Oficina de Planejamento do CDES fevereiro/2011
OBJETIVO DO PAC PAC 1 Em 2007 – Acelerar o ritmo de crescimento da economia Aumentar o emprego e a renda Diminuir as desigualdades sociais e regionais Superação dos gargalos na infraestrutura do País Incentivar o investimento privado e o público em infraestrutura Em nova função - Reduzir impactos da crise internacional – função anti-cíclica PAC 2 Nova carteira de empreendimentos Novas áreas Maior volume de investimentos Contribuir para meta de crescimento do PIB Desafio ainda maior
Criados 8,2 milhões de empregos com carteira assinada entre 2007 e 2010 LEGADO DO PAC 1 Investimentos em infraestrutura na ordem do dia País cresceu 4,6% em média ao ano entre 2007 e 2010 Investimento Total de 16,4% do PIB em 2006 para 19% em 2010 Investimento Público dobrou de 1,6% do PIB em 2006 para 3,3% em 2010 Aumento do crédito e melhores condições de financiamento de 30% do PIB em 2006 para 47% em 2010
LEGADO DO PAC 1 - Avanços na Gestão PAC foi um exercício permanente de coordenação entre os órgãos públicos e de modernização da gestão Introduziu um método inovador de monitoramento Disseminou a cultura de priorização, responsabilização e de transparência das informações Consolidou a idéia de que é indispensável ao país o planejamento de seus investimentos Obras do PAC ganharam status de transferência obrigatória Recursos garantidos para obras do PAC e maior flexibilidade de remanejamento de recursos Procedimentos internos foram simplificados Equipes na área de infraestrutura foram reforçadas
RESULTADOS DO PAC 1
CONCLUSÃO ORIGINAL DAS OBRAS DO PAC 1 R$ 541,8 bilhões R$ 115,6 bilhões Valor total do PAC – R$ 657,4 bilhões Conclusão original até ,4% Conclusão original pós ,6% Exemplos: Usinas do Madeira Refinarias do Nordeste COMPERJ Transnordestina Eixo Norte do São Francisco
R$ 444 bilhões R$ 97,8 bilhões Concluído – 82% Não concluído – 18% AÇÕES CONCLUÍDAS EM RELAÇÃO AO PREVISTO CONCLUIR ATÉ 2010 – R$ 541,8 BILHÕES 82% das ações concluídas até dez/10 R$ bilhões Conclusão pós 2010 R$ 115,6 bilhões PAC 2 Fonte: 11º Balanço do PAC
OBRAS EM ANDAMENTO DO PAC 1 Faixas de execução 66,2% com mais de 50% de execução
Esgoto Resíduos sólidos Áreas de risco Mobilidade Urbana Pavimentação Equipamentos Sociais e Urbanos - saúde, educação, cultura e segurança Minha Casa Minha Vida Urbanização Financiamento habitacional Água Irrigação Luz para Todos
EIXOS PÓS 2014TOTAL PAC CIDADE MELHOR57,1- PAC COMUNIDADE CIDADÃ23,0- PAC MINHA CASA, MINHA VIDA278,2- PAC ÁGUA E LUZ PARA TODOS30,6- PAC TRANSPORTES104,54,5 109,0 PAC ENERGIA 461,6 626, ,5 TOTAL 955,0 631, ,4 R$ bilhões PREVISÃO PRELIMINAR DE INVESTIMENTO Fonte: Lançamento PAC 2
EIXOSPAC 1PAC 2Comparativo LOGÍSTICA104 - ENERGIA 56% SOCIAL E URBANO 63% TOTAL 50% R$ bilhões COMPARATIVO DE INVESTIMENTO ENTRE PAC 1 E PAC 2
O conjunto de investimentos selecionados são: Projetos que alavanquem o desenvolvimento local e regional e que reduzam a desigualdade social e regional Eixos ou projetos estruturantes contemplados nos diversos planos estratégicos setoriais Sustentabilidade ambiental CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Eixos de Transporte e Energia – empreendimentos selecionados em março de 2010
GruposQuantidadeMunicípios % da população 1477 11 RMs* e RIDE/DF Acima de 70 mil habitantes no N, NE e CO Acima de 100 mil habitantes no S e SE 60% 2221 Entre 50 e 70 mil habitantes no N, NE e CO Entre 50 e 100 mil habitantes no S e SE 8% Abaixo de 50 mil habitantes 32% Eixos Cidade Melhor, Comunidade Cidadã, Água e Luz para Todos *São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Campinas, Belém e Santos CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Seleção a partir do diálogo com Estados e Municípios 1ª etapa da seleção realizada em 2010 – R$ 29,4 bi 2ª etapa será realizada durante o ano de 2011
DESAFIOS PAC 2 Aperfeiçoar a gestão e o monitoramento das ações do PAC Garantir melhores condições para sua execução por parte dos órgãos federais, estaduais e municipais e do setor privado Resultado ainda melhor do que o PAC1
Gestão e Monitoramento
ESTRUTURA DE MONITORAMENTO DO PAC 2 Gestão e Informações Acompanhamento e Decisão Salas de Situação MPOG – MF – CC – SRI – Ministério Setorial Coordenação: MPOG Presidenta da República Comitê Gestor do PAC nos Ministérios Coordenação: Secretarias Executivas Grupo Executivo – GEPAC MPOG – MF – CC – SRI Coordenação: MPOG Comitê Gestor de Ministros – CGPAC MPOG – MF – CC – SRI – Ministério Setorial Coordenação: MPOG
SALAS DE SITUAÇÃO POR MINISTÉRIO Rodovias Ferrovias Hidrovias Marinha Mercante Habitação Saneamento Minha Casa, Minha Vida* Prevenção em áreas de risco* Mobilidade Urbana* Pavimentação* Saúde - UPA e UBS * Recursos Hídricos Geração e Transmissão de Energia Elétrica e Eficiência Energética Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Geologia e Mineração Luz para Todos Pesquisas exploratórias CidadesSaúdeEducação Integração NacionalTransportes Minas e Energia Educação –Creches e Pré- escolas e Quadras Esportivas* Justiça Postos de Polícia Comunitária* Cultura Praças do PAC * Aeroportos Defesa SEP Portos *Novas salas Desenvolvimento Agrário Máquinas e Equipamentos *
Sala de situação – grupo de servidores designados para acompanhar as ações de um determinado setor, coordenada pelo MPOG – acompanhamento intensivo Acompanhamento de cronogramas físico e financeiro para assegurar prazos e resultados Evitar sobre-custos e induzir melhorias nas políticas Gerenciar riscos: identificar e procurar soluções aos entraves, garantindo o cronograma Licenciamento ambiental Acompanhamento junto aos órgãos de controle Divulgar andamento das ações para a sociedade Reuniões específicas para discussões de assuntos transversais, coordenadas pelo Ministério do Planejamento Ex: simplificação de procedimentos de licenciamento ambiental, de empenho e pagamento, de contratação de obras públicas PROCESSO DE MONITORAMENTO
Balanços públicos a cada 6 meses Balanço do programa Cartilhas estaduais Site do PAC TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS
Novos desafios
Reestruturação das áreas de formulação de projetos Estruturação de rede de assistência técnica aos municípios, em especial os pequenos Simplificação dos procedimentos de licitação, contratação e pagamento, reforçando o controle e a transparência Aprimoramento do processo de licenciamento ambiental Aperfeiçoamento dos modelos setoriais: concessão de rodovias e ferrovias, hidrovias, navegação de cabotagem, aeroportos e irrigação NOVOS DESAFIOS
MUDANÇAS JÁ ADOTADAS Preferencialmente não será exigida contrapartida Contratos somente serão assinados após a aprovação dos projetos básicos em condições de iniciar o processo de licitação Produção Habitacional nas propostas de urbanização de assentamentos precários e saneamento integrado - será atendida nos padrões e procedimentos do MINHA CASA, MINHA VIDA
Oficina de Planejamento do CDES fevereiro/2011