Convergência e Mobilidade Dielson Hohenfeld ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.

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Transcrição da apresentação:

Convergência e Mobilidade Dielson Hohenfeld ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Com quem vamos dialogar...

“Um dos estudiosos de mídia mais respeitados dos Estados Unidos, investiga a efervescência em torno dos novos meios de comunicação e expõe as importantes transformações culturais que estão ocorrendo à medida que esses meios convergem.” (JENKINS, 2009)

CULTURA DA CONVERGÊNCIA Por convergência refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam. (JENKINS,p.29, 2009)

CONVERGÊNCIA  No atual cenário de convergência digital os estudantes continuaram sendo apenas consumidores?  Quais as implicações deste cenário de convergência na educação profissional?

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

Palavras - Chave  Internet  Mobilidade  Convergência  Virtual  Digital  Aplicativos móveis  Plataformas móveis  TIC  Interatividade  Interação  Colaboração  Inclusão digital

APENAS UMA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA ? php?fbid= &set=a &typ e=1&theater

UM RÁPIDO HISTÓRICO  Marco de surgimento do fenômeno da convergência.  Micro-processadores (1970)  Fibras óticas (1970)  Comercialização de computadores pessoais (1975)  Aparelhos de celular (1977)

UM RÁPIDO HISTÓRICO  Primeira convergência entre informática e telecomunicações – telemática (1980)  A Internet ganha o seu formato atual o que permite o uso do hipertexto(1990) Conversão Digital

UM RÁPIDO HISTÓRICO  A Internet se consolida como serviço de comunicação, alavancando um processo de busca pela oferta de acesso em alta velocidade (banda larga). Isso leva as operadoras de telefonia a investirem nas redes ADSL e as de cabo a digitalizarem suas redes de modo a oferecerem, além dos pacotes de canais, acesso à web e também telefonia - tri-ple play (2000)

ALGUMAS MUDANÇAS  Associação entre provedores de acesso à internet com empresas de comunicação em massa, como editores de revistas, jornais e televisão;  Empresas provendo serviços de comunicação de voz e vídeo via internet;  Serviços de acesso em banda larga providos por empresas de TV por assinatura.  Associação entre empresas de TV aberta e provedores de internet possibilitando a transmissão de programas televisivos via internet

CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE

CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE  “A convergência de mídias se dá quando em um mesmo ambiente estão presentes elementos da linguagem de duas ou mais mídias interligados pelo conteúdo”. Pellanda (2001:96) e-convergencia-digital

CONVERGÊNCIA  Pode ser definida como a capacidade do uso de uma mesma plataforma de rede de telecomunicações para prover diferentes tipos de serviços como telefonia, vídeo, música e internet (Shepard, 2000).

CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE  O principal intuito da convergência tecnológica é fornecer ao usuário acesso a suas informações e aplicações em qualquer lugar, de qualquer rede, por qualquer canal de comunicação, através de uma interface homem máquina coerente (única), com qualidade adequada e de forma transparente (SERRA, 2006)

CULTURA DA CONVERGÊNCIA Por convergência refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam. (JENKINS,p.29, 2009)

CONVERGÊNCIA  Os caminhos da convergência entre as mídias poderão se dar na medida da demanda da mensagem de acordo com a necessidade de expressão, não só do transmissor desta informação, mas do receptor que ao escolher as mídias que mais lhe convém e interagir com a comunicação, se torna também autor.

CULTURA DA CONVERGÊNCIA Meu argumento aqui será contra a idéia de que a convergência deve ser compreendida principalmente como um processo tecnológico que une múltiplas funções dentro dos mesmos aparelhos. Em vez disso, a convergência representa uma transformação cultural, à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazer conexões em meio a conteúdos midiáticos dispersos. (JENKINS,p.29, 2009)

CULTURA DA CONVERGÊNCIA  Cada um de nós constrói a própria mitologia pessoal, a partir de pedaços e fragmentos de informações extraídos do fluxo midiático e transformados em recursos através dos quais compreendemos nossas vida cotidiana. (JENKINS,p.29, 2009)

ÍCONE DA CONVERGÊNCIA celular

De fato, o computador pessoal mais comum da aproxima década será um telefone celular digital. Denominado assistentes digitais pessoais, entre outros nomes, serão portáteis como um relógio de pulso e tão pessoais como uma carteira de bolso; reconhecerão a fala e a navegação pelas ruas abrirão a porta dos automóveis e darão parida neles, coletarão a correspondência, as notícias e o contracheque, conectados a milhares de bancos de dados de toda sorte. (Gilder, p.17, 1996)

Nossos telefones celulares não são apenas aparelhos de telecomunicações; eles também nos permitem jogar, baixar informações da internet, tirar e enviar fotografias ou mensagens de texto. Cada vez mais, estão nos permitindo assistir a trailers de filmes, baixar capítulos de romances serializados ou comparecer a concertos e shows musicais em lugares remotos.

A FINAL A ONDE OCORRE A CONVERGÊNCIA?  A convergência está ocorrendo dentro dos mesmos aparelhos, dentro das mesmas franquias, dentro das mesmas empresas, dentro do cérebro do consumidor e dentro dos mesmos grupos de fãs. A convergência envolve uma transformação tanto na forma de produzir quanto na forma de consumir os meios de comunicação. (JENKINS,p.29, 2009)

FACES DA CONVERGÊNCIA É um processo de reorganização dos sistemas e processos de comunicação em todo o mundo. Ele envolve as possibilidades trazidas pelo avanço tecnológico, sobretudo pela digitalização. A partir destas, aproxima as indústrias do setor, integrando plataformas, serviços e terminais. Mas vai além das novas funcionalidades técnicas, dando forma ao uso destas de acordo com as necessidades de reprodução do sistema capitalista e de atuação dos grandes, e cada vez mais concentrados, agentes comerciais. p.7

FACES DA CONVERGÊNCIA Contudo, a expansão das redes e a criação de novas plataformas, como a Internet, trazem também um caráter contraditório, abrindo novas possibilidades menos verticais de interação entre os indivíduos. Essas, porém, não estão dadas à priori e dependem de uma luta pela definição das lógicas sociais de uso dos novos meios de comunicação, como veremos mais adiante. p.7

Fonte: Amelia h. Arsenault e Manuel Castells. The Structure and Dynamics of Global Multi-Media Business Networks. International Journal of Communication 2 (2008).

APLICAÇÕES DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA  Tipos de Aplicações:  Internet Móvel  Medicina  TV móvel  Escritório Móvel  Educação

CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE  No atual cenário de convergência digital os estudantes continuaram sendo apenas consumidores?  Quais as implicações deste cenário de convergência na EPCT?

Referências  Ana Paula Gonçalves Serra - Convergência tecnológica em sistemas de Informação, revista integração, n°47, 2006.

Atividades: Fazer um Glossário das Palavras-chave Responder as duas questões propostas na apresentação no Fórum de discussão. Selecionar um aplicativo móvel e propor sua inserção no contexto da EPCT