PESQUISA Indústria Criativa - Futuros Profissionais Diretoria de Desenvolvimento Econômico 27 de maio de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Advertisements

Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
Núcleo das Escolas de Formação Profissional II Semana de Informação Profissional - 25 a 29 de outubro
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
tecnológicos e profissionais
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Pesquisa Estatística. Nível de Satisfação dos Alunos de ADM-
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Universitário Empreendedor
PANORAMA ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS
Composição e Projeto Gráfico
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
A importância da jovem liderança empreendedora
Marca A intenção é chamar atenção com o nome que nada tem a ver com um salão e fazer uma analogia com o lugar preferido dos homens (boteco) e o lugar preferido.
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Alunos: Dési Pereira Fabio Almeida Luiza Cover Renato Lucena
RESPONDENDO AO BRIEFING DOS ALUNOS
Conceitos e Gerações de EAD
Talentos para Inovação
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Plano de Marketing Qual é o mercado alvo?
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Pró-Reitoria Acadêmica Profª. Dra. Vera Lúcia Ramirez
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
I Congresso Brasileiro de Empreendedorismo na Biologia (COBEBio)
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
Área: Relações Internacionais Título – O campo de atuação do profissional de Relações Internacionais na região da Grande Florianópolis: características.
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
OFICINA III Pesquisa Exploratória Autora: Elaine Campos Orientadora: Marilúcia Magalhães.
Política Educacional Brasileira
Universidades corporativa no Brasil - 01 A empresa na sala de aula Um dos grandes desafios do empresariado é manter os funcionários em constante processo.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Pesquisa de Marketing Apresentação ABRH Dezembro 2004 Prof. Valdecy Leite, D.Sc. Fatores Relevantes da Decisão de Compra de Benefícios com Ênfase em Planos.
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Criação de uma escola de artes Low Cost em Viseu
Utilize o menu para a navegação Utilize o menu para a navegação.
Jum Nakao.
Plano de negócio.
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Introdução ao Serviço Social
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
CORTI Corredor da Tecnologia da Informação. E o F uturo... “essa astronave que tentamos pilotar “(toquinho 2005 – 2010 – 2008 – CORTI Corredor da Tecnologia.
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Blablabla Lorem Ipsum CONEXÃO APRENDIZ Proposta para 2015.
Universidade Corporativa Procenge
LOGO Estudante Universitário Contemporâneo: Estudante Universitário Contemporâneo: Aspectos psicológicos, culturais e sociais Por Gabriela L. Barroso.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
Avaliação global do curso de graduação em Gestão Pública.
A importância do Ensino Técnico na formação da mão de obra brasileira, a oferta de EaD e a demanda do mercado. George Bento Secretaria.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Dados sistematizados mediante consultas a agentes de fomento à economia solidária de Porto Alegre Porto Alegre, Abril de 2012.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH Adalton Syllas Douglas Augusto Jefferson Freitas Leandro Santos Rafael Moura Infraestrutura de Redes.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Perguntas frequentes em uma entrevista
Conheça a franquia com o DIFERENCIAL DIFERENCIAL que você procura investir.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
Diagnóstico Setorial Indústria Panificação e Confeitaria Novembro 2011 Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Associativo Gerência de Pesquisas e Estatística.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA Indústria Criativa - Futuros Profissionais Diretoria de Desenvolvimento Econômico 27 de maio de 2008

Objetivo da Pesquisa è Considerando a universidade como o principal celeiro de formação de talentos, o objetivo foi averiguar dentre alunos dos cursos ligados à indústria criativa: è motivações para escolha do curso è visões sobre o mercado de trabalho na indústria criativa è perspectivas profissionais.

Perfil dos Entrevistados è Amostra composta por 808 universitários cursando o último período da graduação. è Alunos dos cursos de Comunicação Social, Arquitetura e Urbanismo, Moda, Design e Cinema, presentes no Estado do RJ. è 70,9% dos entrevistados com idade entre 18 a 24 anos.

Perfil dos Entrevistados

è Dentre os entrevistados a maioria está matriculada em universidades particulares (o que de alguma forma relaciona-se ao perfil dos cursos).

Perfil dos Entrevistados è Dentre os entrevistados, mais de dois terços exercem algum tipo de atividade profissional. Destes, 52,4% fazem estágio e 30,2% estão empregados. è Destes, 52,4% fazem estágio e 30,2% estão empregados. Tipo de trabalho

Razões para escolha do curso Outra razão

Razões para escolha do curso è Talento e criatividade => Fatores fundamentais no sucesso de uma profissão, em especial para as que são alvo da pesquisa.

Razões para escolha do curso è Nenhuma personalidade, obra ou evento em especial foi citado como decisivo para a escolha da profissão, segundo a maioria dos entrevistados.

Intenção quanto aos estudos è Dentre os entrevistados, a grande maioria pretende estudar e trabalhar após o término da graduação.  Valorização da conjugação teoria e prática, mudança de atitude entre os alunos de profissões que focavam na experiência profissional.

Intenção quanto aos estudos è Dentre os entrevistados que responderam que pretendem continuar estudando, 59% pretendem cursar Pós-Graduação ou MBA (na mesma área da graduação escolhida, segundo 88,5% deles).

Intenção quanto aos estudos è Investir na prática é a razão pela qual 50,5% dos entrevistados não pretendem continuar estudando. Outra razão

Mercado de trabalho è Trabalhar na iniciativa privada é a intenção de 28,2 % dos entrevistados como forma de ingressarem no mercado de trabalho quando concluírem os estudos.

Colocação no Mercado de Trabalho è Principais benefícios percebidos pelos alunos nesse mercado de trabalho: conseguir exercer sua criatividade, ter flexibilidade de horário de trabalho, trabalhar num ambiente informal e as oportunidades do mercado do RJ.

Colocação no Mercado de Trabalho è Para 60,7% dos entrevistados, o Rio de Janeiro oferece potencial de trabalho.

Oportunidades na Área è Apesar de 39,1% dos entrevistados afirmarem que o Rio de Janeiro é um bom lugar para exercer a profissão, 56,5% enxergam oportunidades em outros estados.

Expectativas de Médio e Longo Prazo

Principais Dificuldades Percebidas para realização dos planos

Principais Fatores de Sucesso no Negócio Próprio è Possuir capital próprio, conhecimento do mercado de atuação, ter uma boa rede de relacionamentos e ser criativo foram os fatores citados como principais para os que pretendem abrir o próprio negócio obtenham sucesso.

Principais Setores Industriais Demandantes de Serviços Criativos è Os entrevistados percebem que profissionais criativos são necessários em vários segmentos da indústria, com destaque para as áreas de edição, impressão, reprodução e gravações e a área de confecção, além do setor de material eletrônico e equipamentos de comunicação.

Ícones na profissão è Apesar de nenhuma personalidade, obra ou evento terem sido citadas como inspiradoras no momento da escolha da profissão para 76,6% dos entrevistados, pode-se perceber o amadurecimento do jovem durante o seu curso de graduação, ao reconhecer ícones dentro da sua área que são referências na sua futura profissão.

Personalidades do RJ destacadas pelos estudantes è Arquitetura e Urbanismo : Oscar Niemeyer (27,5%), Lúcio Costa (16,4%) e Burle Max (9,4%). è Comunicação Social : Washington Olivetto (7,9%), Ancelmo Góis (6,7%) e William Bonner (6,7%) è Cinema : Fernando Meirelles (16,4%), Walter Salles (13,1%) e Nelson Pereira dos Santos (9,8%)

Personalidades do RJ destacadas pelos estudantes è Design Gráfico : Aloísio Magalhães (18,4%), Hans Donner (11,2%) e André Storlarski (9,2%) è Design de Produto : Guto Índio da Costa (19,7 %), Oscar Niemeyer (17,1%) e Tátil Design (11,1%) è Moda : Zuzu Angel (20%), Mara Mac (11,3%) e Isabela Capeto (11,3%)

Obras de Destaque è Arquitetura e Urbanismo : museus MAC (17,7%) e MAM (11,4%) e Arcos da Lapa (8,2%). è Cinema : Cidade de Deus (20,1%) e Tropa de Elite (10,7%)

Fatos de Destaque è Comunicação Social : censura militar - AI5 (12,9%) e o surgimento da TV Globo (12,1%) è Design Gráfico : fundação da Escola Superior de Desenho Industrial-ESDI (24,6%), selo Rio Faz Design (12,3%) e 1º Bienal Internacional de Desenho Industrial (10,9%) è Design de produto: fundação da Escola Superior de Desenho Industrial-ESDI (16,8%), Seminário Internacional de Design em 2003 (11,2%) e Abertura da loja de Design brasileiro Novo Desenho, MAM 2003 (11,2%)

Fatos de Destaque - Moda è A criação do Fashion Rio e Business é o fato mais expressivo ocorrido no Estado do Rio de Janeiro, sendo citado por quase dois terços dos entrevistados da área de moda.