Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública.

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Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública

Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública

Altera as Leis 9394/96 e / /96 – (Art. 24) Carga horária mínima de horas no ensino fundamental /14 – (art. 13-A) Assegura o atendimento em tempo integral à totalidade dos estudantes do ensino fundamental das redes públicas. Atender em 2016, o 1º ano do ensino fundamental... Metade do tempo para Português, Matemática e Ciências Mediadores: universitários e profissionais Financiamento: Lei /13

Justificativa Pouco tempo do estudante brasileiro na escola. 1/3 das atividades de mediação pedagógica não se efetivam. Meta 6 do PNE é pouco ambiciosa (25% em Tempo Integral). Desigualdade de financiamento (sistemas com mais recursos levam vantagem). Alerta para os problemas conhecidos: profissionais, carreiras e currículos.

Legislação citada LDB (art. 24) possibilidade de aceleração, recuperação paralela. PNE (meta 6) Regime de colaboração. - Padrões construtivos escolares e mobiliário - Educação em diferentes espaços - Entidades privadas de serviço social - Diversidade: campo, indígenas e quilombolas - Infradotados e superdotados

Parecer do relator – Senador Cristovam Buarque Pela aprovação com emendas. LDB (art.34) “ O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, nos termos do Plano Nacional de Educação.” PNE (meta 6) “...estender a escola de tempo integral para, pelo menos, 25% dos alunos da educação infantil e do ensino médio.

História 1549 – Educação jesuítica: aculturação e trocas culturais – Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Bahia) – Centro Integrado de Educação Popular – CIEP (Rio de Janeiro) – Centro de Educação Integrada (Curitiba) – Pioneiros Mirins (Tocantins) – Centro Educacional Unificado – CEU (São Paulo) – Educação Integral (Palmas-TO) – Programa Escola Integrada (Belo Horizonte) – Programa Mais Educação, Mais Cultura (Governo Federal).

Questões importantes Qualidade. Educação precoce e essencial (inclusiva). Educação pelo trabalho e para o trabalho. Educação estética e criatividade. Proteção social – educação para a paz, para o protagonismo, empreendedorismo e a segurança alimentar. Educação patrimonial – cidade como espaço educativo. Financiamento, pessoal, estrutura e insumos.

Desafios Articular a expansão com a questão demográfica. Ampliar e aperfeiçoar o gasto educacional (coeficiente Fundeb/Integral, Mais Educação, Mais Cultura e Pronatec). Modelos dinâmicos e sustentáveis ( 6, 7, 8 ou mais horas diárias). Reorganizar o projeto pedagógico (currículo, espaço e tempo). Profissionalizar e valorizar os profissionais.

Experiência de Palmas-TO Uma década de expansão da política de educação integral. Cidade educadora. Educação de qualidade com equidade. Flexibilidade e foco na aprendizagem. Profissionalização e valorização dos servidores. Gestão escolar descentralizada. Sistema de Avaliação. Mérito.

Modalidades de educação integral em Palmas Salas Integradas – 7 horas de atividades diárias. Centros Municipais de Educação Infantil – 10 horas. ETI do Campo – 7 horas de segunda a quinta- feira. ETI Jornada Ampliada – 8 horas diárias. ETI Padrão – 9,5 horas de atividades.

Alto Índice de Desenvolvimento Humano – IDHm: 10º lugar entre as capitais 5º lugar IDHm - Educação 13º lugar IDHm - Renda 15º lugar IDHm - Longevidade Responsabilidade fiscal Resultados de Palmas

Cidade Educadora – PNE Educação Infantil – 36% matrículas em creche e 92% pré- escola. Ensino Fundamental – 100% matrículas ofertadas. Educação Especial Inclusiva – 100% matrículas e atendimento garantido em Cmeis, Escolas, Salas de recursos, Apae, Naem... Alfabetização – 92% alfabetizados até os 8 anos. Educação Integral – matrículas em Educação Integral. Aprendizado adequado na idade certa – 5,8 séries iniciais e 5 finais (PNE – 5,2 e 4,7).

Cidade Educadora – PNE Alfabetização e alfabetismo de jovens e adultos – 96,2% (PNE 93,5%). EJA integrada à Educação Profissional – Projovem, Pronatec, CEJA. Formação de Professores – 50 % efetivos com licenciatura e 50% com pós-graduação. Formação continuada e pós-graduação de professores (Escola de Gestores, Academia – Ágora).

Valorização do professor – salário médio professores com nível superior R$ 3.900,00 (média das outras profissões n. superior R$ 3.623,50). Plano de carreira docente – PCCR efetivo e em pleno cumprimento. Gestão democrática – Associada a critérios de mérito e desempenho à consulta pública (eleição) da comunidade escolar. Financiamento da Educação – 10 do PIB: união 1%, estados 2,2% e municípios 2,3. Palmas em 2014 aplicou 28%. Cidade Educadora – PNE

Educação e Cuidados na primeira infância – universalização da pré-escola e expansão das creches. Universalização da educação primária – 100% de oferta com qualidade. Habilidades para jovens e adultos – articulada com formação integral e profissionalizante. Cidade Educadora – UNESCO

Alfabetização de Adultos – 96,2% alfabetizados. Igualdade de gênero – 52% do total de matrículas (meninas e com desempenho igual ao desempenho dos meninos). Qualidade da educação. Cidade Educadora – UNESCO