Educar paro o Lazer X Lazer para Educar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

Mudança social, famílias e crianças
TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Relação professor/aluno
Orçamento Pessoal Jul 2012.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Vídeo Educar – Rubem Alves
Isolamento Social.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Aula 04 – O que buscamos na Diversão?
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Sociedade de - Implicações para o indivíduo.
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
CIDADANIA Cidadania é a síntese das conquistas dos direitos obtidos
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
“Viver sozinho estimula a interação social.”
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Crescendo entre ecrãs. Os media na vida de crianças e jovens Cristina Ponte FCSH - Universidade Nova de Lisboa Maria João Malho Instituto de Apoio à Criança.
“Viver sozinho estimula a interação social.”
Amor e Sexualidade.
Qualidade e Estilo de Vida
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Diretrizes de um programa de prevenção
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
O adolescente cristão e a sexualidade
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Profº Wanderson Robson
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
Sociedade do Espetáculo Guy Debord ( )
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
LAZER E RECREAÇÃO Profª Carmen Lucia Dalano.
LAZER Ver televisão, jogar videogame, conversar com os amigos — seja ao vivo, por telefone ou pela Internet —, ouvir música, ler, sair para dançar, praticar.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
UM LOUCO AMOR Estiloja.com.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Adolescência: Conflito entre gerações
Sext 27 de março de 2015 Conferência Municipal Lúdica dos Direitos da Criança e Do Adolescente- DCA Novo Horizonte, SP.
A MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Jovens Adventistas nas Escolas Públicas. Dica Geral Mesmo que pareça uma ameaça à sua fé, freqüentar uma escola pública pode ser uma ótima oportunidade.
Internet? Até onde o perigo espreita!
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
J UVENTUDE RURAL E CULTURA. Juventude rural, terra e migração Dos 51 milhões de jovens com 15 a 29 anos no Brasil, vive no campo. Comparando.
Fundamentos do Lazer Atividades de Lazer por Faixa Etária Profa. Dra. Debora C. Braga.
Transcrição da apresentação:

Educar paro o Lazer X Lazer para Educar CAMARGO, Luiz O. L. Educação para o Lazer. São Paulo: Moderna. 1998.

Preconceitos sobre o Lúdico Diversão é preocupação de rico; O trabalho é mais importante que o lúdico A diversão atrapalha o trabalho Trabalhar e difícil e divertir-se é fácil DEVEMOS COMBATER

Motivações para o Lúdico Aventura Competição Vertigem Fantasia Atividades podem ter múltiplas motivações

Motivações para o Lúdico Aventura Descoberta, revelação de um mistério. Viagem: novo lugar para conhece, novos costumes, nova culinária, novas pessoas. Curiosidade promove e desenvolvimento. Corrupção do lúdico Viver pela aventura, se distanciando da realidade (jogos de azar, horóscopos).

Motivação para o Lúdico Competição Desejo de superação, ser melhor do que na última vez. Culinária, jardinagem, esporte. Ensina autocontrole e disciplina. Corrupção do lúdico Violência, agressividade.

Motivações para o Lúdico Vertigem Capacidade de se deixar levar, perder o controle, correr o risco em segurança. Montanha-russa, video games, cinema 3D. Ensina a conhecer os limites da segurança e do risco Corrupção do Lúdico Busca de emoções mais fortes, cigarro, álcool, drogas, alta velocidade, atitudes compulsivas.

Motivação para o Lúdico Fantasia Desejo de ser diferente, de ser outro, devaneio. Teatro, música, literatura. Desenvolve a criatividade, habilidade de criar desafios. Corrupção do lúdico Imitação do ídolo, alienação, paranóia, esquizofrenia.

Tipos de Atividades de Lazer Maior parte do tempo livre é consumido dentro de casa Metade desse tempo ocupado pelos meios de comunicação de massa: TV, Rádio, Revista, Jornal, Filmes, Video games, Internet. Menos exposição a contatos enriquecedores. Submissão à cultura do grupo familiar, classe sociocultural (segregação cultural). Leva a momentos de solidão e isolamento.

Por outro lado: Lar é o alicerce de nossa identidade, Nosso refugio, aconchego, Centro cultural onde se pode ler, conversar, receber amigos, cuidar de plantas, etc.

Atividades fora de casa – centro urbano Passear pelas ruas, praças, parques, shopping, Frequentar bares e restaurantes, Ir ao cinema, teatro, livraria, museus, galerias de arte, shows, Fazer cursos, Ir a bailes, festas, Frequentar clubes, centros esportivos, academias, Frequentar reuniões sociais, igreja, partido político

Alerta: Quanto maior a amplitude da vida cultural dos pais, mais oportunidades terá a criança no seu presente e futuro. Tendem a estimular uso criativo do tempo livre.

Mudanças de Comportamento Tempo livre facilita a independência – criação de novos modelos de relacionamento; Nova família – menos autoritária, mais democrática Pessoas vivem bem consigo mesmas; Aumento das pessoas que vivem só; Pessoas valorizam o próprio corpo; Padrão de beleza imposto pela sociedade.

Lazer e Sexo Roupas deixam de regular o pudor, agora promovem a exibição do corpo; Exibição do corpo desperta desejo sexual; Busca de parceiro para o sexo está presente no cotidiano; Filmes, romances, novelas exploram essa temática; Publicidade abusa do recurso ao sexo; Jovens já sabem dizer não para o sexo a qualquer custo

Preparo para a Aposentadoria EVITAR QUE: Aposentadoria seja vista como castigo (workaholic); Pese a falta de identidade empresarial; Tempo livre seja tedioso; Espaço doméstico não seja agradável.

Necessário: Ter planejamento financeiro para desfrutar o tempo livre; Desenvolver hobbies para ocupar o temo livre; Ter atividades rotineiras que tragam prazer; Preservar a saúde para ter disposição; Buscar pares para troca de experiências; Não atribuir a terceiros a responsabilidade de sua felicidade.

Política Pública de Lazer https://www.youtube.com/user/portalsescsp https://www.youtube.com/watch?v=mzH0i89 -c_0 https://www.youtube.com/watch?v=6hggQ9 TjnII