Parques de Campismo e Caravanismo Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar 2011/2012 Introdução à Hotelaria Diogo Barbosa Filipa Távora Francisco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Advertisements

Segurança e Higiene no Trabalho
A OFERTA TURÍSTICA.
Segurança e Higiene no Trabalho
2. VLT – VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS
NR 13 - CALDEIRAS E VASOS DE PRESSSÃO
NR 21 Trabalho a Céu Aberto
ILUMINÂNCIA DE EMERGÊNCIA
Situações e funções urbanas
CAMPANHA DE RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS
Definição do sector de Touring
Desenho de Instalações Sanitária. (Hélio Creder)
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho
DISCIPLINA: HIGIENE DO TRABALHO
PEREQUAÇÃO ANTECEDENTES
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Resíduos.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
Vista Aérea da Região.
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
Metodologia 5S’s e Práticas da Armazenamento
A Gestão de Higiene Tim Hogg ESB-UCP 2002
Energia limpa.
Princípios para organização de uma Atividade Escoteira
Sistema Estadual de Meio Ambiente
CURSO DE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES
Sistema de Comando de Incidentes
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
O canteiro deve abrigar “todas” as necessidades da obra. Todas???
NR 24 Enfª Jamilie Sena.
Projeto: “Somos Agua” Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal 2012/ º2.
Ana Paula Villwock Devair Rosin Marina Scarsi Micheli Pegoraro
Geometria Espacial Aula 3.
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Escola: COOPEN Aluno: Maria Eduarda Campos e Arthur Série: 4º ano B
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
ROTEIRO PARA INSPEÇÃO EM DROGARIAS
Manual de Práticas Saudáveis
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.
Nós Propomos Restauro da Zona Balnear do Porto do Salão Formandos: José Fontes Ricardo Correia Ricardo Silveira.
VIGILANCIA SANITÁRIA EM EAS/EIS
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 04 de Maio de 2015 REQUALIFICAÇÃO DA PRAIA ESTUARINA DO SEIXAL.
 É a formulação jurídica da política do solo, o equilíbrio entre o direito de propriedade imobiliária e o dever que, será respeitado sua função social.
Profa. Adriana Nogueira Vieira Lima
ABNT NBR NETINFO SHANKAR COSTA FILIPE BALTHAZAR PAULO MAURÍCIO
Sinalização de Emergência
transporte e armazenamento
transporte e armazenagem de produtos perigosos
ANALISE GRÁFICA DO TERRENO
1 /15. LEI COMPLEMENTAR N.º 2623, DE 4 DE JULHO DE Art. 3º A execução de qualquer forma de parcelamento do solo no Município de Linhares dependerá.
DL 77/2006 – Transposição dos Anexos da DQA Este documento não tem os anexos completos. Os slides foram baseados nos Anexos da transposição da Directiva.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, VI da CF/88  Arts. 29 a 31 do CTN (regulamentação)  Lei 9.393/96 
Soluções Sustentáveis
PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIOS Engenheiro de Segurança do Trabalho
Disciplina Tecnologia dos Transportes Componentes das vias urbanas.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. Polo Santarém (22 e 23/10/15) 2º Seminário.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Alojamento Local Trabalho elaborado por: Ana Luísa Ângela Alexandre
Docente: Susana Ribeiro. Estabelecimentos Hoteleiros Decreto de Lei nº 39/2008 de 7 de Março, Portaria nº 327/2008.
PALMAS, 10 DE MAIO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Transcrição da apresentação:

Parques de Campismo e Caravanismo Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar 2011/2012 Introdução à Hotelaria Diogo Barbosa Filipa Távora Francisco Campos Luís Aguiar Rodolfo Pinto

Noção Empreendimentos instalados em terrenos devidamente delimitados e dotados de estruturas destinadas a permitir a instalação de tendas, reboques, caravanas ou autocaravanas e demais material e equipamento necessários à prática do campismo e do caravanismo.

Classificação Os parques de campismo e de caravanismo podem ser públicos ou privativos. Podem classificar-se nas categorias de 3, 4 e 5 estrelas dependendo da sua localização, qualidade das suas instalações e equipamentos e dos serviços que oferecem.

Localização e Território Os parques de campismo e de caravanismo devem situar-se em locais apropriados. A sua capacidade é determinada pela área útil mínima destinada a cada campista ou caravanista (igual ou superior a 13 m²). Nos parques de campismo e de caravanismo, a área destinada a acampamento não exceder 60% da área total do parque.

Delimitação

Largura mínima de 3 a 6 metros por sentido Manter o bom estado Manter as vias desocupadas Vias de Circulação Interna

Circulação e estacionamento de veículos automóveis

Rede de energia elétrica

Abastecimento de água

Condições Gerais de Instalação

Artigo 18º - Recipientes para lixo - Recipientes com tampa e proporção de 1 / 30 campistas com fácil acesso, sinalizados e distando entre sim no máximo 50m. - Contentores de maior dimensão com deposição seletiva de fluxos, com a obrigação da manutenção e sua lavagem.

Artigo 19º - Instalações de alojamento Instalações não podem ultrapassar 25% da área do parque destinada a campistas, sem poder ultrapassar dois pisos. Máximo de 3 quartos, com casa de banho privada (sanita, chuveiro, lavatório com espelho e ponto de luz)

Artigo 20.º Receção Todas as instalações comuns dos parques de campismo e de caravanismo, incluindo as sanitárias, bem como os recipientes de lixo, devem ser limpos e desinfetados diariamente. O lixo e resíduos recolhidos na área destinada ao campismo e de caravanismo devem ser removidos diariamente para o local previsto no n.º 2 do 18.º, onde serão recolhidos pelos serviços públicos ou, na falta destes, por outros idênticos.

a) O nome, designação, qualificação e categoria, se tiver sido adotado o sistema de classificação previsto na presente portaria; b) O horário de funcionamento da receção; c) Os preços dos serviços; d) O período de funcionamento do parque; e) A lotação do parque; f) Os períodos de silêncio;

g) A área destinada aos campistas, a localização dos extintores e das saídas de emergência; h) A existência de regulamento interno; i) A existência de livro de reclamações à disposição dos campistas e caravanistas;

Artigo – 21º Primeiros socorros e equipamento de salvação Equipamentos de primeiro socorro ou posto de socorro durante 24h / dia. Localizados em zonas de acesso directo a águas balneares, sem serviços de socorros a náufragos, devem de ter equipamentos e meios de salvação

Artigo 22.º - Serviço de limpeza e remoção do lixo Todas as instalações desde as instalações comuns e as sanitárias devem ser limpas e desinfetadas diariamente. Todo o lixo e resíduos recolhidos devem ser removidos diariamente para os contentores referidos no n.º2 do 18.º, onde de seguida será recolhido pelos serviços públicos ou empresas subcontratadas

Serviço de Vigilância Nos parques de campismo e de caravanismo deve existir um serviço permanente de vigilância ou vídeo de vigilância.

Superfície de terreno destinada à instalação de caravanas e autocaravanas: Nos parques que admitam caravanas e autocaravanas, a superfície de terreno destinada à instalação deste equipamento deve ter uma área mínima de 50 m2 e pode dispor dos seguintes equipamentos: a)Instalação elétrica; b)Ponto de Água; c)Esgoto;

Melhor Parque de Campismo de Portugal Zmar Eco Campo Resort & SPA ( Odemira, Beja) 5 estrelas

Melhor Parque de Campismo do Mundo La Marina (Alicante, Espanha) 5 estrelas oDBw0

Estações de serviço 2 — As estações de serviço devem estar revestidas com materiais impermeabilizados e dispor de equipamento próprio para: a) Escoamento de águas residuais; b) Esvaziamento de WC químico/sistema de lavagem e despejo de cassetes sanitárias; c) Abastecimento de água potável; d) Despejo de resíduos sólidos urbanos.

Instrumentos de gestão territorial

Trabalho realizado por:  Diogo Barbosa  Filipa Távora  Francisco Campos  Luís Aguiar  Rodolfo Pinto

Obrigado pela Atenção! Fim!