SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Advertisements

Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
UTFPR - Relações Internacionais UTFPR: RUMO À EXCELÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR MUNDIAL.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Orgulho da Amazônia INPA INPA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA ANOS MISSÃO DO INPA “Gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Brasília, 22 de junho de 2015 Audiência Pública: Marco legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Educação: Tendências e Perspectivas Tendências e Desafios da Universidade Brasileira Alvaro T. Prata Reitor Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis,
Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA Instituto de Ciências da Sociedade – ICS 1.
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC -
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
Secretaria Executiva - SEXEC Secretaria Técnica dos Fundos Setoriais - SETEF Ministério da Ciência e Tecnologia MCT Ministério da Ciência e Tecnologia.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Formação de Professores e Gestores Jean Marc G. Mutzig Diretor DED/CAPES Brasília/DF, 07/07/2015 Câmara dos Deputados Comissão de Educação.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
Museu Paraense Emílio Goeldi Ima Célia Guimarães Vieira Diretora
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
PLANO PLURIANUAL 1 (PPA ) Relator: Deputado Federal ZECA DIRCEU (PT/PR)
Manaus 01/07/05 Financiando a inovação e inovando no financiamento Ene Glória da Silveira.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Audiência na Comissão de Educação, Cultura e Educação do Senado Federal Tema: O papel “estruturante”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Bolsa Permanência CGRE/SESu/MEC 29 de abril de 2015.
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Biodiversidade Terceira conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Dra. Marlúcia B. Martins Museu Paraense E. Goeldi Manaus – Julho 2005.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Secretaria de Estado da Indústria do Comércio e da Ciência e Tecnologia Conferência Regional de Ciência e Tecnologia GERAÇÃO DE RIQUEZAS PROJETOS MOBILIZADORES.
Serviço Brasileiro de Apoio às Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Micro e Pequenas Empresas 3ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
Leandro Innocentini Lopes de Faria Roniberto Morato do Amaral São Carlos, 02/06/2016 Workshop IEAE- Tecnologias e Materiais para Saúde Ferramentas para.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
O Banco da Amazônia e as oportunidades para investimentos na Região SUDAM ITINERANTE.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
Transcrição da apresentação:

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, COM ESPECIAL ENFOQUE PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS HEDINALDO NARCISO LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

A ciência, a tecnologia e a inovação são, no cenário mundial contemporâneo, elementos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, e a democratização de oportunidades (Pacti, ) A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, tanto na graduação quanto na pós-graduação: UNIVERSIDADES A qualidade dos profissionais que atuam ou vão atuar nas atividades de inovação de produtos, serviços e processos está diretamente relacionada ao papel da universidade

A IMPORTÂNCIA DA AMAZÔNIA NESSE CENÁRIO Por um lado.... Aproximadamente 60% do território nacional Cerca de 13% da população brasileira (25 milhões de habitantes; e 22 mil comunidades isoladas) Aproximadamente 55% da população indígena brasileira Enormes riquezas naturais Aproximadamente 8% do PIB

Por outro lado.... Recebe aproximadamente 4% de recursos em C & T Concentra menos de 5% dos doutores do pais (cerca de cinco mil doutores) Desempenho no Pisa inferior a média brasileira Baixo IDH

ALGUMAS DAS CONTRIBUIÇÕES DA

ALGUMAS DAS CONTRIBUIÇÕES DA UFAM Formando Recursos Humanos no Amazonas desde 1909 Mais de 40 mil estudantes 117 cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento 46 cursos de pós-graduação (32 Mestrados Acadêmicos, 2 Mestrados Profissionais e 12 Doutorados) 23 Residências Médicas e Uma Residência Multiprofissional

ALGUMAS DAS CONTRIBUIÇÕES DA UFAM Formação de Mais de 6 mil Professores do Ensino Básico, em Primeira e Segunda Licenciaturas, por meio do PARFOR Licenciaturas Indígenas (São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant e Tabatinga, Parintins e Manaus) Curso de Letras-Libras PPG-BIONORTE – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (criado em 2012), atua em toda a Amazônia Legal, sob a Coordenação Geral da UFAM - Formou 7 doutores ( Atualmente tem 360 doutorandos)

2015 : 10 anos de implantação das unidades permanentes no Interior 608 vagas em concurso publico 34 novos Cursos Graduação implantados 03 Novos Cursos de Mestrado estudantes O AMAZONAS É O NOSSO CAMPUS

Fonte: CNPq BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA E TECNOLOGIA ALGUNS INDICADORES DE C,T & I

10 Fonte: CNPq 14/08/2015 BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA E TECNOLOGIA

Fonte: CNPq GRUPOS DE PESQUISA

Fonte: CAPES CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Fonte: UFAM, 2015 PÓS–GRADUAÇÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFAM

C,T & I na AMAZÔNIA: desafios C,T & I na AMAZÔNIA: desafios 1. Investimento de forma contínua e ampliada, visando a: a)Formar, Qualificar, Captar e “Fixar” Recursos Humanos; b) Prover infraestrutura e fomento para a pesquisa científica e tecnológica (insumos básicos como Energia e Internet ainda são problemas) 2. Reduzir as assimetrias regionais na distribuição do investimento público federal em CT&I (atualmente é fortemente concentrada) 3. Incorporação da inovação no processo produtivo (gerar renda e criar oportunidade de emprego)

O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: AMAZONAS E UFAM

DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS IMPLEMENTADAS POR ESTADO DE ORIGEM Amazonas 555 bolsas

DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS IMPLEMENTADAS POR PAÍS (AMAZONAS)

DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS IMPLEMENTADAS POR INSTITUIÇÃO (AMAZONAS) UFAM

DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS IMPLEMENTADAS POR ÁREAS PRIORITÁRIAS (UFAM)

DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS IMPLEMENTADAS POR GÊNERO: UFAM

OBRIGADO