DEVOPS. O QUE É? Na prática é o alinhamento do time de desenvolvimento com o time de operações, em relação à ferramentas, processos e responsabilidades,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

BENCHMARKING.
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Nome da Apresentação Clique para adicionar um subtítulo.
Sistema de Informação Gerencial
Gestão Ágil de Projetos
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Control Objectives for Information and related Technology
Metodologia Versão 2 FSRS.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
DevOps Integrando Desenvolvimento com Operações Team Foundation Server 2012 e System Center Operations Manager 2012 Adriano Bertucci Konia Tecnologia.
Apresentação de produtos
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
SGI Apresentação Técnica.
Pós-Graduação em TI de A a Z
ANDON GESTÃO VISUAL.
Mandic Partner Program
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Gestão de Projetos.
Desafios do desenvolvimento de software
Visão Geral PRO.NET.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
ITIL - IT Infrastructure Library
iColabora Solução web para gestão de processos de negócios
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
Gerência de Configuração - GC
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Arquitetura do marketing
Buenit Tecnologia com resultados. necessidade sua  Melhorar os processos de desenvolvimento de software  Garantir excelência na entrega de software.
Gerenciamento de Ambientes. Sumário 2 1.Justificativa 2.Gerenciamento de Ambientes ALOG 3.Caso de sucesso 4.Almoço.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
O primeiro passo para a nuvem
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Gabriel Bastos Machado
Iniciando na logística empresarial
Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Engenharia de Software
E-commerce e E-business
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
ADS – 5º Semestre Trabalho de Conclusão de Curso
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Estrutura de Gerenciamento de projetos
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Sistemas de Informação
Introdução aos Sistemas Operacionais
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Conceitos Básicos.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Professora: Kelly de Paula Cunha
PROJETO TECNOLÓGICO MODELO DE PROJETO FINAL
Uma Análise no ciclo de vida de Gestão de Projetos com foco em Melhoria de Processos Híbridos para o desenvolvimento de software Hugo Vieira Lucena de.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Myrá, em tupi-guarani, significa “Gente”
UMA VISÃO GERAL Eduardo Cláudio Nicácio FATEC São Bernardo do Campo.
Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.
Portfólio de Serviços TI
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
SCRUM Development Process Universidade Federal de Pernambuco Lenylda Albuquerque
Especialização em Segurança da Informação Segurança em Aplicações 1. Introdução Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 11. Administração de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

DEVOPS

O QUE É? Na prática é o alinhamento do time de desenvolvimento com o time de operações, em relação à ferramentas, processos e responsabilidades, visando acelerar as entregas em produção com um elevado grau de qualidade.

COMO SURGIU? Desenvolvimento ágil - Infra estrutura tradicional Em 2009, uma tempestade de metodologias e pensamentos se formou: Agile, TOC – Theory of Constraints, Systems Thinking & Dynamics, Lean e outras metodologias para a gestão dos serviços de TI se juntaram e transformou-se na filosofia base por trás do DevOps. Agile abriu o caminho para o DevOps, desviando o caminho das metodologias de desenvolvimento de software modelo cascata e indo em direção a um ciclo contínuo de desenvolvimento. Entretanto, o Agile não incluía o lado da operação. Hoje, através da “filosofia” DevOps, funcionalidades, responsabilidades compartilhadas e a confiança entre as partes (Dev x Infra) são itens exaltados e promovidos. A cultura estende o modelo de desenvolvimento Agile, de forma a promover a integração continua até a entrega. Para garantir entregas continuas, o modelo encoraja automação da mudança, configurações e processos de lançamento.

VÍDEOS DE INTRODUÇÃO Alguns vídeos apresentados nos congressos que iniciaram as discursões e divulgações sobre DevOps:

ENTENDENDO COMO FUNCIONAVA

DEVOPS Não existe um manisfesto Apoia nos princípios Ágeis e Conceito Lean Motivada pelo: Cloud Computing Virtualização

ADOÇÃO DAS EMPRESAS No relatório “ 2013 State of DevOps Report ”, publicado pela Puppet Labs, é possível notar um grande interesse das corporações pelo movimento. A pesquisa, realizada com quatro mil profissionais de TI — tanto de desenvolvimento quanto de operações — mais da metade ( 63% ) admitiu que as empresas nas quais trabalham já adotam o conceito, o que mostra que a adoção desta prática está cada dia maior. Além disso, os profissionais pesquisados relataram que entre os grandes benefícios do DevOps está a agilidade e eficiência: eles conseguem entregar o código 30 vezes mais rápido e com 50% menos falhas. Além disso, a adoção da prática ganhou força com a virtualização e cloud computing, que agora precisam de profissionais com a cultura DevOps no currículo. Essa demanda por DevOps resultou em uma valorização maior do que um analista de suporte, por exemplo, o que resulta em um salário também maior.

FERRAMENTAS – INFRA ÁGIL Orquestradores Ferramentas para gerenciamento de configurações Ferramentas para bootstrapping e provisionamento Orquestradores são ferramentas que nos permitem executar comandos e controlar nodes/instâncias de nosso parque em tempo real. Alguns destes são Fabric, Capistano, Func e Mcollective. Ferramentas de gerência de configuração normalmente controlam estados de seu sistema, ajudam a centralizar toda as configurações e facilitam a administração e criação de novos ambientes. Algumas delas são Puppet, Chef, Cfegine e Salt. Ferramentas de bootstrapping são aquelas que nos ajudam a instalar um sistema operacional seja em uma máquina física, seja em um máquina virtual, seja em uma instância na nuvem, dentre elas temos alguns provedores de CLOUD como AWS e Rackspace que já oferecem isso nativamente, existem também ferramentas como o Kickstart e Cobbler que atuam neste segmento.

EQUIPE DE INFRAESTRUTURA ÁGIL Equipes que trabalham com infraestrutura ágil também precisam de um método diferenciado de organização, normalmente estas equipes estão trabalhando seguindo estes eixos: Versionamento do código e arquivos de configuração (git) Organização de atividades de forma visual (KANBAN BOARD) Trabalho em pares Divisão das atividades em sprints Reuniões ágeis diárias (standup meeting de 10 minutos - em pé) Reuniões ágeis periódicas (retrospectiva e planejamento de sprints).

ÁREAS DE ATUAÇÃO

GANHOS COM O DEVOPS Para a infra: Infraestrutua como código (equipe para de administrar e passa a desenvolver a infra) Infra mais eficiente e rápida usando métodos ágeis Equipe de Infra mais organizada Equipe de Infra se comunicando melhor Infra fazendo mais em menos tempo com menos gente Ambientes de gerência de configuração, orquestração e provisionamento implantados Deploys de infra (novos ambientes) mais rápidos e seguros => entrega rápida Ambiente padronizado e sob-controle Feedback rápido em todas as atividades de infra

GANHOS COM O DEVOPS Para o devel Devel tem ambiente mais adequado para trabalhar (dev/teste/prod) Devel passa a contar com ambiente de desenvolvimento contínuo Devel passa a contar com testes automatizados Deploys de apps (novas versões) mais rápidos e seguros => entrega rápida Feedback rápido em todas as fases de desenvolvimento

GANHOS COM O DEVOPS Ganhos mútuos Infra/Devel Acaba a divisão Infra vs Devel (acaba a guerra) Infra participa dos projetos e acompanha de perto tudo o que acontece Infra participando resulta em melhor planejamento do ambiente de produção Infra participando resulta em monitoramento mais eficaz da aplicação Devel começa a compreender melhor a infra e isso resulta em um produto melhor Equipes trabalhando em conjunto para aumentar o valor do negócio Para a empresa Melhor comunicação entre devel e infra (diminuição de conflitos) Soluções rodando com maior estabilidade e desempenho Entregas mais rápidas Menor tempo de paradas Diminuição de incidentes Diminuição de custos Diminuição de riscos Aumento do valor do negócio

VAGAS NO MERCADO linkedin: jobs?country=br&countryRedirected=1 jobs?country=br&countryRedirected=1 devops-ninja-florianopolis-sc devops-ninja-florianopolis-sc devops-ninja-florianopolis-sc devops-ninja-florianopolis-sc

CERTIFICAÇÃO Na ferramenta AWS – Amazon Cloud engineer-professional/

FONTES: que-e-um-devops-afinal/ que-e-um-devops-afinal/ ti/o-que-e-devops/ ti/o-que-e-devops/ blogs/rationalbrasil/entry/o_que_devops?lang=en blogs/rationalbrasil/entry/o_que_devops?lang=en devops