Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC);

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Advertisements

Estudo retrospectivo para análise da resolutividade e do impacto econômico do tratamento de pacientes com hepatite crônica pelo vírus C no município de.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
A CONTRIBUIÇÃO DA UNESP PARA O DINAMISMO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS  A UNESP, desempenha um papel importante no dinamismo econômico dos municípios onde.
Violência Domestica e Familiar contra a Mulher: uma realidade a ser enfrentada Elivete Cecília de Andrade - Curso de Serviço Social Campus Sul – Tubarão.
VIGILÂNCIA EM ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO NOS MUNICÍPIOS GOIANOS COM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Kalanity de Souza Alves SUVISA - GO.
{ SÍFILIS AÇÕES DE PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA EM POPULAÇÕES CHAVE.
Doenças de Risco Ocupacional. CD GRUPO DE RISCO À DIVERSAS DOENÇAS Cada profissão tem implicações características que podem trazer àqueles que a exercem.
PREVALÊNCIA DA TRANSMISSÃO DO VÍRUS DA HEPATITE C (HCV) ENTRE CONTATOS DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE TUBARÃO, SANTA CATARINA MATERIAIS E MÉTODOS INTRODUÇÃO.
Vírus: Dengue Zica Chicungunya. Aedes aegypti Dengue Zica FEBRE CHIKUNGUNYA Febre Amarela.
Violência, morte de desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil: Uma história antiga e atual Marcelo Batista Nery Núcleo de Estudos da Violência/USP.
Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Agosto.2006.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
VÍRUS.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
ESTUDO TRANSVERSAL.
OPIÁCEOS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Trabalho apresentado por: João Varandas Esperança Wang Francisco Bruto Da Costa.
Qualidade de vida e sintomas depressivos em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise Rosario BP 1, Parcias SR 2 ( 1-Bolsista PUIC, medicina 2-Prof.Drª.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS FARMACÊUTICOS NA PREVENÇÃO E NO MANEJO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: O CASO DE UMA CIDADE DO SUL DE SANTA.
CONCEITOS BÁSICOS DE EPIDEMIOLOGIA. Etimologicamente – epi = sobre; demo = população; logos = tratado – estudo do que afeta a população. Conceito original.
Programa Capital Criança: Vacinação nas maternidades de Florianópolis – BCG e Hepatite B Enfermeira Msc. Marcia Sueli Del Castanhel – Coordenadora do Programa.
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
ANFETAMINAS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES.
COCAÍNA E DERIVADOS – UM PROBLEMA MUNDIAL WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
Título do Trabalho: PERFIL DAS CIRURGIAS PLÁSTICAS REALIZADAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO – SC. Circe da Cunha.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
Perfil dos usuários de crack nas 26 capitais, Distrito Federal, 9 regiões metropolitanas, municípios de médio e grande porte e zonas rurais.
CONSUMO DE ÁLCOOL EM GESTANTES ATENDIDAS NA REDE MUNICIPAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. MARIA,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
VÍRUS HIV E AIDS.
1 EPIDEMIOLOGIA DO VIH/SIDA CABO VERDE, Programa de Luta contra a SIDA do Ministério da Saúde Praia, Novembro de 2005.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
MARCADORES DAS HEPATITES VIRAIS José Wilson Zangirolami Infectologista Médico do GVE XXI Professor de infectologia da UNOESTE.
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
PANORAMA DA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO ESTADO DE MATO GROSSO. EQUIPE: Tânia Maria do Rosario Ediane Ferreira Guimarães Eliacir Pedrosa.
Enf:saray.
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
Acompanhamento da Implantação de Vinhedo de Origem Européia na Região de Braço do Norte (ART 170 Pesquisa) Ciências Agrárias Lucas Vendramini, Gilmar Pezzopane.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
IDADE PARA CONTROLE ESFINCTERIANO EM CRIANÇAS: EXPECTATIVAS E INTERVENÇÕES DOS PAIS. TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. FIDELIS,
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TERAPÊUTICA, GUIADA PELA ESCADA ANALGÉSICA DA OMS, SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DOR ONCOLÓGICA Autores: MESTIERI,
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
INQUÉRITO SOROEPIDEMIOLÓGICO PARA HIV EM PROFISSIONAIS DO SEXO, EM TUBARÃO E LAGUNA (SC). Área de conhecimento. Medicina Audrei Wolfart, Geisiane Custódio,
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
Estudo Preliminar sobre o Perfil do Ensino da Homeopatia nos Cursos de Farmácia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Susan Andreise Cipriano Baracho.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Estudo de utilização de medicamentos em idosos residentes na área de cobertura do Serviço de Apoio Integrado a Saúde (SAIS) PATRÍCIA LUIZ DE ARAÚJO (PUIC);
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
Nova Metodologia de Cálculo do SAT-Seguro de Acidente de Trabalho Eng. Jaques Sherique Presidente da SOBES-RJ 1º Vice-Presidente do CREA-RJ Ex-Presidente.
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Transcrição da apresentação:

Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC); CARINE RAQUEL BLATT Curso de Farmácia – Campus Sul – Tubarão Introdução A hepatite C é um sério problema de saúde pública mundial, que pode desencadear a cirrose hepática e o hepatocarcinoma (CIORLIA, 2007). Os principais mecanismos de transmissão são o sangue infectado e seus derivados (CIORLIA, 2007). Suas altas taxas de prevalência estão relacionadas com os chamados grupos de risco (hemofílicos, pacientes hemolizados, aqueles que receberam múltiplas transfusões de sangue, toxicômanos) (BRANDÃO, 1994). Os pacientes portadores de Hepatite C, muitas vezes, experimentam forte angústia no período de detecção da doença, durante o tratamento e evolução da doença. Os efeitos adversos mais comuns são parecidos com os de uma gripe como dor de cabeça, fadiga, febre e mialgia. Objetivos Identificar o perfil dos pacientes que realizaram o tratamento no município de Tubarão e Criciúma, presença de outras doenças concomitantes, exposição a fatores de risco para a contaminação, tratamentos e efeitos adversos do tratamento. Metodologia A coleta de dados ocorreu através de entrevistas realizadas em ambiente domiciliar dos pacientes residentes nos municipios de Tubarão e Criciuma. Para análise dos dados foi desenvolvido um banco de dados no programa EpiData e posteriormente realizadas as análises estatísticas no programa EpiInfo. Resultados Em relação do perfil dos pacientes residentes do município de Tubarão 47,1% eram do sexo masculino, 41,2% tinham mais de 8 anos de escolaridade. Em relação a classe econômica 82,4% pertencem a classe A ou B. Para os pacientes residentes do município de Criciúma 70,1% eram do sexo masculino, 77,7% tinham mais de 8 anos de escolaridade. Em relação a classe econômica 53,7% pertencem a classe A ou B. Os resultados quanto o descobrimento da doença, exposição aos fatores de riscos, tratamento e efeitos adversos, será descrito na tabela 1. Entre os efeitos adversos presentes durante o tratamento as freqüências encontradas foram: dor de cabeça (70,6% e 67,2%), Fadiga (88,2% e 88,1%), Febre (35,3% e 76,1%), Dor no peito (23,5% e 22,7%), Tontura (76,5% e 67,2%), Náusea (58,8% e 53,7%), Perda de apetite (70,6% e 59,7%), Dificuldade de digestão (35,3% e 26,9%), Vômito (35,3% e 32,3%), Dor muscular (52,9% e 79,1%), Dor nas articulações (47,1% e 71,6%), Insônia (82,4% e 58,2%), Depressão (64,7% e 59,7%), Nervosismo (94,1% e 80,6%), Dificuldade de respirar (23,5% e 31,3%), Sinusite (59,0% e 19,7%), Perda de pelos (70,6% e 53,7%), Coceiras (70,6% e 46,3%), Anemia (35,3% e 52,2%), Impotência sexual (5,9% e 9,0%), Perda de peso (76,5% e 67,2%). Conclusão Conhecer o perfil dos pacientes e a exposição aos fatores de risco para o HCV pode contribuir para a identificação dos grupos de risco para a contaminação pelo vírus. Já durante o tratamento os efeitos adversos parecem ser um fator complicador e possivelmente relacionado com as baixas taxas de cura. Referências Ciorlia LAS, Zanetta DMT. Hepatite C em profi ssionais da saúde: prevalência e associação com fatores de risco. Revista de Saúde Pública 2007;41(2): Brandão-Mello CE, Basilio de Oliveira CA, Gonzaga AL. Hepatitis C and liver disease in Hemophilia. Hepatology. 1994;19: Foram entrevistados 84 pacientes 17 pacientes em Tubarão Características nosológicas (perfil da doença) Ilustrativo 1: Representativo do delineamento da coleta de dados. IndicesTubarãoCriciuma Como descobriu? Ao fazer exames de rotina) Por que estava se sentindo mal Quando foi doar sangue Cirurgia Não sabe / não lembra 8 (47,0%) 5 (29,4%) 2 (11,8%) 0 24 (35,8%) 13 (19,4%) 15 (22,4%) 0 Você faz acompanhamento médico por alguma outra doença? SIM NÃO 6 (35.3%) 11 (64.7%) 26 (38.8%) 41 (61.2%) Recebeu algum tipo de transfusão de sangue? NÃO SIM 14 (87.5%) 2 (12.5%) 43 (64.1%) 24 (35.9%) Recebeu algum tipo de injeção utilizando seringas de vidro? NÃO SIM 17 (100%) 0 32 (44.8%) 35 (52.2%) Já experimentou algum tipo de droga ilícita? SIM NÃO 1 (6.3%) 15 (93.8%) 14 (20.9%) 53 (79.1%) Número total de tratamentos realizados (94.1%) 1 (5.9%) 57 (85.1%) 10 (14.9%) Você se curou da Hepatite C ao realizar o último tratamento? SIM NÃO 8 (47.1%) 9 (52.9%) 36 (53.7%) 31 (46.3%) Você passou mal durante a última vez que se tratou depois de tomar os remédios? SIM NÃO 16 (94.1%) 1 (5.9%) 51 (76.1%) 16 (23.9%) TABELA 1. Descobrimento da doença, exposição aos fatores de riscos e tratamento. 67 pacientes em Criciúma Características sócio demográficas (idade, sexo) Exposição a fatores de risco, tratamento (número, conclusão, alcance de cura e efeitos adversos).