limitada da lei de mudança climática : tendência ao retrocesso na posição de negociação internacional com retomada da doutrina das responsabilidades históricas

A doutrina das responsabilidades históricas não contribui à cooperação internacional 1- Atribuir responsabilidade a geração atual pelo comportamento de gerações previas. Nacionalismo estreito leva a conflito perpetuo pela redistribuição dos territórios. 2- A atmosfera e o clima eram considerados bens infinitos ate recentemente. 3- Problemas de medição derivadas de precariedade de estatísticas sobre muitos regiões do mundo em especial sobre mudança de uso da terra. 4- Problemas de alocação de responsabilidades pelas emissões nas guerras mundiais e pelas respetivas mudanças das fronteiras. 1- Atribuir responsabilidade a geração atual pelo comportamento de gerações previas. Nacionalismo estreito leva a conflito perpetuo pela redistribuição dos territórios. 2- A atmosfera e o clima eram considerados bens infinitos ate recentemente. 3- Problemas de medição derivadas de precariedade de estatísticas sobre muitos regiões do mundo em especial sobre mudança de uso da terra. 4- Problemas de alocação de responsabilidades pelas emissões nas guerras mundiais e pelas respetivas mudanças das fronteiras.

Importância crescente da adaptação a mudança climática Adaptação envolve basicamente um esforço nacional e local Fortalecimento da defesa civil e cooperação com as forças armadas. Novas estruturas resilientes Velhas estruturas reformadas para aumentar resiliência. Re localização de populações morando em áreas de alto risco Adaptação envolve basicamente um esforço nacional e local Fortalecimento da defesa civil e cooperação com as forças armadas. Novas estruturas resilientes Velhas estruturas reformadas para aumentar resiliência. Re localização de populações morando em áreas de alto risco