Avaliação da Qualidade de amostras de Guaco (Mikania glomerata) obtidas do comércio de Tubarão – SC, Ciências da Saúde, Farmácia. TEZZA, Denise Ferraz*;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Verificação da Conformidade do Perfil Microbiológico em uma Central de Manipulação de Antineoplásicos SILVEIRA CEZARETI, Mauriceia Ribeiro, SILVEIRA, Cynthia.
Advertisements

Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
X ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS
AVALIAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE DIFERENTES FORMULAÇÕES ANTI-HIPERTENSIVAS REGISTRADAS COMO MEDICAMENTOS GENÉRICOS E.
Disciplina de FARMACOGNOSIA I Profa. Nilce Nazareno da Fonte
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS
Notificação simplificada de droga vegetal
Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
CONHECENDO A INDÚSTRIA DE ESMALTE
Hábitos Alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina na região da Grande Florianópolis (PUIC), Ciências da.
Agradecimentos: Ao Laboratório de Entomologia Médica, Curso de Medicina e Curso de Ciências Biológicas, Universidade do Sul de Santa Catarina, pela realização.
BECHTOLD, Tiago Michels*; MÜLLER, Simony Davet**
Tratamento de resíduos provenientes de frituras por irradiação de microondas. Ciências matemáticas e naturais. Priscila Pizzolo Fernandes* (IC - PUIC),
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
MULTIPLICAÇÃO E ENRAIZAMENTO IN VITRO
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Teste de sombreamento na produção de Melissa
2º ENCONTRO DE GERENTES DE RISCO Farmacêutica – UFARM/GGSPS /ANVISA
Insetos associados às plantas medicinais. (PUIC) Ciências Agrárias Daniel Pazini Pezente, Ana Lúcia de Paula Ribeiro PUIC – Curso Agronomia - Campus Tubarão.
Apoio Financeiro: Unisul Introdução O etanol é um dos principais solventes utilizados para obtenção de extratos vegetais, o elevado teor deste em uma formulação.
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SACAROSE NA MICROPROPAGAÇÃO DE MULLACA (Physalis angulata) - (Art 170) - Produção Vegetal. Autores:¹Halan Alves.
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL I:
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Porcentagem de água contida no óleo
Efeito de Produtos Biológicos em testes de campo visando o controle de agentes causadores de doenças e melhoria da qualidade da germinação. DILE PONTAROLO.
Título do Trabalho: “Avaliação da qualidade ambiental da água do Rio da Madre, da água do mar e da areia da Praia da Guarda do Embaú (Palhoça/SC) baseado.
AGROBIOTECNOLOGIA: MULTIPLICAÇÃO IN VITRO
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
Marcos Leandro Marques (PUIC). Engenharia Química - Tubarão.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
TRATAMENTO DE ÁGUA CONTAMINADA COM Moringa oleifera (Lam)
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Profa.: Larissa Funabashi de Toledo Dias
Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Óleo Essencial de Pinus sp Obtido de Resíduos da Industria Madeireira. Rodrigo Hinojosa Valdez 1 ; Eluisa Ambrosi.
Análise de fitoterápicos para tratamento de distúrbios do trato respiratório comercializados na região de Niterói Centro Universitário Plínio Leite Graduação.
1 - Fitoterapia E métodos de extração.
Medicamentos Genéricos
Introdução à Agroindústria
E CONCLUSÃO DE LAUDO ANALÍTICO
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
Disciplina: Higiene de alimentos e Vigilância Sanitária
Leonor Monteiro do Nascimento
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Profa.: Larissa Funabashi de Toledo Dias
INTRODUÇÃO À FITOTERAPIA:
Análise da embalagem/rótulo e bula do medicamento fitoterápico IMUNO-MAX segundo a Resolução RDC n° 71/2009 e 140/2003, respectivamente Daniele Cardoso¹,
LABORATÓRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE
FARMACOGNOSIA.
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Propor soluções para a implantação de políticas de desenvolvimento sustentável nas micros e pequenas empresas da região de Tubarão. Ciências Sociais –
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
COMPARATIVO ENTRE A ÁGUA TRATADA E NÃO TRATADA EM ÁREA RURAL DE PELOTAS, RS SILVA,M.A.R.X.¹; ECCKER,F.M.; VIEIRA,H.T.; PERNAS,C.B.S.; PINTO,F.R. ¹Universidade.
Este trabalho testou alimentos ricos em proteínas, de baixo custo (CMS) afim de serem incorporados às merendas escolares como medida para promover práticas.
Avaliação das transformações paleoambientais e culturais a partir de estudos antracológicos em sítios arqueológicos do litoral e encosta. Ciências Agrárias.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
ESTADO DE SANTA CATARINA
Avaliação da qualidade de medicamentos antihipertensivos distribuídos pela Prefeitura Municipal de Tubarão, Ciências Farmacêuticas BIANCHIN, M. D.; KÜlkAMP,
Contribuição da criança no estoque domiciliar de medicamentos Ciências da Saúde. Gabriela Colonetti Beckhauser (Bolsista de Iniciação Científica- PUIC)
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Qualidade de amostras de Guaco (Mikania glomerata) obtidas do comércio de Tubarão – SC, Ciências da Saúde, Farmácia. TEZZA, Denise Ferraz*; MÜLLER, Simony Davet** * Acadêmica do Curso de Farmácia, bolsista do programa PUIC individual. ** Mestre em Ciências Farmacêuticas, Professora do Curso de Farmácia. Introdução Dentre muitas espécies de uso medicinal largamente utilizado em nosso país, destaca-se o Guaco (Mikania glomerata), devido aos seus efeitos farmacológicos que consistem em efeitos antiinflamatórios, broncodilatadores e antialérgicos (SANTOS, 2005; CASTRO et al, 2003; SILVA et al, 2008). Devido a grande demanda de comercialização de produtos fitoterápicos a qualidade destes vem sendo afetada negativamente, sendo que muitos produtos apresentam alguma irregularidade, principalmente devido à presença de contaminantes e baixos teores de princípios ativos, dentre outros parâmetros (REIS et al, 2003 Considerando o exposto, torna-se então necessária a realização do controle de qualidade das matérias-primas vegetais, visando a obtenção de medicamentos fitoterápicos eficientes e seguros. Objetivos O presente artigo teve por objetivo Avaliar a qualidade das amostras de Guaco (Mikania glomerata) comercializados em Tubarão - SC, através de testes de controle de qualidade (identificação, pureza, contaminação microbiológica, dentre outros), verificando a presença ou ausência de algum controle de qualidade nestes produtos, ressaltando-se a importância do emprego de metodologias farmacognósticas. Tabela 1: Testes físico-químicos realizados para as amostras de Guaco obtidas do comércio de Tubarão SC. Nas amostras 2a, 3a, e 3b a cumarina não foi visível a presença de cumarina em CCD, estando esta ausente ou em quantidade não detectável. Resultados na tabela 2. As análises microscópicas mostraram que a maioria (4) das amostras foram identificadas como sendo da espécie Mikania laevigata. Nenhuma das amostras apresentou contaminação microbiológica por Salmonella sp., Shiguela sp., Escherichia coli e as colônias de bactérias totais estavam dentro dos limites permitidos. Porém é preciso salientar que não é indicativo de que possam ser consideradas ideais para utilização, seria então necessário, levar em consideração as outras análises que são complementares e garantem a qualidade destes produtos. Conclusões O presente trabalho demonstrou através das análises realizadas até o momento, que as amostras adquiridas do comércio de Tubarão/SC foram consideradas inadequadas, demonstrando a ausência de controle do processamento nas indústrias, principalmente o controle da qualidade da droga vegetal e a falta de autenticidade botânica da planta. Enfatiza-se que a melhor medida seria a implantação de um controle de qualidade adequado, visando a melhor seleção, armazenamento e manipulação destas matérias- primas, a fim de se evitar quaisquer danos a saúde do consumidor. Bibliografia A NOVA CERIMÔNIA DO CHÁ: Revista Veja. Ed. Abril, n. 2057, ALVARENGA, F. C. R, et al. Avaliação da qualidade de amostras comerciais de folhas e tinturas de guaco. Revista Brasileira de Farmacognosia, v.19, n. 2, p , BRASIL, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RE nº. 89, de16 de março de Lista de Registro Simplificado de Fitoterápicos. Brasília. CASTRO, E. M, et al. Crescimento e anatomia foliar em plantas jovens de Mikania glomerata sprengel (Guaco) submetidas a diferentes fotoperíodos. Revista Ciência e Agrotecnologia, v. 27, n. 6, p , CELEGHINI, R. M. S, et al. Extraction and Quantitative HPLC Analysis of Coumarin in Hydroalcoholic Extracts of Mikania glomerata Spreng. (“guaco”) Leaves. J. Braz. Chem. Soc., v. 12, n. 6, p , FARIAS, M. R. Avaliação da qualidade de matérias-primas vegetais.In: SIMÕES, C. M. O, et al. Farmacognosia: da planta ao medicamento. 5. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Ed. da UFSC, Ed. da UFRGS, p.263 FARMACOPÉIA Brasileira. 4 ed. São Paulo: Ed Atheneu, FARMACOPÉIA Brasileira. 4 ed. São Paulo: Ed Atheneu, FARMACOPÉIA Brasileira. 4. ed. São Paulo: Ed Atheneu, FARMACOPÉIA Brasileira. 4. ed. São Paulo: Ed Atheneu, GOMES, E. C, et al. Determinação da qualidade microbiológica e físico-química de chás de Cymbopogon citratus (D.C) Stapf (capim-limão). Acta Sci. Health Sci. Maringá, v. 30, n.1, p.47-54, LEITE, S. N; BIAVATTI, M. W. Avaliação da qualidade de chás medicinais e aromáticos comercializados em Itajaí-SC. Rev. Brasileira de farmacognosia. p OLIVEIRA, F, et al. Farmacognosia. São Paulo: Livr. Atheneu, p. REIS, M. S, et al. Diversidade e domesticação de plantas medicinais.In: SIMÕES, et al. Farmacognosia: da planta ao medicamento. 5. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Ed. da Apoio Financeiro: UNISUL Amostras de matéria-prima vegetal (Guaco sp) adquiridas do comércio de Tubarão/SC, sendo que foram analisados dois lotes de cada marca em triplicata, totalizando 6 amostras. 1- Caracterização do vegetal: - Características organolépticas (cor, odor, sabor); -Características macroscópicas (estado de conservação da amostra, identificação); - Características botânicas microscópicas (identificação);. 2- Avaliação da presença de cumarina -Caracterização cromatográfica (CCD); 3- Pesquisa de impurezas: - Pesquisa de elementos estranhos (restos de caule, plantas, insetos, pedra) - Determinação do teor de cinzas (totais e insolúveis em ácido); - Determinação do teor de umidade; - Pesquisa de contaminantes microbiológicos.. Resultados das análises e discussão dos mesmos. Resultados Parciais Os resultados das análises realizadas estão apresentados nas Tabelas 1 e 2. Metodologia Amostra Caracter í sticas Organol é pticas Elementos estranhos % (m á x 2 %) Cinzas totais % Cinzas insol ú veis em á cido % (m á x 6%) Teor de umidade % (8 a 14 %) 1aFolhas secas de cor marrom esverdeada, presen ç a de fungos, caules e fragmentos de outras plantas, odor caracter í stico. 73,2%11,70%±0,0242,85%12,00% 1bFolhas secas de cor marrom esverdeada, presen ç a de grande quantidade de caules, fungos odor caracter í stico. 71,28%38,66%±0,0181,89%12,00% 2aFolhas de cor marrom esverdeada, presen ç a de fungos, caules, fragmentos de outras plantas, odor caracter í stico. 66,83%16,11%±0,0113,41% 2bFolhas de cor marrom esverdeada, presen ç a de fungos, caules, fragmentos de outras plantas, odor caracter í stico. 70,95%9,62%±0,017,14%13,33% 3aFolhas de cor marrom esverdeada, presen ç a de fungos, caules, fragmentos de outras plantas, odor caracter í stico. 69,32%13,04%±0,029,33% 3bFolhas de cor marrom esverdeada, presen ç a de fungos, caules, fragmentos de outras plantas, odor caracter í stico. 59,52%9,39%±0,0325,00%13,07% 4 Folhas de cor verde, presen ç a de fragmentos de outras plantas, fungos caules, odor caracter í stico. 14,4%22,18%±064,17%13,07% Tabela 2: Resultado da identificação por CCD