De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Campanha Tema do Ano 2012.
Advertisements

Documento de Aparecida
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
PROGRAMA DE APOIO E PROMOÇÃO DA FAMILIA S.O.S.AÇÃO PASTORAL PRIORIDADE Famílias em situação de vulnerabilidade: Fundamentadas na proposta do Fundador.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
LUMEN FIDEI Sobre a Fé. Capítulo I ACREDITAMOS NO AMOR(cf. 1 Jo 4, 16) Capítulo II SENÃO ACREDITARDES, NÃO COMPREENDEREIS (cf. Is 7, 9) Capítulo III TRANSMITO-VOS.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
Um presente de família que ilumina nosso caminho e faz com que o carisma siga sendo atual.
Ação de formação para secretariados diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica Liderança em EMRC e relações interpessoais: Perspetivas e desafios.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Educar hoje e amanhã! Como traduzir em prática educativa este apontar para o Céu! Sublinhados de P. José Fernandes Colégio S. João Bosco Associação Portuguesa.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
O Projeto Político Pedagógico é...
Campanha Tema do Ano 2014 Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
XII CONGRESSO DE ESCOLAS CATÓLICAS DE ESPANHA Escola criativa empreender, participar, dar sentido Valladolid, 21 a 23 de novembro de 2013.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
de Jesús. El Cuerpo Y la Sangre... “Alimenta aquele que morre de fome, porque se não o alimentas estás a matá-lo”. Vaticano II – G.S. 69 Texto: João 6,
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
MULHERES NOS CAMINHOS DA MISSÃO – TRADIÇÃO. A Missão é de Deus. A Igreja tem uma tarefa a realizar na Missão. O lugar para realizá-la é no mundo, com.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
CATEQUESE E COMPROMISSO SÓCIO-CARITATIVO
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A MENSAGEM CRISTÃ EMRC E A MENSAGEM CRISTÃ.
A arte de cuidar.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A EDUCAÇÃO INTEGRAL EMRC E A EDUCAÇÃO INTEGRAL.
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
Como é fácil condenar… Costumas julgar os outros? Criticas os outros pelas costas? Teces intrigas, és mentiroso ou invejoso? Estás zangado ou de relações.
MINIISTERIO IDE PORTODO MUNDO INFORMAÇÕES Graça e Paz!Em janeiro, com a graça de Deus, teremos mais um projeto Missionário Transcultural de Curto Prazo.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A PESSOA EMRC E A PESSOA.
Itinerário dos vocacionados “Vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça” (Ef 4,15).
Clique e confira o vídeo v=yhZgdzGKfC4&feature=youtu.be.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
NOVOS CATECISMOS.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓICA Rumo ao Jubileu em DIOCESE DE URUAÇU “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef. 4,3.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes Socialmente Vulneráveis 2016 Pequeninas porém Grandiosas.
“Bem Aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados”
Transcrição da apresentação:

De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se em Saragoça os 400 participantes no XVII CONGRESSO MUNDIAL DA OIEC, comprometidos em 100 países, com diversos níveis de responsabilidade na Educação Católica. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

O desenvolvimento das várias sessões de trabalho, as reflexões propostas nas conferências e comunicações e o intercâmbio de experiências levam-nos a sublinhar, para a sociedade em geral e para as Comunidades Educativas das diferentes escolas filiadas na OIEC, alguns aspectos determinantes para a sua vida e para a sua acção educativa no próximo período entre congressos, que se concretizam em: A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

10 CONSTATAÇÕES OU EVIDÊNCIAS A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

1. Vivemos tempos de mudanças ambivalentes e de esperança, que exigem a audácia de tornar visível nas nossas escolas o “não tenhais medo… eu venci o mundo” de Jesus Cristo, porque sabemos que “O Senhor virá” e que “algo de novo está a nascer”. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

2. Vivemos “tempos de medos” em que as nossas comunidades educativas serão capazes de converter o coração “dilacerado” da Humanidade em ponto de partida de caminhos de esperança e de abertura a horizontes de futuro para aqueles que nos estão confiados. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

3. Vivemos situações marcadas por contrastes que constituem um convite a deixarmos a lamentação ou a resignação, para convertê-las em fonte de oportunidades e possibilidades de renovação do nosso compromisso educativo. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

4. A nossa missão, nascida do coração da Igreja, permite-nos ser anúncio de esperança de um mundo melhor para todos, em que cada pessoa e cada grupo possam abrir o seu coração ao compromisso pela justiça e pela paz. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

5. O nosso projecto educativo católico, profundamente transformado pela Fé, move-se entre a utopia e a memória, entre o sentido da vida e a exigência de alteridade, que o convertem em base e fundamento operativo da nossa esperança. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

6. A nossa responsabilidade, como crentes e como cidadãos, diante do futuro dos que nos estão confiados, é um convite a aprofundar as raízes teológicas e a antropologia cristã e a viver a radicalidade do projecto do Reino de Deus, como fundamento do sentido do nosso trabalho educativo. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

7. Ressoa nas nossas comunidades o “faz isto e viverás” como apelo a aprofundar a dimensão “samaritana” das nossas estruturas organizativas e pedagógicas e a converter as nossas escolas em sentinelas da História. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

8. Sentimos a necessidade de educar e enfrentar operativamente a diversidade multicultural e multirreligiosa que nos circunda com realidades que afectam o futuro dos jovens. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

9. Educar e aprender a pensar, a viver e actuar solidariamente e a colocar a aceitação da pessoa acima da diversidade cultural é tarefa complicada que exige da Escola Católica um novo humanismo, que valorize o “ter menos” para “ser mais”, que assuma o risco de partilhar as diferenças e de construir um “eu” que acolhe o “tu”, fazendo-se eco de Jesus que acolheu o estrangeiro e os pobres, vencendo da tentação de absolutizar outras verdades ou normas. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

10. Experimentamos a alegria de nos sentirmos juntos a caminho de um projecto de felicidade que nos exige a paixão pela vida, o empenho por favorecer a passagem da ignorância ao conhecimento, da escuridão à luz, da morte à vida, e o reconhecimento do bem e da genialidade que cada pessoa recebeu de Deus, em quem todos cremos como fonte e razão da esperança que todos partilhamos. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

Na perspectiva global sugerida pelos elementos apontados evocamos para a Escola Cat ó lica o “ sal da tua terra ” em 5 OPÇÕES OPERATIVAS DE FUTURO A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

1. Cultivar a atenção à diferença, que actualiza a diversidade de formas com que Deus ama cada pessoa e a abundância de respostas diferentes à diversidade de identidades diferentes. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

2. Converter as nossas escolas em espaço de uma educação nos valores e em “ oficinas de liderança ” na pr á tica dos Direitos fundamentales das pessoas e dos povos. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

3. Permanecer atentos às exigências do bem com um no meio de realidades sociais, tantas vezes desumanas, para tornar visível o Reino de Deus, Pai de "todos", que faz de nós todos, irmãos e que dá sentido a comunidades educativas que fundamentem na solidariedade o seu empe nh o de construir o futuro. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

4. Promover pessoas, cidadãos e cristãos capazes de “ ser ”, de “fazer", de "ver com o coração", de “ olhar para dentro ” e de descobrir o valor e a dignidade de cada pessoa na policrom i a “ da pele de Deus ”. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

5. Comprometer-se em projectos de educação integral de cada pessoa, nos quais o sentido transcendente dos Direitos humanos renove a nossa capacidade de evangelizar a cultura, de estender pontes culturais atrav é s do desporto, da arte como humanismo est é tico que abre à "beleza absoluta ”, de atender à formação dos professores, de dar resposta à abertura transformadora ao que nos rodeia e de incrementar a significatividade evang é lica de cada escola, comprometendo nessa tarefa os jovens e os Conselhos e orgãos de participação das escolas. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

Trata-se, em resumo, de traduzir os grandes valores que fundamentam o viver juntos sendo construtores da paz, e de un mundo diferente, respeitador das personas, das diferenças, da natureza, reflexo da Criação, os sonhos e as actuações de umas Comunidades educativas, em atitudes pessoais, hábitos organizativos e pedag ó gicos, intercâmbios e trabalhos em rede, que nos permitan tomar consciência de que o pr ó ximo somos todos, e que por isso, cada pessoa tem direito ao reconhecimento das outras, ao seu próprio bem estar e, no fundo, a ser reconhecida como l í der do seu próprio projecto e do projecto que Deus tem para ela e para o mundo. A ESCOLA CATÓLICA, LUGAR DE ESPERANÇA PARA EDUCAR NOS DIREITOS HUMANOS

SARAGOÇA, 21 –