Implantação da Aprendizagem on line no Brasil Comissão de Educação do Senado Federal Marcos Formiga UNB/MCTI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Portal do Professor SEED/MEC
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Universidade – Tecnologias – Articulação
A Educação Mediada pela Tecnologia
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
A Evolução das Mídias Audiovisuais
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
MOOC – Massive Open Online Course
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
A EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Apresentação: Profas. Selma Dias Leite e
Escolhendo o nosso Futuro
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Conceitos e Gerações de EAD
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
Tema Gestão do Conhecimento:.
Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico António Teixeira (EDEN, UK; UAb, PT)
Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.
Introdução à Educação à distância
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Redes Sociais na Educação Aberta
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Novos Modelos de Empresa
Tecnologia e Educação: colaboração e liberdades O Caso do Brasil Brasilia, 08 de julho de Camara dos Deputados. Carolina Rossini Fellow da Universidade.

BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS  Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG)   II JORNADA.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI
INTERNACIONALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS Fórum de Coordenadores de Programas de Pós Graduação em Ciência da Computação Marcos Formiga MCTI-ASSINUnB-CEAM.
2º Seminário sobre Informação na Internet Tendências da Educação Corporativa Brasília-DFAgo/2008 Marcos Formiga.
EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.
ENSINO ONLINE: A MAIOR MUDANÇA NO ENSINO DESDE A INVENÇÃO DA ESCRITA Edelvicio Junior
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
MOOC O MOOC é uma REVOLUÇÃO no Ensino dentro da Revolução da Informática. MOOC - Massive Online Open Course. Democrático - Ferramenta de formação que atinge.
O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP.
EAD em Rede Universidades Associadas Estaduais e Municipais da ABRUEM.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Implantação da Aprendizagem on line no Brasil Comissão de Educação do Senado Federal Marcos Formiga UNB/MCTI

“Estas paredes, aulas, salas, Não sei como hei de suportá-las, É tão restrito e augusto o espaço. De verde não se vê pedaço. E ficam-me nas aulas, bancos, Pensar, ouvido e vista estanques” Resposta de estudante a Mefistófeles referindo-se à Universidade. Primeira parte do “Fausto” J.W Von Goethe. Início do Séc. XIX

A Explosão da Internet e suas consequências: Educação Aberta e a Distancia Educação Flexível Sociedade da Informação e do Conhecimento: Software Proprietário (copyright) Fonte aberta GNU (copyleft) Linux ( Wikipédia ( ) Google ( Yahoo br.buscaeducacao.yahoo.com/mt) Creative Commons ( / Banco de Recursos Didáticos ( Intel ( Microsoft ( Sun ( IBM ( REAs exemplos: Marcos Formiga

4 O que são Recursos Educacionais Abertos? “Materiais digitalizados oferecidos livre e gratuitamente, abertos para educadores, pesquisadores, estudantes e auto-aprendizes para uso e reuso em atividades docentes de aprendizagem e de pesquisa” (UNESCO- CERI) Marcos Formiga

Educação Aberta e a Distancia Educação “Dual” ou Mista E-learning Educação Presencial (face a face) ou Educação Flexível EDUCAÇÃO DISTRIBUÍDA Fonte: Robin Mason – Adaptado por M.F. 2009

Sala de aula tradicional Baixo uso de tecnologia Aprendizagem Mista ou Blended Learning Uso intermediário de meios tecnológicos - + Alto uso meios de tecnológicos Completamente online, sem o componente face-a-face Aprendizagem Presencial “Offline Learning” Aprendizagem Onnline “Online Learning” DESCRIÇÃO ESQUEMÁTICA DA APRENDIZAGEM MISTA Aumento gradativo de meios tecnológicos online e-learning Curso inteiramente entregue por meio de plataforma de aprendizagem eletrônica Curso de uso de pequena participação de tecnologia Fonte: R obin Mason – Adaptado por M.F. 2009

7 Reunião de Kronberg (Jun/2007) Impacto das tecnologias emergentes nos modelos de aprendizagem Papel do professor no futuro Modelos de avaliação no futuro Futuro dos sistemas educacionais tradicionais Futuro do e-learning Impacto da tecnologia na evolução das Sociedades do Conhecimento Marcos Formiga

8 “Declaração da Cidade do Cabo” para a Educação Aberta: descerrando a promessa dos Recursos Educacionais Abertos – Set/2007 Movimento emergente que combina a tradição de compartilhamento de idéias entre pares com a cultura interativa da Internet Baseado no principio de que cada um deveria ter a liberdade de usar e adaptar à medida de suas necessidades, e melhor distribuir os recursos educativos sem restrições, e fazer uma educação mais acessível (barata) e efetiva (compartilhamento e cooperação) própria da Sociedade do Conhecimento. Marcos Formiga declaration

No Brasil ABED lidera iniciativa a favor dos REAs. Artigo de F. Litto na Revista Inclusão Digital do IBICT. Seminário sobre REAs na VALER-RJ A ABED e os REAs Fredric Litto é indicado como membro do ICDE Task Force on OER (Open Educational Resources) 2007/Mar O Presidente da ABED A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distancia) adere a Declaração da Cidade do Cabo

10 MOOC Características Utilizam tecnologias emergentes que facilitam a aprendizagem distribuída em rede; São cursos abertos que permitem escalabilidade (possíveis de atender crescimento exponencial de matrículas); “São baseados no conectivismo, teoria da era digital cuja premissa é: o conhecimento está no mundo e não apenas no indivíduo, como afirmam as correntes de aprendizagem tais como cognitivismo e construtivismo. ” Fonte: MOTA, R. e INAMARATO, A. in Jornal da Ciência, nov

11 Breve Histórico 2007 – Utah State University – David Wiler; 2011 – Stanford University – MOOC: Inteligência Artificial – 160 mil alunos (quando ganhou notoriedade da mídia); 2012 – Dois professores de Stanford com rede de 33 universidades de ‘classe mundial’ criaram a empresa Coursera – atende mais de 1 milhão de alunos; (coursera.org) Brasil: MOOC ead – primeiro em língua portuguesa - autores João Mattar (BR) e Paulo Simões (PT). ( Fonte: MOTA, R. e INAMARATO, A. in Jornal da Ciência, nov

12 MOOCs e CONECTIVISMO Características do conectivismo: a) Aprendizagem e conhecimento estão diretamente associados à máxima diversidade de opiniões;  b) Aprendizagem passa por um adequado processo de conexão e fontes especializadas de informação;  c) Desenvolvimento da capacidade de saber é mais relevante do que momentaneamente se sabe;  d) Aprendizagem depende de máquinas conectadas, infraestrutura tecnológica e facilidades de conexão, para fluir a aprendizagem sem dificuldades;  e) Capacidade de enxergar conexões constitui habilidade central. Fonte: MOTA, R. e INAMARATO, A. in Jornal da Ciência, nov

MOOCs Protagonistas

15  Aumento oferta cursos online, majoritariamente em instituições superiores que visam lucros, facilitada pela internet. Irão atrair tanto jovem universitário quanto profissional mais idade;  Adesão crescente Universidades conhecido prestígio a cursos que utilizam softs abertos e livres. Cenário internacional considera mais disruptiva tendência "status quo“ médio e longo prazos. Vide fenômeno MOOCs (Massive Online Open Course). Tendências em Tecnologias da Aprendizagem (I)

16  Novas tecnologias impressão/publicação irão redefinir livros textos na Universidade e modificar papel professor (de ator em cena para orientador ao lado). Investimentos na área serão abundantes;  Evolução tecnologia informação (TIC’s) terá crescente uso gestão acadêmica/universitária com aumento "staff" envolvido no "website“;  Pressão estudantes acesso banda larga pelo crescimento ferramentas digitais. Segundo CEPAL conexão banda larga custa: US$ 25 América Latina US$ 5 Europa US$ 0,05 Coréia do Sul Fonte : John R. Dew in WIR 2012 Tendências em Tecnologias da Aprendizagem (II)

Mercado Software Educação  Brasil 52 milhões alunos apenas educação básica  53 lugar uso computador por aluno (PISA-2010)  Desenvolvimento de uma arquitetura de referência para interoperabilidade dos aplicativos educacionais a qualquer sistema operacional, integração dos conteúdos digitais existentes nos diversos portais de domínio público (banco internacional de objetos educacionais, coleção educadores, portal do professor etc.), com o desenvolvimento de e-books portáveis em qualquer sistema operacional  Desenvolvimento de aplicativos (apps) educacionais, plataformas educacionais com foco em redes sociais gamifi cadas (edutainment), desenvolvimento de plataformas para ensino à distância e gestão educacional  Construção de jogos digitais interativos e lúdicos para o despertar vocacional de alunos na área de exatas/computação

Mobilidade, Internet e Jogos Digitais (Games)  número smartphones (acesso internet) Brasil cresceu 84% em 2011 com banda larga móvel (3G) + 50 mi, estimativa 124 milhões até 2014  número de domicílios conectados alcançou  38% dos lares em 2011 somente 40,8 milhões de brasileiros possuírem acesso à internet  país detém sempre os primeiros lugares nos  rankings internacionais de usuários em redes sociais, sites de relacionamento e microblogs  consultoria DfC Intelligence indústria mundial de jogos digitais (games) apresentou receita global de US$ 65 bilhões em 2010, tendo uma estimativa de US$ 80 bilhões em 2014  indústria do cinema teve receitas US$ 31,8 bi com investimento de 3 a 4 vezes maiores que a indústria de games  Pricewaterhouse Coopers LLP e Wilkofsky Gruen Associates mercado brasileiro games R$ 478 milhões (2010) potencial R$ 799 mi em A produção brasileira, contudo, ainda é pouco expressiva, representando apenas 0,15% no mercado mundial de jogos eletrônicos

Economia ou Civilização do Conhecimento  baseada na criatividade, cujos princípios definem o ritmo do novo ciclo de desenvolvimento, aqui rapidamente identificados como inclusão social, sustentabilidade, diversidade cultural e inovação. Esta Economia Criativa, por sua vez, se assenta em uma concepção de governança advinda da evolução tecnológica.

Economia da Abundância  Consegue, a despeito da crise econômico- financeira, avançar constantemente, sendo denominada por Diamandis e Kotler de “Economia da Abundância baseada no conhecimento que se renova constantemente, não se esgota e se multiplica com o seu uso”. Este novo paradigma contrapõe-se à clássica Economia da Escassez, determinada pela finitude dos recursos naturais.

Economia da Abundância: Triplo Conceito de Infinito  Correlação triplo conceito de infinito pelo movimento “Crie Futuros”, Lala Deheinzelin Infinito 1 (um) – dos patrimônios intangíveis; cultura, conhecimento e criatividade; Infinito 2 (dois) – das novas tecnologias; que tangibiliza o infinito dos intangíveis com seus “bits”, e os tornam acessíveis e compartilháveis. Os infinitos 1 (um) e 2 (dois), de forma conjunta, criam e acionam o Infinito 3 (três) – da sociedade em rede; em suas infinitas formas de organização colaborativa. acesso em 03 de agosto de

Brasil Timor Leste Angola São Tomé e Príncipe Guiné-Bissau Cabo Verde Portugal Moçambique Macao Goa Marcos Formiga Países de Língua Portuguesa - CPLP

Ranking IDH CPLP PaisIDHRanking IDH População 2011 km²Renda Per Capta US$ (2011) Mil Portugal Brasil Cabo Verde São Tomé e Príncipe Timor Leste Guiné-Bissau Moçambique Fonte: PNUD 2011 População Total Hab.– milhõesÁrea Total km –

PosiçãoLíngua Usuários de Internet % total 1Inglês ,5 2 Chinês (Mandarim) ,6 3Espanhol ,8 4Japonês ,3 5Português ,3 6Alemão ,0 7Árabe ,3 8Francês ,2 9Russo ,5 10Coreno ,1 Uso da Internet no mundo

25 “Prefiro os sonhos do futuro à história do passado” Thomas Jefferson OBRIGADOPELAATENÇÃO! Marcos Formiga