Pós-graduação em Odontologia. Tipos de Cursos Lato Sensu Lato Sensu –Especialização –Aperfeiçoamento –Atualização Stricto Sensu Stricto Sensu –Mestrado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÓS-GRADUAÇÃO `LATO SENSU` NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Advertisements

COMISSÃO DE OH-MO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA RIO DE JANEIRO
Especialidades Odontológicas
Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)
Nome:Marli Antunes Kieling
Odontologia.
Responsabilidade Civil
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
II MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS DA REDE UNA-SUS Cursos de Educação Permanente Para Profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas Camila Mello dos Santos,
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
& Apresentam: “Representações Discentes na FOB - USP” Data: 01/04/2014 (Terça-feira) Local: Anfiteatro 03 Horário: 13h Apresentação: Amanda Ribeiro (3º.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Versão Preliminar do AnteProjeto de Lei -Estabelece Normas Gerais para a Educação Superior -Regula o Sistema Federal de.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
GT Carreira Sinasefe – Seção Sindical CEFET/SC. Em 29 de novembro de 2001, SINASEFE, ANDES e MEC assinam TERMO DE ACORDO. Destaca-se: Ponto 8. O MEC garante.
Lei nº , de 28 de dezembro de 2012 Carreira do Magistério Superior Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
Criado em Dirigido para profissionais da indústria de feiras e eventos Certificação profissional de excelência reconhecido internacionalmente Atualmente.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO, SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO E ENVIO DE RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA NO ICS. 1. CADASTRAMENTO DE PROJETO DE PESQUISA.
MEMBROS: Josicélia Dumet Fernandes - UFBA e Coordenadora da Comissão anterior 2007/2009 Marta Lenise do Prado - UFSC e memória da Comissão anterior.
Marcos da evolução da Enfermagem em Portugal Batalha LMC, PhD, RN; Amaral-Bastos M, Especialista SIP Madrid, Maio de 2014 La visión profesional del cuidado.
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
“P OSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE E NFERMAGEM NO E NSINO A DISTÂNCIA ” 1º Seminário sobre Ensino Técnico e de Graduação a Distância.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Tomografia Computadorizada Cone Beam
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS Capacitação no Uso do SABi
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
2/6/2016 Regime de Trabalho 1 Regimes de Trabalho e Afastamento Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini Comissão Permanente de Avaliação UNESP2009.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Desafio das turmas numerosas Profa. Jossana Ferreira e Prof. José Josemar.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Conselho Universitário – CONSUN Promoção e Acesso à classe E e à classe de Titular Promoção à Classe E (Titular): Ensino Superior Acesso à Classe de Titular:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
Ministério da Educação Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil – PROAE REGULAMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Professor de Matemática… E Agora? Saídas Profissionais.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Leandro Innocentini Lopes de Faria Roniberto Morato do Amaral São Carlos, 02/06/2016 Workshop IEAE- Tecnologias e Materiais para Saúde Ferramentas para.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Pós-graduação em Odontologia

Tipos de Cursos Lato Sensu Lato Sensu –Especialização –Aperfeiçoamento –Atualização Stricto Sensu Stricto Sensu –Mestrado Acadêmico –Mestrado Profissionalizante –Doutorado

Lato Sensu Especialização Especialização Qualificar graduados que desejam aprofundar conhecimentos, qualificando-os para atividades científicas, tecnológicas, profissionais e literárias no setor específico de sua formação. Qualificar graduados que desejam aprofundar conhecimentos, qualificando-os para atividades científicas, tecnológicas, profissionais e literárias no setor específico de sua formação. Aperfeiçoamento Aperfeiçoamento Visa aprofundar conhecimentos ou melhorar técnicas adquiridas em determinada área. Visa aprofundar conhecimentos ou melhorar técnicas adquiridas em determinada área. Atualização Atualização Visa acompanhar o progresso do conhecimento em determinadas áreas. (UFBA – RESOLUÇÃO 06/00)

Lato Sensu Qualificação do coordenador de curso de especialização é de no mínimo, o título de mestre na área específica. Qualificação do coordenador de curso de especialização é de no mínimo, o título de mestre na área específica. A freqüência mínima - 85% / Aproveitamento mínimo - 70%. A freqüência mínima - 85% / Aproveitamento mínimo - 70%. Carga horária mínima da especialização Carga horária mínima da especialização –2000 horas-aluno – CTBMF –1000 horas-aluno – Orto e Implante (36 meses) –750 horas-aluno – Prótese (24 meses) –500 horas-aluno-Demais especialidades (18 meses) (CFO, 2004) MEC- Especialização- 360 horas

Especialidades Odontológicas Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial; Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial; Dentística restauradora; Dentística restauradora; Endodontia; Endodontia; Odontologia Legal; Odontologia Legal; Odontologia em Saúde Coletiva; Odontologia em Saúde Coletiva; Odontopediatria; Odontopediatria; Ortodontia e Ortopedia Facial; Ortodontia e Ortopedia Facial; (CFO, 2000)

Especialidades Odontológicas Patologia Bucal; Patologia Bucal; Periodontia; Periodontia; Prótese Buco-maxilo-facial; Prótese Buco-maxilo-facial; Prótese Dentária; Prótese Dentária; Radiologia; Radiologia; Implantodontia; Implantodontia; Estomatologia. Estomatologia. (CFO, 2000)

Novas Especialidades Ortopedia Funcional dos Maxilares; Ortopedia Funcional dos Maxilares; Disfunção Têmporo-mandibular e Dor Orofacial; Disfunção Têmporo-mandibular e Dor Orofacial; Odontologia do Trabalho; Odontologia do Trabalho; Odontogeriatria; Odontogeriatria; Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. (ANEO, 2002)

Cursos Especialização Reconhecidos CFO na Bahia Necessária constante atualização no conselho de classe/ instituições Necessária constante atualização no conselho de classe/ instituições

Stricto Sensu A Portaria Ministerial n , de 23/12/98, condiciona a validade nacional dos diplomas de pós-graduação stricto sensu ao mérito reconhecido na avaliação da CAPES, que é procedida por consultores especializados nas diversas Áreas do conhecimento, atuantes no magistério superior e na pesquisa.

Stricto Sensu - Avaliação Conceitos distribuídos de 1 a 7; Conceitos distribuídos de 1 a 7; Conceitos superiores a 5 somente são atribuídos a programas com elevado padrão de excelência e que tenham cursos de doutorado; Conceitos superiores a 5 somente são atribuídos a programas com elevado padrão de excelência e que tenham cursos de doutorado; Programas de conceito 7 são aqueles com desempenho claramente destacado dos demais, inclusive os de conceito 6; Programas de conceito 7 são aqueles com desempenho claramente destacado dos demais, inclusive os de conceito 6; Os programas que oferecem apenas cursos de mestrado podem obter conceito 5, no máximo; Os programas que oferecem apenas cursos de mestrado podem obter conceito 5, no máximo; (CAPES, 2004)

Stricto Sensu - Avaliação Os programas que receberem conceitos 1 e 2 deixam de ser recomendados pela CAPES; Os programas que receberem conceitos 1 e 2 deixam de ser recomendados pela CAPES; Os resultados das avaliações de todos os programas são encaminhados ao Conselho Técnico Consultivo da CAPES e ao Conselho Nacional de Educação, para homologação e, em seguida, ao Ministério de Estado da Educação para o ato de reconhecimento que é necessariamente publicado no Diário Oficial. Os resultados das avaliações de todos os programas são encaminhados ao Conselho Técnico Consultivo da CAPES e ao Conselho Nacional de Educação, para homologação e, em seguida, ao Ministério de Estado da Educação para o ato de reconhecimento que é necessariamente publicado no Diário Oficial. (CAPES, 2004) Publicação Científica

Mestrados e Doutorados - Bahia Saúde Coletiva – ISC -UFBA (M/D/F) – Nota 6; Saúde Coletiva – ISC -UFBA (M/D/F) – Nota 6; Saúde Coletiva – UEFS (M) – Nota 3; Saúde Coletiva – UEFS (M) – Nota 3; Odontologia – FOUFBA (M)– Nota 3; Odontologia – FOUFBA (M)– Nota 3; Imunologia – ICS-UFBA (M/D) – Nota 4; Imunologia – ICS-UFBA (M/D) – Nota 4; Patologia Humana – Fiocruz-BA (M/D) – Nota 5. Patologia Humana – Fiocruz-BA (M/D) – Nota 5. (CAPES, 2004)

Cursos de pós graduação stricto sensu no Estado Mestrado acadêmico: Mestrado acadêmico: –Saúde Coletiva- ISC/UFBA; –Odontologia- FO/ UFBA; – Imunologia- ICS/ UFBA; – Patologia- Fiocruz; – Medicina e Saúde- Medicina/UFBA; –Educação- FACED/ UFBA; –Saúde coletiva- UEFS; Mestrado profissional: Mestrado profissional: – Odontologia- FBDC;

Doutorado : Doutorado : –Saúde Coletiva- ISC/UFBA; –Laser em Odontologia- UFPB/ UFBA; – Imunologia- ICS/ UFBA; – Patologia- Fiocruz; – Medicina e Saúde- Medicina/UFBA; –Educação- FACED/ UFBA; Cursos de pós graduação stricto sensu no Estado Doutorado FBDC

Mestrados e Doutorados de Excelência Saúde Coletiva – ISC -UFBA (M/D/F) – Nota 6. Saúde Coletiva – ISC -UFBA (M/D/F) – Nota 6. (CAPES, 2004)

Currículo na plataforma Lattes Importância atual para o campo científico