Implantação da Aprendizagem on line no Brasil Comissão de Educação do Senado Federal Marcos Formiga UNB/MCTI
“Estas paredes, aulas, salas, Não sei como hei de suportá-las, É tão restrito e augusto o espaço. De verde não se vê pedaço. E ficam-me nas aulas, bancos, Pensar, ouvido e vista estanques” Resposta de estudante a Mefistófeles referindo-se à Universidade. Primeira parte do “Fausto” J.W Von Goethe. Início do Séc. XIX
A Explosão da Internet e suas consequências: Educação Aberta e a Distancia Educação Flexível Sociedade da Informação e do Conhecimento: Software Proprietário (copyright) Fonte aberta GNU (copyleft) Linux ( Wikipédia ( ) Google ( Yahoo br.buscaeducacao.yahoo.com/mt) Creative Commons ( / Banco de Recursos Didáticos ( Intel ( Microsoft ( Sun ( IBM ( REAs exemplos: Marcos Formiga
4 O que são Recursos Educacionais Abertos? “Materiais digitalizados oferecidos livre e gratuitamente, abertos para educadores, pesquisadores, estudantes e auto-aprendizes para uso e reuso em atividades docentes de aprendizagem e de pesquisa” (UNESCO- CERI) Marcos Formiga
Educação Aberta e a Distancia Educação “Dual” ou Mista E-learning Educação Presencial (face a face) ou Educação Flexível EDUCAÇÃO DISTRIBUÍDA Fonte: Robin Mason – Adaptado por M.F. 2009
Sala de aula tradicional Baixo uso de tecnologia Aprendizagem Mista ou Blended Learning Uso intermediário de meios tecnológicos - + Alto uso meios de tecnológicos Completamente online, sem o componente face-a-face Aprendizagem Presencial “Offline Learning” Aprendizagem Onnline “Online Learning” DESCRIÇÃO ESQUEMÁTICA DA APRENDIZAGEM MISTA Aumento gradativo de meios tecnológicos online e-learning Curso inteiramente entregue por meio de plataforma de aprendizagem eletrônica Curso de uso de pequena participação de tecnologia Fonte: R obin Mason – Adaptado por M.F. 2009
7 Reunião de Kronberg (Jun/2007) Impacto das tecnologias emergentes nos modelos de aprendizagem Papel do professor no futuro Modelos de avaliação no futuro Futuro dos sistemas educacionais tradicionais Futuro do e-learning Impacto da tecnologia na evolução das Sociedades do Conhecimento Marcos Formiga
8 “Declaração da Cidade do Cabo” para a Educação Aberta: descerrando a promessa dos Recursos Educacionais Abertos – Set/2007 Movimento emergente que combina a tradição de compartilhamento de idéias entre pares com a cultura interativa da Internet Baseado no principio de que cada um deveria ter a liberdade de usar e adaptar à medida de suas necessidades, e melhor distribuir os recursos educativos sem restrições, e fazer uma educação mais acessível (barata) e efetiva (compartilhamento e cooperação) própria da Sociedade do Conhecimento. Marcos Formiga declaration
No Brasil ABED lidera iniciativa a favor dos REAs. Artigo de F. Litto na Revista Inclusão Digital do IBICT. Seminário sobre REAs na VALER-RJ A ABED e os REAs Fredric Litto é indicado como membro do ICDE Task Force on OER (Open Educational Resources) 2007/Mar O Presidente da ABED A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distancia) adere a Declaração da Cidade do Cabo
10 MOOC Características Utilizam tecnologias emergentes que facilitam a aprendizagem distribuída em rede; São cursos abertos que permitem escalabilidade (possíveis de atender crescimento exponencial de matrículas); “São baseados no conectivismo, teoria da era digital cuja premissa é: o conhecimento está no mundo e não apenas no indivíduo, como afirmam as correntes de aprendizagem tais como cognitivismo e construtivismo. ” Fonte: MOTA, R. e INAMARATO, A. in Jornal da Ciência, nov
11 Breve Histórico 2007 – Utah State University – David Wiler; 2011 – Stanford University – MOOC: Inteligência Artificial – 160 mil alunos (quando ganhou notoriedade da mídia); 2012 – Dois professores de Stanford com rede de 33 universidades de ‘classe mundial’ criaram a empresa Coursera – atende mais de 1 milhão de alunos; (coursera.org) Brasil: MOOC ead – primeiro em língua portuguesa - autores João Mattar (BR) e Paulo Simões (PT). ( Fonte: MOTA, R. e INAMARATO, A. in Jornal da Ciência, nov
12 MOOCs e CONECTIVISMO Características do conectivismo: a) Aprendizagem e conhecimento estão diretamente associados à máxima diversidade de opiniões; b) Aprendizagem passa por um adequado processo de conexão e fontes especializadas de informação; c) Desenvolvimento da capacidade de saber é mais relevante do que momentaneamente se sabe; d) Aprendizagem depende de máquinas conectadas, infraestrutura tecnológica e facilidades de conexão, para fluir a aprendizagem sem dificuldades; e) Capacidade de enxergar conexões constitui habilidade central. Fonte: MOTA, R. e INAMARATO, A. in Jornal da Ciência, nov
MOOCs Protagonistas
15 Aumento oferta cursos online, majoritariamente em instituições superiores que visam lucros, facilitada pela internet. Irão atrair tanto jovem universitário quanto profissional mais idade; Adesão crescente Universidades conhecido prestígio a cursos que utilizam softs abertos e livres. Cenário internacional considera mais disruptiva tendência "status quo“ médio e longo prazos. Vide fenômeno MOOCs (Massive Online Open Course). Tendências em Tecnologias da Aprendizagem (I)
16 Novas tecnologias impressão/publicação irão redefinir livros textos na Universidade e modificar papel professor (de ator em cena para orientador ao lado). Investimentos na área serão abundantes; Evolução tecnologia informação (TIC’s) terá crescente uso gestão acadêmica/universitária com aumento "staff" envolvido no "website“; Pressão estudantes acesso banda larga pelo crescimento ferramentas digitais. Segundo CEPAL conexão banda larga custa: US$ 25 América Latina US$ 5 Europa US$ 0,05 Coréia do Sul Fonte : John R. Dew in WIR 2012 Tendências em Tecnologias da Aprendizagem (II)
Mercado Software Educação Brasil 52 milhões alunos apenas educação básica 53 lugar uso computador por aluno (PISA-2010) Desenvolvimento de uma arquitetura de referência para interoperabilidade dos aplicativos educacionais a qualquer sistema operacional, integração dos conteúdos digitais existentes nos diversos portais de domínio público (banco internacional de objetos educacionais, coleção educadores, portal do professor etc.), com o desenvolvimento de e-books portáveis em qualquer sistema operacional Desenvolvimento de aplicativos (apps) educacionais, plataformas educacionais com foco em redes sociais gamifi cadas (edutainment), desenvolvimento de plataformas para ensino à distância e gestão educacional Construção de jogos digitais interativos e lúdicos para o despertar vocacional de alunos na área de exatas/computação
Mobilidade, Internet e Jogos Digitais (Games) número smartphones (acesso internet) Brasil cresceu 84% em 2011 com banda larga móvel (3G) + 50 mi, estimativa 124 milhões até 2014 número de domicílios conectados alcançou 38% dos lares em 2011 somente 40,8 milhões de brasileiros possuírem acesso à internet país detém sempre os primeiros lugares nos rankings internacionais de usuários em redes sociais, sites de relacionamento e microblogs consultoria DfC Intelligence indústria mundial de jogos digitais (games) apresentou receita global de US$ 65 bilhões em 2010, tendo uma estimativa de US$ 80 bilhões em 2014 indústria do cinema teve receitas US$ 31,8 bi com investimento de 3 a 4 vezes maiores que a indústria de games Pricewaterhouse Coopers LLP e Wilkofsky Gruen Associates mercado brasileiro games R$ 478 milhões (2010) potencial R$ 799 mi em A produção brasileira, contudo, ainda é pouco expressiva, representando apenas 0,15% no mercado mundial de jogos eletrônicos
Economia ou Civilização do Conhecimento baseada na criatividade, cujos princípios definem o ritmo do novo ciclo de desenvolvimento, aqui rapidamente identificados como inclusão social, sustentabilidade, diversidade cultural e inovação. Esta Economia Criativa, por sua vez, se assenta em uma concepção de governança advinda da evolução tecnológica.
Economia da Abundância Consegue, a despeito da crise econômico- financeira, avançar constantemente, sendo denominada por Diamandis e Kotler de “Economia da Abundância baseada no conhecimento que se renova constantemente, não se esgota e se multiplica com o seu uso”. Este novo paradigma contrapõe-se à clássica Economia da Escassez, determinada pela finitude dos recursos naturais.
Economia da Abundância: Triplo Conceito de Infinito Correlação triplo conceito de infinito pelo movimento “Crie Futuros”, Lala Deheinzelin Infinito 1 (um) – dos patrimônios intangíveis; cultura, conhecimento e criatividade; Infinito 2 (dois) – das novas tecnologias; que tangibiliza o infinito dos intangíveis com seus “bits”, e os tornam acessíveis e compartilháveis. Os infinitos 1 (um) e 2 (dois), de forma conjunta, criam e acionam o Infinito 3 (três) – da sociedade em rede; em suas infinitas formas de organização colaborativa. acesso em 03 de agosto de
Brasil Timor Leste Angola São Tomé e Príncipe Guiné-Bissau Cabo Verde Portugal Moçambique Macao Goa Marcos Formiga Países de Língua Portuguesa - CPLP
Ranking IDH CPLP PaisIDHRanking IDH População 2011 km²Renda Per Capta US$ (2011) Mil Portugal Brasil Cabo Verde São Tomé e Príncipe Timor Leste Guiné-Bissau Moçambique Fonte: PNUD 2011 População Total Hab.– milhõesÁrea Total km –
PosiçãoLíngua Usuários de Internet % total 1Inglês ,5 2 Chinês (Mandarim) ,6 3Espanhol ,8 4Japonês ,3 5Português ,3 6Alemão ,0 7Árabe ,3 8Francês ,2 9Russo ,5 10Coreno ,1 Uso da Internet no mundo
25 “Prefiro os sonhos do futuro à história do passado” Thomas Jefferson OBRIGADOPELAATENÇÃO! Marcos Formiga