Medida da pressão Arterial Antonio Jose Lagoeiro Jorge Mestre em Ciências Cardiovasculares - UFF Doutorando em Ciências Cardiovasculares - UFF UNIVERSIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aferição da Pressão Arterial
Advertisements

HIPERTENSÃO ARTERIAL E EXERCÍCIO FÍSICO
Fármacos Cardiovasculares ANTIHIPERTENSIVOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE CARDIOLOGIA
MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL
Profa. Dra. Eugenia Velludo Veiga
UNIFENAS BH: Faculdade de Ciências Médicas
HIPERTENSÃO ARTERIAL SITUAÇÕES ESPECIAIS CRIANÇA
PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA NA INFÂNCIA
Boas Práticas em Aferição da Pressão Arterial na Farmácia Comunitária
UNESC – FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC
Aula Prática Sinais Vitais
ONDULATÓRIA TEACHERS: PAULO HENRIQUE TEACHERS: ARNALDO NORONHA.
HAS: Diagnóstico e Classificação
Aferição de Pressão Arterial
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
DESENHO LINEAR GEOMÉTRICO
Noções de proporção: unidades de medida e escala
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
Parte 3 .VISÃO ARQUITETÔNICO DO CENTRO CIRÚRGICO PARA ENFERMAGEM.
Variação de pressão nos fluidos estáticos
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Mecânica dos Fluidos MANOMETRIA.
Como funciona o coração?
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
Métodos de Avaliação Antropométrica
ESTUDO TRANSVERSAL.
Cotagem em Desenho Técnico
Malformação Congênita ARTROGRIPOSE
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
INDENTIFICAÇÃO Nome do discente: nome em itálico Nível: em itálico Agência da bolsa: em itálico Data do início da bolsa: em itálico Linha de pesquisa do.
Lei de Gauss José Roberto.
O Sistema e a Contingência Luciano Thomé e Castro.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO ORTOPÉDICA DA CRIANÇA RECÉM-NASCIDA NO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Marina Bastos.
Anatomia do Sistema Cardiovascular dos Animais Domésticos
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial TERMOS FUNDAMENTAIS E GERAIS DE METROLOGIA (VIM). Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Primeira lei da termodinâmica
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
RCP- NOVAS DIRETRIZES AHA/2015
Seminário de Física das Radiações 2 Thiago Augusto dos Santos Nº USP
Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
1. Colocar o indivíduo em local calmo com o braço apoiado a nível do coração e deixando-o à vontade, permitindo 5 minutos de repouso. Usar sempre o mesmo.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Bombas.
A pressão arterial mantém o sangue circulando no organismo. Tem início com o batimento do coração. A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos.
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Criação do pneumoperitônio mediante punção com agulha de Veress no hipocôndrio esquerdo: ensaio clínico prospectivo e randomizado. Jorge Luís Wilson Jr.,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Hemorragia Enfª Roberta Almeida.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Caso Clínico Cintilografia de Esforço do Miocárdio com
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 6 – Resultante das Cargas.
Inst. Fisiologia F.M.L Inst. Fisiologia F.M.L Ruídos cardíacos.
Indicadores de Saúde Conceito
Monitoração Anestésica
Perspectivas.
Crescimento VARIAÇÃO: Genética Ambiente Sexo Idade/Tempo NORMAL?
Sistema Circulatório - O Sistema Circulatório é formado pelo: SANGUE (líquido circulante); VASOS SANGUÍNEOS (canais condutores); CORAÇÃO (bomba propulsora).
 Atrial & ventricular : Duração da contração superior ao m. esquelético  Fibras especializadas: Contração fraca   fibrilas contráteis Ritimicidade.
 Qualidade de Testes Diagnósticos  O bom uso de um teste diagnóstico requer, além das considerações clínicas, o conhecimento de medidas que caracterizam.
Ciências Naturais – 9.o ano
Educaçao fisica O Que é Obesidade A obesidade é uma enfermidade crônica que se acompanha de múltiplas complicações, caracterizada pela acumulação excessiva.
Sociedade Escola Médica.
Transcrição da apresentação:

Medida da pressão Arterial Antonio Jose Lagoeiro Jorge Mestre em Ciências Cardiovasculares - UFF Doutorando em Ciências Cardiovasculares - UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CARDIOVASCULARES ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CARDIOLOGIA

História Stephen Hales Stephen Hales canulou artéria de uma égua verificou que a coluna atingiu cerca de 290 cm de altura. canulou artéria de uma égua verificou que a coluna atingiu cerca de 290 cm de altura Scipione Riva- Rocci ( Torino - Itália) Scipione Riva- Rocci ( Torino - Itália) idealizou o primeiro esfigmomanômetro de coluna de mercúrio com 4-5 cm de largura idealizou o primeiro esfigmomanômetro de coluna de mercúrio com 4-5 cm de largura Nicolas Sergievic Korotkoff- associou ao esfigmomanômetro de Riva- Rocci a possibilidade de auscultar os sons, culminando com o método utilizado até hoje.

Definições Pressão arterial é a pressão causada pelo volume de sangue no interior das artérias e é produzida pela contração do ventrículo esquerdo no momento da sístole(PA sistólica) e depende da elasticidade das paredes dos grandes vasos.(PA diastólica). Pressão arterial é a pressão causada pelo volume de sangue no interior das artérias e é produzida pela contração do ventrículo esquerdo no momento da sístole(PA sistólica) e depende da elasticidade das paredes dos grandes vasos.(PA diastólica).

Indicações A medida da pressão arterial é indicada em qualquer situação que requer avaliação da saúde cardiovascular. screening de hipertensão arterial Acompanhamento de tratamento n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

Equipamentos Estetoscópio Estetoscópio Esfigmomanômetro Esfigmomanômetro manômetros de mercúrio e manômetros aneróides. manômetros de mercúrio e manômetros aneróides. Sala de exame Sala de exame n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

Posicionamento do paciente O posicionamento correto do paciente é essencial para uma medição precisa. As costas e pernas do paciente devem estar apoiadas, com as pernas descruzadas e os pés apoiados em uma superfície firme. O braço deve estar apoiado e ficar no nível do coração. O manômetro deve ser posicionado ao nível do olho do profissional de saúde. n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

Contra-indicações shunt artério-venoso shunt artério-venoso dissecção recente do nódulo axilar dissecção recente do nódulo axilar coarctação da aorta coarctação da aorta malformação artério- venosa malformação artério- venosa n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

B- Localizar as artérias por palpação. B- Localizar as artérias por palpação. PROCEDIMENTO PoplíteaPoplítea PediosaPediosa BraquialBraquial

Localização e dimensionamento da braçadeira Braçadeiras subdimensionadas irão resultar em superestimação da pressão arterial Braçadeiras subdimensionadas irão resultar em superestimação da pressão arterial Seleção de um manguito de tamanho adequado requer uma avaliação da circunferência do braço do paciente no ponto médio do braço. Seleção de um manguito de tamanho adequado requer uma avaliação da circunferência do braço do paciente no ponto médio do braço. n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

Dimensões da bolsa de borracha Manguito Circ braço cmLargura cm cm Comprimento cm Recém-nascido ≤ Criança Infantil Adulto pequeno Adulto Adulto grande V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial

Localização e dimensionamento da braçadeira indicadores de linha indicadores de linha linha de índice corre perpendicular ao comprimento do manguito linha de índice corre perpendicular ao comprimento do manguito linha de medida corre paralela ao comprimento do manguito. linha de medida corre paralela ao comprimento do manguito. n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

Localização e dimensionamento da braçadeira O manguito deve ser colocado 2 cm acima da prega do cotovelo, O manguito deve ser colocado 2 cm acima da prega do cotovelo, com a linha média da bolsa diretamente sobre a artéria braquial. Ela deve se encaixar bem, e permitir que dois dedos deslizem sob o manguito. com a linha média da bolsa diretamente sobre a artéria braquial. Ela deve se encaixar bem, e permitir que dois dedos deslizem sob o manguito.

Pressão de desaparecimento do pulso Importância(estimar o nível da pressão sistólica) Importância(estimar o nível da pressão sistólica) Inflar o manguito a um número arbitrário - superinsuflação com desconforto para o paciente ou de subestimação da pressão arterial sistólica Inflar o manguito a um número arbitrário - superinsuflação com desconforto para o paciente ou de subestimação da pressão arterial sistólica Hiato auscultatório Hiato auscultatório n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

Pressão de desaparecimento do pulso Técnica: Técnica: palpar o pulso radial enquanto infla rapidamente o manguito a cerca de 80 mm Hg. palpar o pulso radial enquanto infla rapidamente o manguito a cerca de 80 mm Hg. diminuir a velocidade de insuflação para 10 mm Hg a cada 2 a 3 segundos, diminuir a velocidade de insuflação para 10 mm Hg a cada 2 a 3 segundos, Observar quando o pulso desaparece. Observar quando o pulso desaparece. desinsuflar o manguito a uma velocidade de 2 mmHg por segundo, desinsuflar o manguito a uma velocidade de 2 mmHg por segundo, Observar quando o pulso novamente aparece, Observar quando o pulso novamente aparece, confirmar a pressão de desaparecimento. confirmar a pressão de desaparecimento. n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

Medindo a pressão arterial Determinar o desaparecimento da pressão de pulso Determinar o desaparecimento da pressão de pulso Estetoscópio na artéria braquial Estetoscópio na artéria braquial Inflar o manguito rapidamente para um nível de 20 a 30 mm Hg acima da pressão de obliteração do pulso Inflar o manguito rapidamente para um nível de 20 a 30 mm Hg acima da pressão de obliteração do pulso esvazie o manguito a um ritmo de 2 mmHg por segundo, enquanto escuta de sons de Korotkoff. esvazie o manguito a um ritmo de 2 mmHg por segundo, enquanto escuta de sons de Korotkoff. n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

Sons de Korotkoff Fase 1 - é caracterizada por um som claro, repetitivo, coincidindo com o reaparecimento de um pulso palpável corresponde a PA sistólica Fase 1 - é caracterizada por um som claro, repetitivo, coincidindo com o reaparecimento de um pulso palpável corresponde a PA sistólica fase 2, sopros audíveis junto com os sons fase 2, sopros audíveis junto com os sons Fase 3 e 4 ocorrem mudanças suaves nos sons (usualmente 10 mm Hg acima da pressão diastólica verdadeira) Fase 3 e 4 ocorrem mudanças suaves nos sons (usualmente 10 mm Hg acima da pressão diastólica verdadeira) Fase 5 não é realmente um som, e indica o desaparecimento de sons e equivale à pressão arterial diastólica. Fase 5 não é realmente um som, e indica o desaparecimento de sons e equivale à pressão arterial diastólica. n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

Classificação da pressão arterial Quando as pressões sistólica e diastólica de um paciente situam-se em categorias diferentes, a maior deve ser utilizada para classificação da pressão arterial. V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial Classificação PS mmHg PD mmHg ótima<120<80 Normal<130<85 Limitrofe Hipertensão I ≥ 180≥ 110 HS isolada ≥ 140<90

Erros na medida da Pressão Arterial iNSTRUMENTO iNDIVÍDUO OBSERVADOR AMBIENTE

Erros do observador Viés de observação Viés de observação O examinador mostra preferência por dígitos terminais (0 ou 5) O examinador mostra preferência por dígitos terminais (0 ou 5) O examinador arredonda para dígitos terminais O examinador arredonda para dígitos terminais Viés de desvio Viés de desvio quando manômetros de mercúrio são usados e o observador não mantêm o nível dos olhos com a coluna de mercúrio. quando manômetros de mercúrio são usados e o observador não mantêm o nível dos olhos com a coluna de mercúrio. n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

É fundamental que estejam calibrados- É fundamental que estejam calibrados- recomenda-se calibração semestral (Mion et al.1998) recomenda-se calibração semestral (Mion et al.1998) Estudos tem evidenciado as más condições de uso dos equipamentos Estudos tem evidenciado as más condições de uso dos equipamentos Bailey et al. Arch. Intern. Med.151: , Bailey et al. Arch. Intern. Med.151: , Burke et al. Br.Med J 285: , Burke et al. Br.Med J 285: , Conceição et al. Br. Med.J. 1: ,1976. Conceição et al. Br. Med.J. 1: ,1976. Brasil 60% aneróides e 21 % coluna Hg descalibrados Mion Jr & Pierin Am. J. Hypertension 9:106A, 1996.Brasil 60% aneróides e 21 % coluna Hg descalibrados Mion Jr & Pierin Am. J. Hypertension 9:106A, Erros INSTRUMENTOS:

Casos Especiais Arritmias cardíacas - A acurácia pode ser melhorada através da diminuição da velocidade de deflação e a obtenção de uma média de várias medições Arritmias cardíacas - A acurácia pode ser melhorada através da diminuição da velocidade de deflação e a obtenção de uma média de várias medições doença aterosclerótica vascular - fase 4 prolongada de Korotkoff ou ausência da fase 5 – sistole persistente doença aterosclerótica vascular - fase 4 prolongada de Korotkoff ou ausência da fase 5 – sistole persistente Grandes obesos - manguito no antebraço com a ausculta dos sons de Korotkoff na artéria radial. Grandes obesos - manguito no antebraço com a ausculta dos sons de Korotkoff na artéria radial. n engl j med 360;5 january 29, 2009 e6-e9

Outras medidas Pressão de Pulso Pressão de Pulso PP = PAS – PAD ≥ 49 mmHg PP = PAS – PAD ≥ 49 mmHg Marcador de risco cardiovascular e reflete a rigidez da aorta Marcador de risco cardiovascular e reflete a rigidez da aorta Pressão arterial Média(PAM) Pressão arterial Média(PAM) PAM = PAS +2(PAD)/3 PAM = PAS +2(PAD)/3 pressão constante, durante todo o ciclo cardíaco, necessária para produzir o mesmo débito ventricular da respectiva artéria. Franklin SS, Shehzad MD, Khan A, Nathan BS, Wong D, Larson MG, et al. Is pulse pressure useful in predicting risk for coronary heart disease? The Framingham heart study. Circulation. 1999;100: