Leandro Eiki Iriguchi- Kellis Germano Freitas – Ivanir Diniz Batistela Santa Bárbara -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS”
Advertisements

Profª Marcia C. de S. Silva
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
PROJETO DE RECICLAGEM DE PAPEL
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.
Camadas da Terra TERRA de uma maneira lúdica e harmônica A NATUREZA (Música) Desenvolvimento (Transparências) Avaliação (Letra da Música) Conclusão (aprendizado.
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Projeto aquecimento Global
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
FESTIVAL LIXO LEGAL Escola de Educação Básica e Profissional
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
Projeto: 2º ano - Turma-21 Prof. Janete Fassini Alves
AGRADECIMENTOS BIBLIOGRAFIAS FIGUEIREDO, A.; Pietrocola, M. Física um Outro Lado. Editora FTD, São Paulo, MENEZES, L.C. Física para o Ensino Médio.
Ciências 3 a Série (clique na capa o livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant (clique aqui) Caminhos.
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
COMPONENTES:CAROLINE
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Inclusão que bicho é esse?
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos Referências NATUREZA.
Por Elizandro de Almeida Esquiam
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
O USO DA VERMICOMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE DECOMPOSIÇÃO Anna Carolina Santana da Silva1, Ana Cláudia Fonseca1, Giuliana Tocillo1, Karen.
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP III F ó rum Internacional de Inicia ç ão Cient í fica da UNESP Plataforma de ensino de cinemática para.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.
XXI Workshop de Informática na Escola (WIE)
EMEF José Benigo Gomes. A dificuldade dos alunos compreenderem os conceitos geométricos, não relacionando a “teoria” com a “prática”.
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
Atividade 3.5 PROPOSTA DA ATIVIDADE.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Educação Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador Gerência de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional.
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
UMA ALTERNATIVA ECOLÓGICA: BIOLPLÁSTICO Autores: Professora: Leila A. Friedrich, Alunas: Amanda Vicelli, Elisa Cortez e Marina Machry, Monitora: Maria.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

Leandro Eiki Iriguchi- Kellis Germano Freitas – Ivanir Diniz Batistela Santa Bárbara - Instituto de Educação Estadual de Maringá Altas Habilidades/ Superdotação REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BECHER Sílvia, TAVARES Kátia. Linguagem, educação e pesquisa: práticas mediadas pelas novas tecnologias Cadernos de Letras – UFRJ, Rio de Janeiro, Acesso em: 28 de outubro de LINK, Daniele Jaqueline, ARAÚJO Luiz Ernani Bonesso de, RAMPELOTTO, Elisane Maria, HILLING, Clayton. Conscientização ambiental com alunos da educação infantil da escola de ensino fundamental kinderwelt de agudo-RS. Monografias Ambientais, Rio Grande do Sul, n. 6, p , março de Acesso em: 29 de outubro de OLIVEIRA, Sérgio Geraldo Torquato de. E6 cb06- o lixo e a reciclagem como instrumentos da conscientização e preservação ambiental na escola. Disponível em:. Acesso em 28 de out. de / GRÁFICO 1 - PONTUAÇÃO DE CADA TURMA (1 º AO 5 º ANO) NA ATIVIDADE SOBRE O DESCARTE CORRETO DO LIXO. TurmaNº de alunosSexoAcertosErros Masculino (n) Feminino (n) %n%n 1º ano ,0668,06 2º ano ,04823,014 3º ano ,03827,014 4º ano ,05425,018 5º ano ,03726,013 Total ,024321,065 TABELA 1- RESULTADO GERAL DAS TURMAS NA ATIVIDADE SOBRE O DESCARTE DO LIXO COM O ROBÔ. O robô trouxe uma aula mais lúdica e divertida, trazendo uma interação mais próxima à realidade, diferente de uma aula teórica com livros e anotações. Apesar de campanhas educativas, placas e reportagens, falta para as pessoas a conscientização dos desastres que o lixo descartado de forma incorreta pode trazer para o meio ambiente e para o próprio homem.. É de grande importância que as crianças, sendo o futuro da sociedade, desenvolvam a sensibilidade e o conhecimento de maneira responsável, pois através da educação, se cada um fazer a sua parte é possível melhorar e conservar o nosso planeta. O objetivo do trabalho foi mostrar através de um robô-lixo que é possível incentivar as crianças do Ensino Fundamental I de uma maneira lúdica, divertida e fácil aprendizado sobre o descarte correto do lixo, diferenciando o lixo orgânico do reciclável. O robô foi feito em MDF e ripas de madeira. Foi utilizado a plataforma eletrônica Arduino para um sistema automático para abrir as lixeiras, um drive de DVD para fazer um porta panfletos e uma tela LCD que mostra imagens e vídeos. O Gomi-Bô foi apresentado para treze turmas do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º de duas instituições públicas, sendo ao todo 308 alunos. Nas apresentações foram utilizadas outras ferramentas de apoio, como a apresentação de slides. Como um dos meios para o critério de avaliação foi feito uma atividade onde a criança teve que descartar uma figura que representava algum tipo de lixo, foram feitas 32 figuras, sendo 13 orgânicos, 12 recicláveis e 7 não recicláveis. GOMI-BÔ, a lixeira divertida INTRODUÇÃO MÉTODOS DESENVOLVIMENTO RESULTADOS OBTIDOS Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (06/11/15). Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (04/10/15). Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (07/12/15). Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (09/12/15). Os valores na vertical representam o número de alunos e na horizontal a turma (ano). Figuras para a atividade sobre o descarte do lixo n- valor absoluto Nº- número de alunos Apresentação para as crianças do Ensino Fundamental I Construção do robô Pintura do robô CONCLUSÃO É necessário a utilização de diferentes ferramentas para tornar o ensino mais divertido, visto que a tecnologia caminha junto com a evolução do homem. Foi interessante utilizar esse meio na tentativa de uma solução para o problema lixo, pois se preocupar com o seu descarte correto é se preocupar com a própria sociedade, com a natureza e o planeta Terra. Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (05/11/15). Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (24/11/15). Sistema com Arduino Confecção de figuras para a atividade sobre o descarte do lixo